Truck – A categoria da Fórmula Truck cresce acima do esperado
A temporada de 2024 da categoria de caminhões com maior grid do mundo superou todas as expectativas
A temporada de 2024 da Fórmula Truck foi um sucesso. Cresceu além do esperado, superando todas as expectativas. A afirmação é de Gilberto Hidalgo, presidente da GT Truck, empresa promotora e organizadora da categoria.
Gilberto Hidalgo salienta que o número de participantes cresceu em todas as etapas, o que levou a separação das categorias, com provas exclusivas na GT Truck (caminhões com motor eletrônico) e F-Truck (motores com bomba injetora). “Foi um crescimento absurdo, além do esperado. Isto nos leva a limitar o número de vagas para a temporada de 2025. Os regulamentos estão sendo revisados e serão liberados em breve”, acentua Gilberto.

Em termos esportivo, a temporada também foi um sucesso. “A competitividade foi um dos ponto alto. Todas as etapas tiveram disputas empolgantes e os campeões das duas categorias só foram conhecidos na última etapa, tanto no Campeonato Interestadual quanto na Copa Mercosul. A Copa SpeedMax, prova extracampeonato também empolgou”, destaca Gilberto Hidalgo.
O gaúcho Rafael Fleck conquistou o título da categoria GT Truck no Campeonato Interestadual, tendo como vice-campeão o paranaense Pedro Muffato. O catarinense Túlio Bendo se classificou em terceiro, seguido de Alex de Andrade Vieira (SP), em quarto; Everton Fontanella (SC), em quinto; e Jorge Mauricio Ribeiro (RS), em sexto. Na categoria F-Truck, o paranaense Márcio Rampon confirmou o título, sagrando-se tricampeão. O gaúcho Douglas Collet conquistou o título de vice-campeão, ao passo que o paranaense Carlos “Duda” Conci se classificou em terceiro. Thiago Mânica (PR) obteve a quarta colocação; Geovani Ferreira Tavares dos Santos (Paraguai), a quinta; e a Fabrício de Assis Rossato (PR), a sexta.

Rafael Fleck também é o campeão da categoria GT Truck na Copa Mercosul. Pedro Muffato é o vice-campeão, enquanto que o paranaense João Batista “Santa Helena” dos Santos ficou com o terceiro lugar. Everton Fontanella (SC), se classificou em quarto; seguido de Alex de Andrade Vieira (SP) e Túlio Bendo (SC), que foram quinto e sexto respectivamente. A categoria F-Truck teve como campeão o gaúcho Douglas Collet; com os paranaense Márcio Rampon e Fabrício Rossato em segundo e terceiro. O quarto colocado é Thiago Mânica (PR), o quinto, Gustavo Mânica (PR), e o sexto, Geovani Tavares dos Santos (Paraguai).
Temporada 2025
As emoções da temporada 2025 da Fórmula Truck já tem data para começar. Será no dia 16 de fevereiro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e se encerrará no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná, no dia 7 de dezembro. Serão 10 etapas ao longo do ano, passando por São Paulo, Uruguai, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná.
A Fórmula Truck 2025 terá promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas. Master Power e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Classificação final do Campeonato Interestadual
Categoria GT Truck
- 1º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania,, com 660 pontos
- 2º) Pedro Muffato (Cascavel-PR), Scania, 613
- 3º) Tulio Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, 595
Categoria F-Truck
- 1º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, com 560 pontos
- 2º) Douglas Collet (Casca-RS), Scania,, 550
- 3º) Carlos Eduardo Conci (Cafelândia-PR), Ford Cargo, 515
Classificação final da Copa Mercosul
Categoria GT Truck
- 1º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, com 290 pontos
- 2º) Pedro Muffato (Cascavel-PR), Scania, 245
- 3º) João Batista “Santa Helena” dos Santos Filho (Colombo-PR), DAF, 240
Categoria F-Truck
- 1º) Douglas Collet (Casca-RS), Scania, com 300 pontos
- 2º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, 270
- 3º) Fabricio Rossato (Campo Largo-PR), Volkswagen, 250
Pré-calendário da Fórmula Truck para a temporada 2025
- 16 de fevereiro – São Paulo (SP)
- 16 de março – Rivera (Uruguai)
- 13 de abril – Guaporé (RS)
- 18 de maio – Cascavel (PR)
- 15 de junho – Campo Grande (MS)
- 3 de agosto – A definir
- 14 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS)
- 12 de outubro – Tarumã (RS)
- 9 de novembro – Londrina (PR)
- 7 de dezembro – Cascavel (PR)
–
Fonte: LAS Press.
Foto: Tiago Soares



