F1: Antonelli vence a rodada de abertura em Madring com pneus macios.

O líder do campeonato, Kimi Antonelli, terminou o primeiro dia no novo circuito de Madring na liderança da tabela de tempos. O jovem italiano estabeleceu a melhor marca com uma volta de 1:33.662, registrada com pneus macios C4 durante o segundo treino livre, a única sessão do dia interrompida por uma bandeira vermelha.
Charles Leclerc terminou em segundo, 0,113 segundos atrás de Antonelli, à frente do companheiro de equipe Lewis Hamilton, que registrou 1:33.811 e por pouco não bateu nas barreiras na saída da curva 17. Os três primeiros colocados começaram a sessão com um novo jogo de pneus médios antes de trocarem para os macios, com os quais marcaram suas voltas mais rápidas.
Arvid Lindblad, o quarto mais rápido, também foi responsável pela interrupção da sessão após bater nas barreiras na curva 13. George Russell, quinto colocado no TL2, dominou a sessão de abertura com o tempo de 1:34.077. A primeira hora de treinos livres teve vários tempos de volta deletados por ultrapassar os limites da pista, mas sem interrupções. Antonelli, que foi o segundo colocado no TL1, fez a volta mais rápida com pneus médios do dia durante a última hora de treinos livres, registrando o tempo de 1:33.926.
O composto médio foi o pneu mais utilizado na sexta-feira, representando 58% de todas as voltas completadas. Oliver Bearman completou a maior quilometragem com o C3, realizando 23 voltas com um único jogo, enquanto Leclerc detém a melhor marca com o C4, após completar 17 voltas com um jogo. O pneu duro foi utilizado apenas por Gabriel Bortoleto no TL1 e por Nico Hülkenberg no TL2, com o alemão também registrando o melhor tempo com o C2, graças a uma volta de 1:35.746.
As temperaturas permaneceram elevadas durante todo o dia, com a temperatura da pista atingindo um pico de 51°C no início da segunda sessão de treinos livres, enquanto a temperatura do ar chegou a 32°C.
SIMONE BERRA – ENGENHEIRO-CHEFE DA PIRELLI
“O dia de hoje foi particularmente importante, pois permitiu que tanto nós quanto as equipes coletássemos os primeiros dados reais de um circuito completamente novo. Infelizmente, a bandeira vermelha no meio do segundo treino livre reduziu tanto o número quanto a duração das simulações de corrida, limitando a quantidade de informações disponíveis para a corrida. Observamos granulação nos pneus dianteiro e traseiro esquerdo, em alguns casos bastante significativa, o que contribuiu para acelerar o desgaste nos carros mais propensos a derrapagens. As diferenças entre as equipes já estão se tornando evidentes em termos de quem consegue gerenciar os pneus de forma mais eficaz durante um stint.”
“As condições da pista estavam muito boas desde o início, com níveis de aderência entre os mais altos vistos até agora nesta temporada. A combinação de alta aderência e uma superfície de pista muito lisa favoreceu o início da granulação, embora isso deva diminuir um pouco à medida que o circuito continua a evoluir, uma tendência que já era perceptível ao longo do dia. O pneu duro representa a opção mais importante para a corrida, dados os níveis de degradação mais altos do que o inicialmente esperado e as altas temperaturas que devem persistir nos próximos dias. A diferença de desempenho entre os compostos médio e macio foi menor do que o previsto, em média, em torno de meio segundo. Olhando para a sessão de qualificação de amanhã, será crucial maximizar a primeira volta lançada para evitar o início da degradação térmica, gerenciando cuidadosamente o tráfego, que pode se provar um fator decisivo neste circuito.”
FÓRMULA 2
Com o tempo de 1:44.331, Dino Beganovic garantiu a pole position na sexta-feira. Beganovic superou Alex Dunne, que ficou em segundo com uma volta de 1:44.561, enquanto o terceiro lugar foi para Rafael Camara com 1:44.853. A corrida Sprint está marcada para sábado. Na corrida principal de domingo, Beganovic largará da pole position.
FÓRMULA 3
Taiko Cato e Tuukka Taponen dividiram as pole positions nas duas sessões realizadas hoje em Madring. O piloto da ART Grand Prix largará na frente do grid para a Corrida Principal 1, enquanto o piloto da MP Motorsport largará em primeiro na Corrida Principal 2.
–
Fonte: Pirelli Press.
Foto: Pirelli Midia




