Stock Car – É Velopark. Mas parece Brasília.
Pilotos da Stock Car treinam com sol a pino e temperatura ambiente acima dos 30º; dentro do carro deu para fazer um omelete de tanto calor.
A Stock Car iniciou nesta sexta-feira as atividades de pista para a terceira etapa do ano, no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). No entanto, o clima fazia qualquer um se sentir em Brasília (DF). No pico da temperatura ambiente, às 14h, os termômetros estouraram os 32ºC – o que faz a temperatura dentro dos carros ultrapassar a barreira dos 60ºC (isso contando com o bafo quente que vem do motor e a vedação do carro).
Ou seja, isso nos faz concluir que o componente mais importante do fim de semana é o tubo preso na janela do motorista no qual o ar entra de fora e vai direto no rosto do piloto. Sem ar-condicionado nos carros, é isso e a roupa anti-chama especial com serpentinas ligadas a uma caixa de água gelada (que vai esquentando com o passar do tempo).
“Nem a gente de Brasília, que está acostumado com esse calorão, aguenta! No ano passado também fez um belo calor – a corrida foi realizada mais ou menos na mesma época do ano. Mas é aquela coisa, quando faz frio aqui no Velopark, as temperaturas baixam dos 5ºC e com o vento tradicional daqui a situação piora. Então é melhor ficarmos no calor, mesmo!” brinca Lucas Foresti, da Cimed Racing, já acostumado com esse tipo de situação.
O mais rápido do dia foi o paranaense Julio Campos. Os treinos prosseguem amanhã, de novo com temperatura na casa dos 32ºC. Haja gelo!
Horários do fim de semana no Velopark:
Sábado, 21 de abril
9h40: Treino Livre 3
13h00: Classificação
Domingo, 22 de abril
12h20: Corrida 1
13h35: Corrida 2
Fonte: Bruno Vicaria
Foto: Marcus Cicarello