AutomobilismoMarcas

Racing – O Fotógrafo de automobilismo cria carro em homenagem ao pai ex-piloto, e Christian Fittipaldi dá primeiras voltas em Interlagos

José Mário Dias acelera Chevette 1977 visualmente idêntico ao que seu pai pilotava no Paraná no século passado

Um projeto de memória esportiva que celebra o legado de uma família apaixonada pelo esporte a motor acaba de largar em Interlagos:

José Mário Dias, fotógrafo paranaense com vasta experiência de cobertura fotográfica em diversos eventos automobilísticos pelo mundo, e a ProMacchina Motorsports, oficina comandada pelo multicampeão nos ralis, Mauricio Neves, recriaram  o carro em que o pai do fotógrafo competia em corridas regionais no Paraná.

Cecilio Irineu Dias, pai do fotógrafo, a Origem apartir desse carro

O projeto que durou quatro anos para ser finalizado consiste na restauração completa de um Chevrolet Chevette 1977. O carro foi totalmente refeito para que seu visual externo ficasse idêntico ao carro pilotado por Cecílio Irineu Dias, pai do fotógrafo. O interior do carro e toda a parte mecânica foram atualizados, garantindo ao veículo segurança e confiabilidade para a prática de TrackDay, modalidade onde é permitido colocar o próprio carro nas pistas de corrida, sem que haja competição.

Para o test drive inicial, uma celebridade das pistas:

No último dia 12 de setembro o piloto Christian Fittipaldi deu as primeiras voltas no carro no Autódromo de Interlagos.

Jornalistas convidados avaliam os detalhes do carro

“Fiquei impressionadíssimo com o nível de detalhamento do Maurício Neves, afinal de conta não é um carro atual. Ele conseguiu restaurar de maneira impecável um carro de 40 anos atrás. A atuação da pista é bem equilibrada e é aquilo que se espera de um carro de corrida, neste caso usado para Track Day. Fiquei muito impressionado com o desempenho na pista, considerando tratar-se de um carro antigo. O ponto alto é que não tem nenhuma tendência brusca, ele é bem neutro, uma das coisas mais agradáveis de guiar um carro de corrida é justamente isso, ele ser neutro nas atuações, você não sente ele puxar pra nenhum lado, nem sair de traseira, nem sair de frente, é muito na mão. Fiquei impressionado com o que é possível fazer com um carro com tanta idade”, comentou Christian.

Parte da equipe da ProMacchina Motorsport

Maurício Neves também deu algumas voltas para sentir o que seria necessário ajustar no repaginado Chevette e, após o shakedown, comentou: “O carro foi feito com muito cuidado, um projeto de quatro anos com muitas adaptações tinha reais chances de apresentar algum problema, já que o carro nunca havia andado nem na rua, veio da oficina direto pra pista. Mas foi uma ótima surpresa, o Zé Mário andou o dia todo e o carro não apresentou absolutamente nenhum problema, ficamos muito felizes com o resultado”.

O carro, que conta com o que tem de melhor no mercado brasileiro, agora ficará à disposição dos apoiadores do projeto para exposição.

José Mário Dias diz que agora também poderá aproveitar para desenvolver mais o hobby da pilotagem: “Agora eu  tenho o meu próprio carro de corrida para botar em prática o que aprendi com o instrutor Roberto Manzini, O ‘véio’ [apelido carinhoso do Chevette] mesmo tendo uma aparência de mais de 40 anos, na prática é um carro moderno.”

Christian Fittipaldi testa o carro em Interlagos

O premiado fotógrafo acrescenta que sentia pagar tributo à memória de seu pai, falecido, porém vivo em cada imagem produzida por ele ao longo da carreira internacional. “Não tenho dúvidas que o gene do automobilismo que tenho, é devido a paixão do meu pai, então, agora sinto que estamos quites.”

Mais imagens do carro podem ser encontradas no perfil do fotógrafo no Instagram @josemariodias . A página publicará ainda cada passo do projeto.

E nos que trazemos as informacoes: @velocidadenosangue

 

Ficha técnica:

  • Modelo: Chevrolet Chevette 1977
  • Motor: GM C20XE
  • Potência: 190cv a 6000 RMP
  • Torque: 22kgfm de Torque a 3900 RPM
  • Peso: 950kg
  • Fluídos: Motul
  • Bancos e Cinto: OMP Racing
  • Injeção eletrônica: T5000 InjePro
  • Pneus: Yokohama Neova 195/55 R15
  • Freios: TecPads Racing
  • Amortecedores: Bilstein
  • Molas: R37
  • Radiador: Real Radiadores
  • Rodas: Taludas Rodas
  • Tapeçaria: Automotiva Tapeçaria
  • Layout: Victor Bravo/Interlakes
  • Plotagem: Octanas Motorsport
  • Ferramentas: Vonder
  • Execução do projeto: ProMacchina Motorsports

Fonte: LF Press.

Foto: Rodrigo Ruiz/ Gabriel Albuquerque

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X