Vitória e recorde de pontos em Curvelo colocam Felipe Fraga de volta à briga na Stock Car
Piloto da Cimed Racing venceu a corrida principal e chegou na quarta colocação na corrida 2, fazendo 44 pontos, novo recorde na Stock Car; campeonato chega à metade e terá desafios em pistas inéditas, como Velocittá e Buenos Aires
O “primeiro turno” da Stock Car foi encerrado ontem em Curvelo com a volta de um importante personagem como possível protagonista na briga pelo título de 2017: o atual campeão Felipe Fraga. O piloto da Cimed Racing venceu a corrida principal e ainda conquistou um quarto lugar na prova 2, estabelecendo o novo recorde de pontos: 44 – superando em quatro a marca anterior, que pertencia ao líder Daniel Serra. Os dois pilotos, por sinal, são os únicos a terem vencido mais de uma corrida em 2017, mostrando o forte equilíbrio da Stock neste ano.
O impressionante desempenho do mais jovem campeão da Stock Car no Circuito dos Cristais também foi responsável por um salto importante na tabela de classificação. Fraga agora é o sexto colocado, com 123 pontos. Até o více-líder, Thiago Camilo, são muitos pilotos embolados – são 34 pontos. Já para Serra, a distância é maior, de 55 pontos.
Cada etapa da Stock Car tem 50 pontos em jogo possíveis para cada piloto, sendo 44 o máximo já alcançado na temporada 2017, justamente por Fraga em Curvelo. Restam seis etapas até o final do ano, sendo cinco como rodadas duplas e a final em Interlagos valendo o dobro (60 pontos) em uma prova única.
Além disso, muitas provas serão disputadas em circuitos onde a Stock Car nunca correu – caso da próxima, no Velocittá (no interior de São Paulo) – ou onde há mais de dez anos não disputa provas, caso do autódromo de Buenos Aires, na Argentina, que recebe a categoria brasileira no dia 1 de outubro.
“O final de semana em Curvelo foi perfeito para mim. A Cimed Racing mostrou porque é a atual bicampeã de pilotos e equipes e entregou um carro incrível. Ainda é cedo para falar em disputa do título porque 55 pontos até o líder é uma diferença bem significativa, mas fico contente em acharmos o mesmo ritmo que tivemos no ano passado, quando fui campeão”, diz o piloto do Tocantins, que tem duas vitórias na temporada (Velopark e Curvelo).
“Ainda faltam seis etapas, sendo cinco rodadas duplas e uma prova valendo em dobro, então a disputa vai ser bem emocionante nesta segundo turno da Stock Car”, diz Fraga, que tem ótimo retrospecto quando a categoria disputa provas em circuitos novos: foram duas vitórias em Curvelo e também na reinauguração de Goiânia.
O “segundo turno” da Stock Car começa já na semana que vem, com os primeiros treinos do GP do Velocittá, em Mogi Guaçu (SP), onde a sétima etapa do ano será disputada no dia 7 de agosto.
Classificação da Stock Car (top-10):
1- Daniel Serra – 178
2- Thiago Camilo – 157
3- Max Wilson – 148
4- Átila Abreu – 136
5- Ricardo Maurício – 129
6- Felipe Fraga – 123
7- Rubens Barrichello – 121
8- Cacá Bueno – 115
9- Marcos Gomes – 106
10- Julio Campos – 75
Fonte: RF1
Foto: Bruno Terena