F1: Triunfo italiano para Kimi no Grande Prêmio Pirelli em Monza

Kimi Antonelli venceu o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 da Pirelli. O piloto da Mercedes garantiu a vitória em sua corrida em casa graças a uma recuperação espetacular após largar em décimo nono lugar no grid devido a uma penalidade. Seu companheiro de equipe, George Russell, terminou em segundo, enquanto Max Verstappen ficou em terceiro. Os três, juntamente com Simone Resta, representando a equipe de Stuttgart, levantaram o troféu FRAGILE.
Uma bandeira vermelha após a terceira volta permitiu que todos os pilotos trocassem os pneus com os quais haviam largado. Antonelli, que largou com pneus duros, trocou para médios durante a parada. Russell fez exatamente o oposto, mas completou a corrida com os pneus C3 que estavam em uso naquele momento. Antonelli, por sua vez, adotou uma estratégia diferente, aproveitando o Safety Car Virtual na volta 29 para parar nos boxes e colocar um novo jogo de pneus médios. Verstappen também parou durante o período de neutralização, trocando os pneus médios pelos duros. O holandês havia largado com pneus macios.

O Grande Prêmio aconteceu em condições particularmente quentes, com temperaturas do ar chegando a cerca de 34°C e temperaturas da pista acima de 50°C. Os três compostos de pneus foram utilizados durante a corrida. Valtteri Bottas e Sergio Pérez completaram o maior número de voltas com um único jogo de pneus macios, totalizando 24 voltas. Yuki Tsunoda, Lewis Hamilton e Gabriel Bortoleto completaram o maior número de voltas com um único jogo de pneus médios, chegando a 50 voltas. Sete pilotos percorreram a mesma distância com um jogo de pneus duros.
Graças à sua vitória em Monza, Antonelli ampliou sua vantagem na liderança do Campeonato de Pilotos sobre o segundo colocado, George Russell. O italiano agora lidera a classificação com 267 pontos, enquanto o britânico está em segundo lugar com 201, 66 pontos atrás.
DARIO MARRAFUSCHI – DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“Esperávamos uma corrida em que os três compostos seriam opções estratégicas viáveis, e foi exatamente o que aconteceu. As equipes tiveram a oportunidade de adotar abordagens diferentes, a ponto de o grid de largada apresentar um cenário particularmente variado. Vimos pilotos largando com cada um dos compostos disponíveis, com diferentes estratégias se desenvolvendo ao longo da corrida. Aqueles que optaram cedo pelos compostos duro ou médio conseguiram completar a maior parte da distância da corrida com tranquilidade, graças aos níveis extremamente baixos de degradação.”
Os dados coletados confirmaram o que havíamos observado nos dias anteriores. Mesmo durante as disputas mais intensas, com inúmeras ultrapassagens e algumas travadas de pneus, não surgiram problemas significativos relacionados ao desgaste. Observamos, no entanto, alguma granulação nos pneus, com comportamentos diferentes de equipe para equipe, demonstrando o quanto o fenômeno foi influenciado pelas características individuais de cada carro e pela gestão do stint.
O Safety Car Virtual inevitavelmente limitou a oportunidade de coletar mais informações sobre o C5 em condições de pista longa, mas os jogos de pneus usados pelos pilotos que completaram os stints mais longos com o composto macio mostraram baixa degradação, em linha com as expectativas. O eixo traseiro, sem dúvida, se beneficiou das longas retas de Monza, que ajudaram a conter o superaquecimento dos pneus sob tração, apesar das altas temperaturas da pista.
De forma geral, o desempenho de toda a gama foi extremamente positivo, permitindo que os pilotos acelerassem ao longo da corrida, promovendo disputas acirradas e inúmeras oportunidades de ultrapassagem. Presenciamos uma corrida repleta de ação, caracterizada por estratégias variadas, exatamente o tipo de cenário que buscamos ajudar a criar.
Parabéns a Kimi Antonelli que, depois de subir na classificação desde a penúltima posição do grid, conseguiu garantir a vitória com uma corrida de recuperação extraordinária, completando 26 ultrapassagens e aproveitando um período de Safety Car Virtual para colocar um novo jogo de pneus médios que lhe permitiu alcançar e ultrapassar seu companheiro de equipe antes da bandeirada. Seu sucesso trouxe um piloto italiano de volta ao lugar mais alto do pódio em Monza pela primeira vez em sessenta anos.”
FÓRMULA 2
Joshua Durksen venceu a corrida de Fórmula 2 deste domingo na Itália. Em Monza, Durksen conseguiu manter-se à frente do companheiro de equipe Rafael Camara, que terminou em segundo. Noel León completou o pódio em terceiro lugar. Durksen largou com pneus supermacios antes de trocar para os macios na sexta volta. O companheiro de equipe Camara parou nos boxes duas voltas depois para fazer a mesma troca. León parou na sétima volta, o que significa que as estratégias dos três primeiros colocados foram muito semelhantes.
FÓRMULA 3
A corrida principal da Fórmula 3 em Monza foi vencida por Nicola Lacorte. Tuukka Taponen terminou em segundo lugar e Taito Kato em terceiro. Freddie Slater mantém a liderança do campeonato após esta etapa, com 141 pontos, enquanto Ugo Ugochukwu ocupa a segunda posição na classificação, com 126 pontos. No Grande Prêmio de Madri, a programação da Fórmula 3 inclui a última corrida sprint da temporada, além de duas corridas principais.
–
Fonte: Pirelli Press.
Foto: Pirelli Midia




