TCR Series – O piloto Guilherme Salas é o mais veloz na abertura do TCR South America Banco BRB em Interlagos

O TCR South America Banco BRB desembarcou no Brasil pela primeira vez na temporada, para a segunda prova de endurance do ano. Com apenas um shakedown de 30 minutos realizado nesta sexta-feira, o mais veloz foi o Peugeot #37, pilotado por Guilherme Salas. O convidado de Guilherme Reischl cravou 1:42.496 em sua melhor passagem, livrando 0.481 do CUPRA #28, de Galid Osman e Felipe Lapenna.
Líder do campeonato, o Honda #23, de Ignacio Montenegro e Lucas Russel foi terceiro. Completaram o top5 o Honda #60, de Juan Manuel Casella e Gaetano di Mauro e o Toyota Corolla #10, de Adalberto e Bruno Baptista.
Apenas os cinco primeiros ficaram dentro do mesmo segundo, sendo o carro líder no geral também o líder na Copa Trophy e no TCR Brasil Banco BRB. O certame brasileiro tem sua prova inicial com 14 carros inscritos. Eles pontuam nos dois campeonatos.
Além da atividade de pista, o dia foi dedicado a ações promocionais, como a foto oficial com todos os 42 competidores inscritos na prova deste domingo.
O sábado é o dia com agenda mais cheia. São dois treinos livres e o quali, dividido em duas sessões, uma para convidados e outra para titulares. O grid é estabelecido pela média das melhores voltas de cada um deles.
A corrida de domingo tem 60 minutos de duração. Cada equipe determina o piloto que larga e o que recebe a bandeirada, mas a substituição deve acontecer sob bandeira verde numa janela entre as voltas 17 e 22.
O que eles disseram:
“É uma sensação única. Andei nesse carro pela última vez em 2019, quando fiz uma etapa no Europeu. Então, não lembrava de como era o carro realmente, mas antes de vir para essa corrida, conversei com os engenheiros, com outros pilotos, para ter uma noção de como ele era. É um carro bem confiável, confortável. Tanto é que, fui rápido logo na minha primeira volta. Isso é algo muito bom. Agora é conversar com os engenheiros e analisar tudo para uma melhorar ainda mais para o sábado.”
Guilherme Salas
“Foi um dia positivo, o carro está muito rápido e o Lapenna liderou boa parte da atividade de pista, terminando na segunda posição. Estou esperançoso para amanhã conseguir bons tempos.”
Galid Osman
“Foi muito bem, a pista está sem grip ainda, então não dava para prever muito o comportamento do carro. Feliz com o terceiro lugar. Creio que meu companheiro está rápido, queria poder entender o carro hoje para ele poder treinar amanhã. É um carro fácil de se entender e a pista também. Vamos trabalhar para conseguir bons resultados amanhã.”
Ignacio Montenegro
“Contente com o resultado do shakedown, dei poucas voltas e com um pneu velho, parei quando senti que o pneu iria estourar e deixei o carro para o Gaetano, que não conhecia o carro ainda. Ele fez um trabalho bom, melhorou um pouco. Ficamos em uma posição esperada e agora precisamos trabalhar para amanhã.”
Juan Manuel Casella
“Foi um dia positivo, o carro é muito bom e muito equilibrado. Me adaptei bem com o Honda, mesmo não tendo andado muito, dei apenas duas voltas. Foco nos próximos treinos e vamos buscar o melhor equilíbrio para o quali e pensar na corrida, onde acho que podemos vencer.”
Gaetano Di Mauro
CRONOGRAMA
Sábado, 10 de junho:
09:10 – Treino Livre 1
11:35 – Treino Livre 2
14:25 – Classificação pilotos convidados
14:50 – Classificação pilotos titulares
Domingo, 11 de junho:
12:12 – Corrida (60 min)
TELEVISÃO
SÁBADO – 10/6
14:15h – Qualificação
(Argentina – TyC Sports 2, Brasil, Uruguai e região – TCR TV)
DOMINGO – 11/6
12:00h – Corrida de Endurance
(Argentina – TyC Sports, Brasil – ESPN4, Uruguai – VTV, Região – TCR TV)
–
Fonte: LF Press.
Foto: Divulgação