AutomobilismoPorsche

Porsche – Dupla Marçal Muller e Enzo Elias é pole nos 500 km da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em Interlagos

Carro #66, dos líderes Sadak Leite e Fabio Carbone, parte da posição de honra na classe Challenge

O Porsche #544, tripulado por Enzo Elias e Marçal Muller cravou a pole-position para a etapa final da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em Interlagos. O quali da corrida de 500 km que vai definir os seis títulos do Endurance Challenge e os campeões overall da Carrera Cup e Sprint Challenge teve nada menos que 16 carros dentro do mesmo segundo após as médias das melhores voltas de cada participante da tomada de tempo.

Em segundo no grid parte o #70, do bicampeão da classe Carrera Sport Lucas Salles com Rafael Suzuki. Completam o top5 os carros #8 (Werner Neugebauer e Ricardo Zonta), #56 (Peter Ferter e Diego Nunes) e #7 (Miguel Paludo e Alan Hellmeister). O #70 é o pole na Carrera Sport, enquanto o pole na Carrera Rookie é o #555, do trio formado por Gustavo Zanon, Ayman Darwich e Ricardo Mauricio.

Pela classe Challenge, o melhor carro no grid de largada será o #66, tripulado por Sadak Leite e Fabio Carbone.

Tanto na Carrera quanto na Challenge vão largar na frente os carros que lideram o campeonato de endurance após duas etapas de 300 km em 2023, realizadas em Interlagos e Termas de Río Hondo.

A corrida de 500 km manda para a pista simultaneamente 35 carros das gerações 992 e 991.2. São 25 tripulações da Carrera Cup e dez da Challenge, com um total de 85 pilotos inscritos.

Como nas demais provas de longa duração da atual temporada, a corrida deste sábado é dividida em dois segmentos, ambos pagando pontos para os pilotos. O primeiro segmento será encerrado no fechamento da volta 57, do total de 117 programadas. Estarão elegíveis para a pontuação as tripulações que tiverem cumprido dois pits obrigatórios desde que todos os inscritos no respectivo carro tenham completado ao menos uma volta.

Via de regra, cada parada obrigatória tem 6 minutos de duração, dentro de janelas pré-determinadas pelo regulamento da corrida. As janelas serão abertas quando o carro líder encerrar as voltas 19, 39, 59, 78 e 97. Em todas as paradas obrigatórias é mandatório o revezamento de piloto, sendo, portanto, vedado os stints duplos. Uma vez abertas as janelas, os carros têm 10 minutos para ingressar nos pits e realizar o serviço de box.

A estratégia para o uso de pneus e ordem da escala dos pilotos fica a critério de cada equipe. Elas são também responsáveis por controlar o tempo do serviço de pit-stop desde o ingresso no pitlane até o retorno dos carros à pista.

A prova tem duração de 500 km (117 voltas) ou 4h15 de duração.

A categoria tem transmissão pela Band e canais sportv, além dos canais oficiais da categoria em mídias digitais.

Após o término da corrida, será descartada a pior pontuação de cada um dos seis segmentos das três corridas do campeonato de endurance. O campeão será o piloto com maior pontuação após os descartes. A mesma regra vale para os subcampeonatos das divisões Sport e Rookie, sendo que na Carrera os competidores da Rookie pontuam apenas nesta divisão e no geral, enquanto na Challenge as tripulações da Rookie anotam tentos também na classe Sport além do geral.

 

Os qualis

Carrera Cup

Os carros da principal categoria foram para pista já de faróis acesos, após 17h30 da tarde para a classificação. Galid Osman foi o primeiro a andar rápido a bordo do #25 e Gui Salas respondeu a seguir com o #1.  A seguir Georgios Frangulis andou rápido, assumindo o segundo lugar.

Campeão de 2022, Enzo Elias anotou 1:35.856 na terceira volta do Porsche #544 e registrou o até então melhor tempo do fim de semana. Ele inclusive pegou vácuo do carro de Rubens Barrichello na reta principal para inaugurar a casa de 1:35.

Mas faltavam ainda 30 minutos na sessão e a pista vinha melhorando. O top5 apontava: Enzo Elias (#544), Alceu Feldmann (#1), Lucas Salles (#70), Ricardo Zonta (#8) e Miguel Paludo (#7).

Rubens Barrichello então mostrou todo seu repertório registrando 1:35.979 para assumir a vice-liderança na tela de cronometragem.

Com ainda 25 minutos na contagem regressiva da sessão, nuvens pesadas eram vistas sobre o trecho 3 da pista. A ameaça de chuva gerou uma correria nos pits, com os pilotos que ainda não haviam andado se agitando para assumir logo o volante.

Marçal Muller anotou 1:36.016, já assegurando uma volta boa para cada integrante da dupla do #544.

A 15 minutos da bandeirada, Rafael Suzuki assumiu a liderança com o #70, anotando 1:35.764. A seguir Diego Nunes ficou a 0.009s da melhor marca.

O treino entrou nos 10 minutos finais com os dez primeiros separados por meio segundo e os 18 primeiros dentro do mesmo segundo do líder.

Então Gabriel Casagrande cravou 1:35.752, para assumir a liderança. Aí Renan Guerra fez um brilhante uso do vácuo do carro de Fefo Barrichello e foi para o primeiro lugar, com 1:35.617.

Aí Enzo Elias mostrou serviço novamente e, a dois minutos da bandeirada, registrou 1:35.568 para retornar à liderança. Àquela altura, a maioria dos carros já haviam cumprido as 15 voltas regulamentares e o frisson ficou na área de boxes no aguardo da tela de cronometragem exibir as médias que orientariam a formação do grid. Enquanto isso, a dupla do #544, dos líderes Enzo Elias e Marçal Muller, já celebrava mais uma pole.

 

Sprint Challenge

Com 9 dos 40 minutos de sessão classificatória transcorridos, 8 dos 10 carros inscritos na classe já haviam saído para pista. O primeiro a registrar um tempo competitivo foi Pietro Rimbano, com o #44. Ele cravou 1:38.403 e, a seguir, baixou para 1:38.130. Bruno Xavier vinha em segundo com o #14, e Marcio Mauro em terceiro a bordo do #57.

Com metade da sessão realizada, todos os dez carros já tinham entrado na pista e a liderança permanecia com o #44, então sob pilotagem de Giuliano Bertucelli.

Então Fabio Carbone cravou 1:37.801 com o Porsche #66. A seguir, Felipe Baptista, com o #45, entrou também na casa de 1:37, ficando a 0.119 de Carbone.

Na média dos tempos, a tela de cronometragem apontava o #139 na liderança, tendo sido pilotado por Celio Brasil e Danilo Dirani. O #44 era segundo, com o #38, pilotado por João Gonçalves e Erick Santos, em terceiro.

A sete minutos da bandeirada, Rafa Martins cravou 1:37.783 para assumir a liderança, tempo que seria combinado com o 1:38.406 de Israel Salmen para a definição da média do carro #133.

Na volta da bandeirada, Felipe Baptista registrou a melhor volta do treino, com 1:37.619. Mas o carro foi punido com a perda da melhor volta por exceder o número máximo de 15 voltas na tomada de tempo previsto no regulamento.

Apuradas as médias de todos os concorrentes, a ordem de largada estabeleceu pole para o carro #66, de Sadak e Carbone com média de 1:38.274. Em segundo lugar na classe parte o #133 (liderando na Rookie), de Israel Salmen e Rafa Martins. O #45, do trio Paulo Totaro, Matheus Roque e Felipe Baptista parte em terceiro na categoria.

 

O que eles disseram:

“A gente foi construindo aos poucos essa classificação desde os treinos. Fizemos um grande trabalho conjunto e os dois conseguimos boas voltas, que no fim deram essa pole. Temos que agradecer os patrocinadores, mecânicos e engenheiros que fizeram um grande trabalho deixando o carro muito bem acertado para nós dois”

Marçal Muller

 

“Foi bom demais. Estou muito feliz. Na minha primeira volta tinha sido bom e sabíamos que ia mudar a condição depois. É um passo importante, não o mais definitivo do fim de semana. Temos 500 km pela frente e é bom saber que estamos rápidos.”

Enzo Elias

 

“Estou supersatisfeito com o resultado da qualificação. A pista está meio difícil, mas gostei do desempenho no final. Amanhã estamos bem posicionados para a disputa do título, que quero muito”

Sadak Leite

 

“O que vale é a média e como ele está andando muito bem, estamos bem classificados e dará para brigar pelo título”

Fabio Carbone

Fonte: LF Press.

Foto: Luca Bassani

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X