TCR Series – Squadra Martino domina quali do TCR e registra dobradinha na primeira fila em Buenos Aires

As atividades de pista para a sexta etapa da temporada do TCR South America começaram com domínio dos carros da Honda. A montadora japonesa liderou o treino extra e um dos treinos livres previstos para a manhã e começo de tarde de sexta. O domínio seguiu no quali, onde as três primeiras posições obtidas por bólidos da marca japonesa.
Correndo em asfalto conhecido, a Squadra Martino dominou o classificatório para a Endurance no Autódromo Juan y Oscar Gálvez. Manuel Sapag/Esteban Guerrieri e Juan Angel Rosso/Matias Milla disputaram a pole-position durante os dois grupos que foram à pista no quali. Com uma volta voadora já nos minutos finais, Rosso/Milla garantiram a posição de honra para a corrida de sábado, com Sapag/Guerrieri na segunda posição completando a dobradinha portenha. Raphael Reis e Nestor Girolami ficaram com a terceira posição.
Líder do campeonato, Pepe Oriola larga apenas da quinta posição e seu principal concorrente, Rodrigo Baptista de quarto.
O quali:
Os primeiros pilotos a tomarem a pista em Buenos Aires foram os titulares do grid do TCR South America. Pepe Oriola iniciou com #74 da W2 PROGP na liderança. Manuel Sapag tomou a primeira posição com metade do tempo percorrido para os pilotos do grupo A e Raphael Reis marcou o terceiro tempo, prontamente superado por Juan Angel Rosso. Até então, os quatro melhores tempos eram de carros Honda.
Rosso colocou o #22 da Squadra Martino na primeira posição nos cinco minutos finais do treino e posteriormente foi superado por Sapag. A primeira parte do treino acabou com bandeira vermelha e registrou Sapag, Rosso, Oriola, Reis e Rodrigo Baptista no top5.
Na segunda parte do quali, a dupla de Lynk & Co da equipe PMO Motorsport foram os primeiros a tomar a pista no grupo B. As primeiras movimentações do grupo levaram a dupla Baptista e Tom Coronel para a terceira posição. A liderança seguia com Sapag/Esteban Guerrieri. Rosso e Matias Milla eram segundos e Nestor Girolami voltava a dupla do #77 para a terceira posição. Pedro Aizza e Damián Fineschi subiram para a quinta posição, derrubando ainda mais a dupla de Oriola e Martin Ryba no grid.
Rosso/Milla assumiram a liderança no fim da sessão, deixando Sapag/Guerrieri na segunda posição e Reis/Girolami na terceira posição.
O que eles disseram:
“Foi uma ótima volta tanto minha quanto do Rosso. Agradeço pelo convite de estar aqui. Feliz em correr com referências do automobilismo argentino. O carro é complicado de guiar e a temperatura variou muito. Muito feliz com a pole e vamos comemorar, amanhã é um novo dia e pretendemos transformar a pole em vitória.”
Matias Milla
“Foi um bom quali, até a última hora não sabíamos quem ia para a pista e não estávamos com muitos pneus disponíveis. Não conhecia o carro e usei a primeira volta para limpar o pneu e conseguir uma volta boa. O Milla conseguiu uma ótima volta que nos colocou na pole da somatória dos tempos.”
Juan Angel Rosso
“Muito feliz pelo desempenho da equipe. Fizemos um bom trabalho ao longo do dia, estávamos na liderança até o minuto final e escapou. Amanhã teremos 40 voltas para passar um carro e conseguir a vitória.”
Manuel Sapag
“Foi por muito pouco que a pole escapou de nós. Minha saída não foi tão boa, peguei trânsito na segunda volta e não consegui melhorar o tempo. Contente mesmo assim, a corrida é longa e tudo pode acontecer.”
Esteban Guerrieri
“Sensação de decepção. Tínhamos potencial em brigar pela pole, saímos com um jogo para cada volta e perdi a segunda por uma bandeira vermelha, quase abortei a volta, mas completei ela e ajudou nosso resultado. Pensando em campeonato estamos em uma boa posição, largando na frente dos nossos principais concorrentes ao título. Hora de pensar na corrida e pontuar o máximo possível.”
Raphael Reis
“Um quali um pouco caótico eu diria, a bandeira vermelha terminou o quali do Rapha mais cedo, normalmente se abre mais uma volta nessa circunstância. Perdemos alguns décimos com essa confusão, mas vamos largar de terceiro, consegui uma boa volta que nos deixou em terceiro na classificação.”
Nestor Girolami
Cronograma – Etapa 6 – Buenos Aires:
Sábado – 13 de novembro
12h Warmup
16h Corrida (40 voltas ou 1h)
TV – TCR South America – Etapa 6:
Sábado:
16h00 Corrida Endurance por FOX Sports (Brasil), TCR TV (Região) TyC Sports y TyC Sports Play (Argentina)
–
Fonte: LF Press.
Foto: Divulgação