AutomobilismoPorsche

Porsche – Porsche XP Private Cup: Miguel Paludo e Nelson Monteiro abrem a final de Sprint com vitórias em Interlagos

Jornada de domingo promete, com definições de campeões e a OAKBERRY All-Star Race 2021

Miguel Paludo e Nelson Monteiro foram os nomes do sábado na jornada de abertura da decisão dos campeonatos da Porsche XP Private Cup na preliminar do GP São Paulo de F1 em Interlagos.

Paludo assumiu a liderança na largada e liderou com autoridade a prova da Carrera Cup do início ao fim, assim como havia feito antes Monteiro, largando da pole para triunfar na GT3 Cup.

Considerando a pontuação cheia (sem os dois descartes mandatórios pelo regulamento), a Carrera Cup viu troca no topo da tabela: Werner Neugebauer é o novo líder, seguido por Paludo e Feldmann. Marçal Müller, prejudicado pelo abandono após toques sofridos no início caiu para quarto. Em quinto, Enzo Elias ainda tem chance matemática de título.

Marçal é o pole da Carrera no domingo, com Pedro Aguiar em segundo. Paludo parte em terceiro, com Feldmann e Werner completando o top5 no grid.

Cristiano Piquet

A vitória na Carrera Sport no sábado deu a Cristiano mais um dia para sonhar com o título. Renan Pizii segue na liderança da classe e parte uma posição na frente do concorrente domingo.

Já pela Carrera Trophy o cenário é o mais acirrado. Os quatro primeiros do campeonato, nesta ordem, Eduardo Menossi, Nelson Marcondes, Francisco Horta e Urubatan Jr podem sair de Interlagos com o título. A vitória no sábado ficou com Franco Giaffone, graças à sagacidade na escolha da linha na largada e favorecido por uma tocada segura desde o início.

Pela GT3 Cup Monteiro desempatou o topo da tabela, com margem mínima de dois tentos sobre Lucas Salles. Mas é Salles quem parte na pole ao lado do vencedor de sábado na corrida de domingo.

Lucas Salles

Na GT3 Sport, com a vitória no sábado, Ricardo Fontanari está inalcançável em pontos. Já pela GT3 Trophy, Edu Guedes abriu margem de seis pontos sobre Bruno Campos.

Neste domingo as provas prometem mais um espetáculo digno de casa lotada em Interlagos para ver o fim do campeonato de corridas curtas dos carros de competição mais produzidos no planeta.

Além do desfecho dos campeonatos de Sprint, o domingo reserva ainda as emoções da pioneira edição da OAKBERRY All-Star Race 2021. A competição em duplas reúne os titulares da Carrera Cup a convidados de destaque nas pistas do Brasil e do mundo e vale ao titular do carro vencedor um Porsche 718 Spyder zero quilômetro avaliado em a partir de R$ 739 mil.

É um evento em dois estágios de 25 minutos mais uma volta de duração. A primeira metade é a corrida final do campeonato de sprint da Carrera Cup. A ordem de chegada determina a ordem de escolha das posições de largada dos convidados no segundo estágio. Para assegurar chances de conquista a todos os competidores, a quantidade de lastro e a disponibilidade de pneus novos para o segmento final é inversamente proporcional às posições de largada e haverá uma intervenção do safety-car programada para a metade da corrida.

A programação de domingo tem exibição ao vivo na Band, Sportv e canal da Porsche XP Private Cup no Youtube.

 

As corridas

Carrera Cup

Antes mesmo da largada, o carro #3 teve um problema mecânico. Fran Lara partiu bem mais de uma volta atrasado e veio recuperando terreno em grande estilo. Ele seguidamente cravou as melhores voltas da prova e, se houvesse uma intervenção do safety-car, decerto lutaria por pódio na classe Sport.

Werner Neugebauer

Já com a luz verde acionada, Miguel Paludo saltou para a liderança, seguido por Werner Neugebauer. Largando da pole, Marçal Müller foi atacado por Pedro Aguiar e buscou a defesa. Ele entrou no S do Senna com o carro traseirando e acabou tocado mais de uma vez. Seu carro sequer terminou a primeira volta.

No fim do primeiro giro, o top5 indicava: Paludo, Werner, Feldmann, Boesel e Aguiar. Em sexto, Cristiano Piquet liderava na Sport. Em nono, Franco Giaffone era o ponteiro na Trophy.

Enzo Elias

Na volta 5 Enzo Elias ultrapassou Cristiano Piquet, que ficou à mercê de Pizii imediatamente atrás.

Com o passar da prova, Paludo conseguiu abrir vantagem na liderança. Werner defendia a segunda posição de assédio de Feldmann, enquanto Boesel era pressionado por Aguiar.

Na abertura da volta 11, Boesel foi ultrapassado por Aguiar e Elias. Meia volta depois Enzo passou Aguiar. Logo à frente, Feldmann forçou ultrapassagem para cima de Werner no fim da reta Oposta e avançou para a vice-liderança.

A um minuto da abertura da volta final, Urubatan Junior tentou atacar Franco Giaffone por fora no S do Senna, para assumir a liderança na Trophy. Houve contato entre os dois, com o #100 rodando e o #9 seguindo ileso no décimo posto geral.

Na volta final Werner mergulhou por dentro de Feldmann na tomada do S do Senna. O #1 tentou dar o “X” na segunda perna e houve contato porta-com-porta. Werner prevaleceu e Alceu retornou à pista em terceiro depois de uma discreta escapada.

Paludo venceu com autoridade. Wener, Feldmann, Elias e Aguiar completaram o pódio.

Em sétimo, Cristiano Piquet veio rachando com Pizii até a reta final para vencer na Sport. Franco, em décimo, venceu na Trophy.

 

 

GT3 Cup

O pole Nelson Monteiro sustentou a posição, acompanhado de Lucas Salles. Ricardo Fontanari e Caio Castro fecharam a primeira volta logo atrás, com Ayman Darwich completando o top5.

Na quarta volta Ayman atacou Castro no fim da reta, mas não conseguiu manter seu Porsche na pista e acabou rodando.

O safety-car então foi acionado. Monteiro liderava desde o início, Fontanari era o ponteiro na Sport e, em 13º, Edson dos Reis liderava na Trophy.

Ricardo Fontanari com Raijan Mascarllo

A relargada veio na volta 5, e Mascarello conseguiu passar Castro na saída do Bico de Pato. Logo à frente, Fontanari pressionava Salles pelo segundo posto.

Novamente no Bico de Pato, Marcio Mauro colocou o carro de lado para mergulhar por dentro de Caio Castro com uma bela manobra na volta 7. Mais à frente, Mascarello passou Fontanari na freada do S do Senna. Já pela Trophy Edu Guedes assumiu a liderança ao passar Edson dos Reis para ser 13º no geral.

Na volta 12, a menos de 5 minutos da bandeirada, Salles enquadrou Monteiro pela liderança. Mas sem conseguir emparelhar para um ataque efetivo.

Nelson Monteiro

E assim eles foram até a bandeirada: Nelson Monteiro de ponta a ponta, com Salles em segundo, Mascarello em terceiro, Fontanari em quarto e Marcio Mauro em quinto completando o pódio geral. Fontanari ergueu também a vitória na Sport. Em décimo, Edu Guedes foi o vencedor na classe Trophy.

Na corrida de domingo Salles parte da pole, com Monteiro a seu lado.

 

 

O que eles disseram:

“Foi uma boa vitória, fiquei chateado depois de não conseguir nenhuma das duas poles. Consegui abrir boa vantagem na largada e foi só administrar o resto da corrida. Agradeço ao meu time e minha patrocinadora que facilitam muito a minha vida. Em questão de campeonato esse resultado foi muito importante que nos coloca ainda mais na briga, vou acreditar no título até a bandeirada final da última corrida. Feliz com esse resultado principalmente por ser na preliminar da F1 com o público no autódromo.”

Miguel Paludo

 

“Hoje abandonamos o modo regularidade e partimos para cima. Largar na frente facilitou, claro! Conseguimos manter boa distância para o Lucas na segunda posição, mantendo o desempenho para evitar ataques. Primeira vitória do ano, ainda mais na preliminar da F1, não podia pedir nada melhor.”

Nelson Monteiro

 

“Foi uma boa corrida, acho que podia ter atacado o Miguel mais no começo, tinha a chance de atacar no começo, mas não consegui. Me mantive em boa disputa com o Alceu e viemos sempre juntos até o fim da prova para fechar em segundo. Bons pontos para o campeonato, considerando os descartes estou atrás do Miguel, então precisamos vencer amanhã e contar com a matemática para ficar com o título.”

Werner Neugebauer

 

“Uma boa corrida aqui, o ritmo do Nelson estava muito forte, foi difícil de acompanhar. Parabéns pela vitória e amanhã voltamos para decidir o campeonato.”

Lucas Salles

 

“Foi uma sensação ótima vencer no fim de semana da F1, estamos pertinho dos caras, então vencer foi especialmente legal para mim.”

Cristiano Piquet

 

“Estou o campeonato inteiro dando um passo por vez, arrisquei mais na largada pois sabia que precisava escalar o grid. Consegui ganhar boas posições. Me enrosquei com o Urubatan e perdi a posição para o Nelson Marcondes, só pude comboiar até o fim. Foco em fazer uma boa prova no domingo, pensando em vencer e controlando a posição no Nelson para conseguir o título. Para quem não estava nem nos 4.0 no começo da temporada, estou muito feliz com o resultado até aqui.”

Eduardo Menossi

 

“Amanhã decidimos o título. Hoje foi uma corrida pensando no campeonato, em pontuar bem e manter. Tive uma boa briga com o Piquet e consegui trazer o carro para casa, se não estivesse com o campeonato na linha, daria para ter arriscado mais, sinto que estava mais rápido que ele.”

Renan Pizii

 

“Foi uma corrida muito bacana, ainda não consigo tirar o máximo dos pneus na classificatória, mas estou com bom ritmo de corrida. Tive felicidade de escapar da confusão na largada e aproveitei. O carro estava ótimo ao longo da prova. No fim acabei tendo uns problemas com desgaste de pneu, mas deu para trazer para casa. Ganhar é muito bom, na preliminar da F1 é melhor ainda, não tem preço.”

Franco Giaffone

 

“Foi uma corrida que começou confusa, fiquei encaixotado no acidente da primeira volta e isso me derrubou muito no grid. Tínhamos um pneu novo no carro e com isso estávamos rápidos, mas a confusão na primeira volta quebrou nossos planos. P4 foi o máximo que conseguimos fazer, agora é focar em amanhã para conseguir um bom resultado tanto na Sprint quanto na All-Star Race”

Enzo Elias

 

“Foi uma corrida muito boa, o carro estava ótimo. Comecei com pneu zero e consegui pressionar os ponteiros da geral. O Matheus ajudou muito com o ajuste e o carro estava muito rápido. Só tenho a agradecer pela oportunidade e pelo resultado.”

Ricardo Fontanari

 

“Muito feliz, há 10 anos não corria na preliminar da F1, é uma atmosfera diferente. O evento da Porsche está sendo sensacional, muito feliz em estar de volta e poder vencer mais uma vez esse ano.”

Edu Guedes

Resultados
Carrera Cup
1. #7. Miguel Paludo 27:48.853
2. #8. Werner Neugebauer +6.723
3. #1. Alceu Feldmann +9.181
4. #73. Enzo Elias +12.326
5. #20. Pedro Aguiar +14.375
6. #11. Pedro Boesel +17.789
7. #19. Cristiano Piquet* +21.728
8. #16. Renan Pizii* +21.923
9. #29. Rodrigo Mello* +31.079
10. #9. Franco Giaffone** +35.579
11. #199. Nelson Marcondes** +36.457
12. #80. Rouman Ziemkiewicz* +46.510
13. #85. Eduardo Menossi** +50.004
14. #100. Urubatan Júnior** +56.620
15. #3. Francisco Lara* +56.726
16. #121. João Barbosa** 1:11.037
17. #77. Francisco Horta** 1:42.605
18. #10. Paulo Borges** -1 volta
DNF
#84. Fernando Croce*
#88. Georgios Frangulis**
#544. Marçal Müller
#5. Sylvio de Barros**
DNS
#90. Eduardo Azevedo*
*Classe Sport
**Classe Trophy

GT3 Cup
1. #87 Nelson Monteiro 26:42.042
2. #7 Lucas Salles +0.538
3. #80 Raijan Mascarello +3.214
4. #17 Ricardo Fontanari* +9.591
5. #11 Marcio Mauro +10.410
6. #22 Caio Castro* +11.976
7. #29 Guilherme Bottura* +12.979
8. #15 Leonardo Sanchez* +14.176
9. #14 André Gaidzinski* +21.425
10. #9 Edu Guedes** +29.926
11. #33 Bruno Campos** +30.097
12. #20 Vina Neves* +34.281
13. #45 Paulo Totaro* +35.459
14. #71 Sang Ho Kim** +39.831
15. #12 Edson dos Reis** +41.381
16. #8 Lineu Pires* +43.960
17. #88 Gustavo Farah** +44.163
18. #32 Paulo Sousa* +46.029
19. #44 Carol Aranha** +1:10.591
20. #99 Nasser Aboultaif** +1:20.585
21. #50 Ramon Alcaraz* -3voltas
22. #3 Cristian Mohr -3 voltas
DNF
12. #55 Ayman Darwich*
*Classe Sport
**Classe Trophy

Campeonatos
Carrera Cup
1. #8 Werner Neugebauer, 172 pontos
2. #7 Miguel Paludo, 169
3. #1 Alceu Feldmann, 163
4. #544 Marçal Müller, 156
5. #73 Enzo Elias, 150
6. #20 Pedro Aguiar, 110
7. #16 Renan Pizii, 99
8. #11 Pedro Boesel, 98
9. #19 Cristiano Piquet, 75
10. #3 Fran Lara, 70
11. #21 Eloi Khouri, 55
12. #29 Rodrigo Mello, 51
13. #85 Eduardo Menossi, 35
14. #20 Matheus Iorio, 32
#80 Rouman Ziemkiewicz, 32
16. #77 Francisco Horta, 31
17. #199 Nelson Marcondes, 29
18. #90 Eduardo Azevedo, 21
#9 Franco Giaffone, 21
20. #100 Urubatan Jr., 20
21. #84 Fernando Croce, 14
22. #5 Sylvio de Barros, 10
23. #88 Georgios Frangulis, 8
24. #12 João Barbosa, 6
25. #15 Léo Sanchez, 0
#10 Paulo Borges, 0

Carrera Sport
1. #16 Renan Pizii, 88 pontos
2. #19 Cristiano Piquet, 83
3. #3 Fran Lara, 59
4. #29 Rodrigo Mello, 57
5. #85 Eduardo Menossi, 38
6. #80 Rouman Ziemkiewicz, 36
7. #199 Nelson Marcondes, 35
8. #77 Francisco Horta, 33
9. #90 Eduardo Azevedo, 23
#9 Franco Giaffone, 23
11. #100 Urubatan Jr., 22
12. #5 Sylvio de Barros, 13
13. #84 Fernando Croce, 11
14. #88 Georgios Frangulis, 9
15. #12 João Barbosa, 8
16. #15 Léo Sanchez, 0
#10 Paulo Borges, 0

Carrera Trophy
1. #85 Eduardo Menossi, 81 pontos
2. #199 Nelson Marcondes, 75
3. #77 Francisco Horta, 72
4. #100 Urubatan Jr., 62
5. #9 Franco Giaffone, 56
6. #12 João Barbosa, 40
7. #88 Georgios Frangulis, 38
8. #5 Sylvio de Barros, 28
9. #10 Paulo Borges, 16
10. #15 Léo Sanchez, 7

GT3 Cup
1. #87 Nelson Monteiro, 169 pontos
2. #7 Lucas Salles, 167
3. #80 Raijan Mascarello, 140
4. #3 Christian Mohr, 128
5. #17 Ricardo Fontanari, 110
6. #69 Daniel Corrêa, 103
7. #22 Caio Castro, 95
8. #555 Ayman Darwich, 82
9. #15 Léo Sanchez, 70
#11 Márcio Mauro, 70
11. #20 Vina Neves, 69
12. #14 André Gaidzinski, 54
13. #9 Edu Guedes, 44
14. #33 Bruno Campos, 43
15. #8 Lineu Pires, 37
16. #29 Guilherme Bottura, 29
17. #85 Eduardo Menossi, 28
#32 Paulo Sousa, 28
19. #45 Paulo Totaro, 26
20. #79 Marcus Peres, 24
21. #79 Lucas Peres, 22
22. #12 Edson dos Reis, 21
23. #71 Sang Ho Kim, 20
24. #50 Ramon Alcaraz, 14
#88 Gustavo Farah, 14
26. #99 Nasser Aboultaif, 13
27. #44 Carol Aranha, 8
28. #88 Khayam Ghazzaoui, 4
29. #1 Paulo Borges, 0

GT3 Sport
1. #17 Ricardo Fontanari, 84 pontos
2. #22 Caio Castro, 67
3. #555 Ayman Darwich, 51
4. #20 Vina Neves, 49
5. #15 Léo Sanchez, 46
6. #14 André Gaidzinski, 35
7. #33 Bruno Campos, 31
8. #9 Edu Guedes, 28
9. #8 Lineu Pires, 26
10. #79 Marcus Peres, 22
11. #29 Guilherme Bottura, 19
12. #32 Paulo Sousa, 16
13. #85 Eduardo Menossi, 15
14. #12 Edson dos Reis, 13
15. #45 Paulo Totaro, 12
16. #71 Sang Ho Kim, 10
17. #50 Ramon Alcaraz, 7
18. #99 Nasser Aboultaif, 6
19. #88 Gustavo Farah, 3
20. #888 Khayam Ghazzaoui, 1
21. #44 Carol Aranha, 0
#1 Paulo Borges, 0

GT3 Trophy
1. #9 Edu Guedes, 80 pontos
2. #33 Bruno Campos, 74
3. #88 Gustavo Farah, 60
4. #12 Edson dos Reis, 58
5. #71 Sang Ho Kim, 56
6. #99 Nasser Aboultaif, 54
7. #44 Carol Aranha, 50
8. #45 Paulo Totaro, 12
9. #888 Khayam Ghazzaoui, 11

 

Fonte: LF Press.

Foto: Fernanda Freixosa

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
X