Automobilismo Off RoadRally

Rally – Copa Scherer 4×4 Carbon Free promove sua melhor prova da temporada em Curitibanos

Competidores destacaram etapa organizada pelo diretor técnico Alexandre Rech

A cidade de Curitibanos voltou a receber uma prova de rally regularidade com a realização da terceira etapa do ano da Copa Scherer 4×4 Carbon Free. O evento aconteceu no último sábado, dia 14 de setembro, e reuniu quase 30 duplas de competidores nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light. Depois de percorrerem duas etapas entre reflorestamentos e uma pista montada logo na largada, os competidores elegeram a prova como a melhor da temporada do campeonato do Oeste Catarinense.

Toda a programação do evento em Curitibanos foi realizada no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, com recepção, largada, chegada, almoço e premiação organizados no local. O piloto Telmo Bastos, natural do município, recebeu uma homenagem na premiação e ressaltou a qualidade da prova e a felicidade em receber os amigos em Curitibanos. “Temos aqui uma topografia que ajuda para a realização do rally e o trabalho do Alexandre Rech e da organização da Copa Scherer foi muito importante para termos um evento ótimo. Eu gosto de participar das provas pelo amor pelo esporte e para cultivar as amizades. É muito gratificante receber os amigos, tem gente que percorre 400 quilômetros para participar da competição”, comenta Telmo.

Melhor prova da temporada

A prova montada pelo diretor técnico, Alexandre Rech, foi eleita como a melhor da temporada pela grande maioria dos pilotos e navegadores. O desafio iniciou com zero quilômetro de deslocamento, em uma pista montada em um loteamento próximo e em cima de um morro que fez os navegadores suarem frio logo após a largada. “Curitibanos foi nada menos que a melhor etapa até aqui da Copa Scherer. Passamos em terrenos que proporcionavam pilotagem agressiva, pois além de bem limpos, não tinham pedras e nem erosões”, ressalta o piloto campeão da Graduado, Leandro Riffel.

Na sequência da prova os competidores percorreram duas fazendas, passando por lindas paisagens em meio a lagos e reflorestamentos com muitas entradas escondidas, laços e altas médias de velocidade. O navegador campeão da Graduado, Michael Masson, chegou a afirmar que a prova de Curitibanos foi a melhor já realizada pela competição nos últimos oito anos. “Para te resumir, comecei no rally em 2012 aqui na antiga Copa Oeste, atual Copa Scherer, e de lá para cá essa foi a melhor prova feita aqui nesse campeonato. As fazendas utilizadas, que são a matéria-prima principal para um bom rally, foram excelentes, e a prova em si foi muito bem elaborada, e por isso um enorme parabéns à organização”, destaca.

Sem freio, mas com a liderança da Graduado

O piloto Leandro Riffel, de Piratuba (SC), e o navegador Michael Masson, de Capinzal (SC), fizeram um primeiro lugar na primeira etapa do dia e, mesmo sem freio, conseguiram terminar a prova e manter a liderança da competição. “Um corte no flexível do sistema de freio dificultou bastante para a nossa dupla, fizemos praticamente toda segunda etapa sem usar o freio. Conseguimos terminar a prova com muita precaução e uma quarta colocação, o que na soma dos pontos perdidos nos deu o primeiro lugar geral do dia”, conta Leandro.

Com um terceiro lugar na prova, o piloto Lauro “Papael” Gomes, de Itapema (SC), ficou com a segunda colocação na classificação geral e lamentou um erro que o fez perder a prova e a chance de assumir a liderança da competição. “Eu achei a prova uma das melhores que andei nos últimos anos, com médias altas como gosto e referências batendo certo. Só fiquei chateado comigo mesmo porque joguei fora a vitória. Na primeira etapa fiz tudo adiantado e acabei perdendo a posição por nove décimos. Podia ter assumido a liderança”, comenta Papael.

Duplas de pais e filhos empatam na geral da Turismo

A categoria intermediária da Copa Scherer 4×4 Carbon Free já está marcada por reunir a maior quantidade de duplas formadas por pais e filhos e a disputa entre famílias está cada vez mais acirrada. Em Curitibanos a briga entre duas duplas de Piratuba (SC) ficou ainda mais emocionante. Desta vez quem venceu a prova foi o piloto César Leobet e seu filho, o navegador Eduardo Leobet. “Foi uma prova muito show. Com certeza uma das melhores que já andamos. A primeira etapa estava um pouco mais lenta, cometemos um errinho e ficamos em segundo lugar. Já a nossa segunda etapa foi perfeita! Era uma prova um pouco mais rápida, conseguimos andar mais concentrados e sem cometer nenhum erro ficamos com a primeira colocação”, comemora Eduardo.

Com a vitória os dois estão empatados em primeiro lugar na classificação geral com outra dupla de pai e filho de Piratuba, o piloto José Andrade Junior e o seu filho, o navegador Bernardo Schafer Andrade. “Foi uma prova maravilhosa, trilhas muito boas, com visuais bonitos e médias ótimas. Estava tudo muito certinho e organizado, assim dá gosto de participar, independente do resultado”, ressalta César.

Vitória dedicada a avô na Turismo Light

O piloto campeão da categoria Turismo Light, Gilson Savaris, de Capinzal (SC), competiu com uma motivação a mais em Curitibanos. “Meu avô, Ciro Rech, nos deixou nessa semana e eu queria ganhar a prova para dedicar a ele essa vitória, deu certo! A prova de Curitibanos foi muito bem elaborada, com uma boa escolha de terrenos e trajetos, e uma montagem das médias de velocidade que não permitia desatenção. Tudo isso consolida o trabalho que vem sendo feito pela organização de forma brilhante nesse ano”, comenta o piloto campeão da Turismo Light.

Gilson iniciou uma dupla nova a partir da segunda prova da Copa Scherer 4×4 Carbon Free neste ano com o navegador Matheus Driessen, de Caçador (SC). Com os resultados até agora, Gilson lidera entre os pilotos e Matheus, como não participou da primeira prova, está em terceiro na classificação geral. “Essa foi a segunda prova da dupla. Em Fraiburgo já havíamos feito uma boa prova e agora conseguimos a vitória. Agradeço ao Matheus pela parceria”, destaca Gilson. “A parceria está dando muito certo. É a segunda prova que fazemos e já conseguimos levantar o troféu. Se entendemos bem e já deixamos certo pra continuar a dupla em todo o campeonato. A prova estava muito show, com médias bem acertadas, mas se tivesse chovido seria ainda mais adrenalina. As pegadinhas, principalmente na segunda etapa, estavam muito de acordo e exigiram da navegação e do piloto. Prova show mesmo”, conta Matheus.

A próxima prova da Copa Scherer 4×4 Carbon Free acontece no dia 19 de outubro na cidade de Caçador. As inscrições são realizadas através do site oficial no endereço www.copascherer4x4.com.br.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4×4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Calendário 2019

25 de maio | Joaçaba
10 de agosto | Fraiburgo
14 de setembro | Curitibanos
19 de outubro | Caçador
23 de novembro | Final à definir

Acompanhe a Copa Scherer!

Acompanhe o Facebook da Copa Scherer 4×4 Carbon Free no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova. A competição também conta com Canal no YouTube, acesse e assista nossas aventuras.

A Copa Scherer 4×4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e organização da West Eventos 4×4 Carbon Free. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote, Monroe Amortecedores, SFI CHIPS, Maxxis Pneus, Salgadinhos STRIKE, Cup Noodles e Berg Bier Cervejaria. A etapa local conta com apoio de Prefeitura de Curitibanos e Jeep Clube Curitibanos

Confira abaixo os pódios completos da prova de Curitibanos.

PÓDIO GRADUADO (Piloto/Navegador)

1º Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
3º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Thiago Silva (Gravataí-RS)
4º Bruno Tesser e Welliton Scotti (Caçador-SC)
5º Elói Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)

1º César Leobet e Eduardo Leobet (Piratuba-SC)
2º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
3º Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
4º Paulo Lacowicz e Ramon Lacowicz (Fraiburgo-SC)
5º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)

PÓDIO TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)

1º Gilson Pedro Savaris (Capinzal-SC) e Matheus Driessen (Caçador-SC)
2º Giovani Modolon (Jaguaruna-SC) e Fábio Conte (Joaçaba-SC)
3º Osmar Fleischmann e Vítor Fleischmann (São Bento do Sul-SC)
4º Telmo Ferreira Bastos e Leonardo Bastos (Curitibanos-SC)
5º Altair Maziero (Ouro-SC) e Eduardo Baldissera (Capinzal-SC)

Fonte: Comunicação 4×4

Foto: Aline Brn fs Vodys

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X