EuroNascar: O Rei Está de Volta ao Topo: Vittorio Ghirelli Começa a Defesa do Título da NASCAR Euro Series V8GP de 2026 com o Pé Direito
Vittorio Ghirelli resistiu à pressão de Garrett Lowe e Nelson Piquet Jr. para vencer a 2ª etapa do V8GP. O bicampeão lidera a classificação do NASCAR Euro Series V8GP após duas ótimas corridas na Espanha.

- Vittorio Ghirelli deixou a Espanha como líder do campeonato V8GP.
- Garrett Lowe perseguiu Ghirelli nas fases finais da corrida.
- Nelson Piquet Jr. conquista um pódio histórico pela primeira vez no V8GP.
O atual campeão da NASCAR Euro Series V8GP está de volta ao topo. Vittorio Ghirelli conquistou sua primeira vitória de 2026 na segunda etapa do GP da Espanha da NASCAR, graças às melhorias feitas pela PK Carsport no Chevrolet Camaro nº 24, permitindo ao piloto italiano garantir o triunfo. Enquanto seus rivais enfrentavam problemas técnicos, Ghirelli não cometeu erros e resistiu à pressão de Garrett Lowe e Nelson Piquet Jr. para conquistar sua 16ª vitória na categoria principal do campeonato europeu oficial da NASCAR.

“Foi uma corrida incrível! Tivemos um pouco de sorte, pois Paul Jouffreau teve alguns problemas, já que estava muito rápido. Os caras da PK Carsport são os melhores, tivemos alguns problemas com um eixo quebrado ontem e eles trabalharam duro a noite toda. Ficaram acordados até as 4 da manhã e agora conseguimos alcançar os resultados. Ainda há uma longa batalha pela frente, mas estamos prontos para ela”, disse Ghirelli, calmo esereno, na Victory Lane.
Lowe pode ter perdido a chance de conquistar sua primeira vitória no V8GP, mas não se entregou sem lutar, tanto literal quanto figurativamente. O americano se sentiu mal ao acordar no domingo de manhã, mas colocou o capacete na hora da corrida e deu a Ghirelli um desafio memorável. O piloto do Chevrolet #99 da BS+BREMOTION se manteve na cola do italiano e terminou apenas 0,661 segundos atrás, garantindo o segundo lugar na classificação geral e o primeiro lugar no Troféu Júnior.
Nelson Piquet Jr. coroou sua estreia na NASCAR Euro Series com um troféu. O brasileiro comemorou sua nova aventura com a Alumitec Racing e se mostrou animado para ver o que o futuro reserva para a equipe do Ford Mustang #48. Após os incidentes de sábado, Thomas Krasonis e Julien Rehberg se recuperaram e garantiram as cinco primeiras posições, acompanhando Lowe no pódio do Junior Trophy.
Thomas Toffel e Vinnie Meskelis, que terminaram em sexto e sétimo lugares, também avançaram na classificação. Meskelis conquistou os pontos de bônus por ter subido mais posições, com um ganho de 16 lugares, uma posição a mais que Rehberg e Toffel. Sebastiaan Bleekemolen, em oitavo lugar, ajudou sua equipe #69, a Team Bleekemolen Toyota, a vencer o Campeonato de Equipes de Endurance. Jack Davidson e Logan Bearden completaram os dez primeiros colocados.
A vitória na categoria especial Challenger Trophy ficou com Giovanni Cartechini, que se recuperou de uma rodada na primeira volta para terminar à frente de Alex Caffi e Brad Ranson, que ficaram em 14º lugar. Paul Jouffreau e Jordan O’Brien tiveram azar e viram suas chances de vitória evaporarem com um furo de pneu e problemas no eixo traseiro, respectivamente, enquanto lideravam a corrida.
Gianmarco Ercoli teve que parar seu carro no final da reta de chegada. O italiano lutou com o carro na pista sem direção hidráulica, caindo da liderança para a 12ª posição na classificação final. O italiano foi atendido no centro de imprensa à beira da pista e liberado. “Estou bem”, disse ele, voltando para o paddock.
A vitória na segunda etapa do V8GP garantiu a Vittorio Ghirelli a liderança do campeonato com 74 pontos, uma vantagem crucial para a nova etapa, que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio no Circuito Paul Ricard, na França. Garrett Lowe, líder do Junior Trophy, é o adversário mais próximo, com uma diferença de cinco pontos, seguido por Ercoli, nove pontos atrás, em terceiro. Jack Davidson e Sébastien Bleekemolen completam os cinco primeiros colocados. Logan Bearden, Thomas Krasonis, Nelson Piquet Jr., Paul Jouffreau e Marc Goossens ocupam as dez primeiras posições, enquanto Giovanni Cartechini lidera o Challenger Trophy na 15ª posição.

Toda a ação na Espanha é apenas o prelúdio para o que está por vir, já que o campeonato europeu oficial da NASCAR deu as boas-vindas ao retorno do NASCAR GP da França como a próxima etapa de 2026. Certifique-se de acompanhar o site oficial e as redes sociais da NASCAR Euro Series para as últimas atualizações e, se você perdeu as corridas ao vivo, visite www.nascar.eu/watch para descobrir onde encontrar os melhores momentos de uma série incrível de corridas no Circuito Ricardo Tormo.
–
Fonte: WNES
Foto: Bart Dehaese/ Nina Weinbrenner




