Porsche – A categoria da Porsche Cup completa metade da temporada com vários favoritos ao título
Em seis corridas disputadas são cinco vencedores diferentes, e apenas oito pontos de diferença entre o primeiro e o quarto colocado da classificação, se considerados os descartes obrigatórios

A Porsche Cup Brasil concluiu a primeira metade da temporada com a etapa disputada em Goiânia (GO) no último fim de semana. A categoria mostra o equilíbrio e competitividade ao coroar o quinto vencedor diferente em seis corridas disputadas na categoria Carrera.
O último a vencer uma prova foi o gaúcho Werner Neugebauer, que se beneficiou de uma punição aplicada ao também gaúcho Marçal Müller por queima de relargada na saída do Safety Car na corrida de domingo (4). O carioca Nicolas Costa foi o primeiro a repetir uma vitória no campeonato ao vencer a primeira corrida do fim de semana, disputada no sábado (3)
Na pontuação bruta, sem os descartes, Costa lidera o campeonato Sprint com 119 pontos somados e tem Neugebauer em sua cola com apenas cinco pontos de diferença; em terceiro estão Müller e Miguel Paludo empatados a 12 pontos do líder. Lucas Salles, piloto da classe Sport, completa o top-5 com 87 pontos conquistados, 32 a menos que o líder

Quando considerados os dois descartes obrigatórios, um outro cenário aparece na competição. Costa continua na liderança, mas a diferença fica muito mais apertada. O líder soma 99 pontos, Müller soma 96, Neugebauer soma 94, Paludo soma 91 e Alceu Feldmann aparece para fechar o top-5 com 83 pontos. São oito pontos de diferença separando o primeiro do quarto colocado
O cenário para as próximas três etapas é interessante, já que os descartes passam a ser cruciais na definição do campeonato. Costa, Müller, Neugebauer e Paludo ainda têm o “benefício” de poder ‘zerar’ uma prova sem prejuízo ao campeonato, enquanto Feldmann já teve duas de suas provas zeradas com abandonos.
O campeonato Sprint deve ser decidido apenas na última etapa do campeonato de corridas curtas, que será disputada na preliminar do GP São Paulo de Fórmula 1, em novembro. Até lá, os pilotos ainda farão duas etapas: uma em Interlagos no mês de julho e outra que deve ser disputada na Argentina em setembro.
Esta é a 19ª temporada da história da categoria monomarca mais veloz e moderna do Brasil, e é a 16ª na qual a Fremax faz parte como fornecedora oficial dos discos de freio para todos os carros, produzindo materiais que garantem potência e segurança no controle de movimentos.
Acompanhando a evolução dos carros – esta é a segunda temporada dos novos modelos 911 GT3 992 -, os discos Fremax trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.
A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.
Classificação do Campeonato (Top-10 Carrera Cup)
1. Nicolas Costa – 119 popntos
2. Werner Neugebauer – 114
3. Marçal Müller – 107
4. Miguel Paludo – 107
5. Lucas Salles – 87
6. Georgius Frangulis – 85
7. Alceu Feldmann – 83
8. Nelson Monteiro – 73
9. Lineu Pires – 66
10. Franco Giaffone – 62
Vencedores na temporada 2023
Etapa 1 – Nicolas Costa / Alceu Feldmann
Etapa 2 – Marçal Müller / Miguel Paludo
Etapa 3 – Nicolas Costa / Werner Neugebauer
Etapas restantes: Porsche Carrera Brasil 2023
5ª Etapa – Interlagos – 15 e 16 de julho (SPRINT 4)
6ª Etapa – A DEFINIR – 2 e 3 de setembro (SPRINT 5)
7ª Etapa – A DEFINIR – 10 de setembro (ENDURANCE 2)
8ª Etapa – Interlagos – 4 e 5 de novembro (SPRINT 6)
9ª Etapa – Interlagos – 18 de novembro (ENDURANCE 3)
–
Fonte: P1 Media
Foto: Rafale Catelan