Turismo Nacional – No Velopark, Victor Manzini vai aos dois pódios do sábado na categoria B da Turismo Nacional
Em sua primeira vez na pista gaúcha, piloto paulistano foi o 4º colocado nas corridas 1 e 2 e o 3º nas provas 3 e 4
O primeiro dia da sexta etapa do Campeonato Overall e quinta do Campeonato Sprint da Turismo Nacional, no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), neste fim de semana, trouxe quatro corridas de 15 minutos mais uma volta bem movimentadas. As duas primeiras foram disputadas sob chuva. As duas vespertinas tiveram pista seca, e até sol na hora dos pódios no fim da tarde.
Em sua primeira vez no Velopark, o estreante Victor Manzini, da Equipe RMCP (Roberto Manzini Centro Pilotagem), terminou em 4º lugar no pódio da B nas provas 1 e 2, em que venceu na categoria Rookie na primeira e foi o 3º colocado na segunda. No pódio das corridas 3 e 4, foi o 3º na B, e terminou as duas provas em 2º lugar na Rookie.
“As corridas 1 e 2 foram boas, tivemos problema no carro no fim da segunda depois que levei uma batida lateral. Toques acontecem mesmo, nos prejudicou um pouco. À tarde o carro estava bom. Na largada da prova 3 acabei dando um toque em um carro à minha frente ao escapar de acidente na primeira curva. No meio da corrida o carro ficou meio difícil de guiar, saindo um pouco de frente. Contornei a situação para me manter na pista e pontuar”, descreve Victor Manzini, que gostou bastante do circuito do Velopark, técnica e de baixa média velocidade.
Roberto Manzini, chefe da Equipe RMCP, explica a situação do carro: “Houve uma pane no sistema de alimentação na penúltima volta da corrida 2. A batida lateral que o Victor levou na corrida 2 e o toque ao se safar de acidente no início da corrida 3 afetaram um pouco o carro. Estamos revisando mecânica e funilaria para as corridas de domingo”.
Classificação – Na início da manhã de sábado, sob tempo seco, foi feita a tomada de tempos para o grid de largada, pois não houve condições de ser realizada no fim da tarde de sexta-feira, por conta do temporal que caiu no circuito gaúcho. Victor fez a disputou o qualy com forte indisposição estomacal, para largar da 11ª posição com o Peugeot 208 #117 da categoria B.
Provas 1 e 2 – No fim da manhã, a corrida 1 começou ainda com pista seca, mas a chuva começou a cair já na primeira volta e foi aumentando. Victor Manzini caiu para a 18ª posição, voltou para a 10ª, protagonizou intensa defesa dessa posição por várias voltas na metade da corrida, e se safou de uma batida entre outros carros à sua frente na 11ª volta. Terminou em 13º lugar na classificação geral, em 3º lugar na B, e em 1º lugar na categoria Rookie, que reúne estreantes.
Disputada a seguir, a corrida 2 foi iniciada com safety car, começou a valer na segunda volta, e a chuva ficou novamente forte na terceira. Na quinta volta, Victor contornou uma confusão entre outros dois carros no fim da reta oposta, que levou o safety car à pista, mas o #117 foi albaroado lateralmente por um deles. A corrida voltou a ter bandeira verde sob forte chuva, e o safety car voltou à pista na mesma volta. Victor, que caiu para 14º, acabou em 18º lugar na geral, 5º na B e 3º na Rookie já recolhido aos boxes, por conta da pane que surgiu no sistema de alimentação.
Provas 3 e 4 – Para ele, as provas da tarde foram de recuperação. Na corrida 3, largou da 18ª posição, conseguiu escapar de uma batida entre outros carros logo na curva 1, embora tenha dado um leve toque em um adeversário à sua frente, em acidente que levou novamente o safety car à pista até a quinta volta. Victor acabou em 15º lugar na geral, em 4º na B e em 2º lugar na Rookie. Sem maiores incidentes, a corrida 4 terminou com o #117 na 15ª posição na geral, em 3º na B, e em 2º na Rookie.
Presença feminina – Nesta etapa do Velopark, pela primeira vez a Equipe RMCP teve a presença de uma mulher em função técnica, com a estudante de engenharia Patricia Alencar, que é a primeira mecânica do sexo feminino na Stock Car, na equipe Amattheis MotorSport/Ipiranga Racing, estagiando na área de dados.
“Ela chegou somando com o Moisés Rocha, nosso engenheiro de dados, e com o Pierre Manzini, também estudante de engenharia e nosso auxiliar de mecânica. Nossa equipe terá quatro carros na Turismo Nacional em 2025 e será necessário termos dois engenheiros de dados. Estamos nos preparando para isso”, conta Roberto Manzini.
Campanha de trânsito – Nesta etapa, o Peugeot 208 #117 teve seus habituais tons de azul trocados por um vibrante amarelo para divulgar o Curso On-Line de Direção Defensiva oferecido na campanha da Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, pela parceria entre a ENS (Escola de Negócios e Seguros), a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) e a Roberto Manzini Centro Pilotagem, dona da equipe de Victor Manzini.
“O curso dura uma hora, é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa habilitada no site da ENS. No primeiro módulo, os temas são diferenças entre direção preventiva e defensiva, distrações ao volante, ergonomia na direção, maneiras corretas de trocar marchas, de frear, de fazer curvas e ultrapassagens com segurança, como enfrentar aquaplanagem, qual é a melhor combinação de pneus, como fazer a calibragem certa, e um checklist preventivo, entre outros assuntos”, explica Victor Manzini, que corre com patrocínio da Roberto Manzini Blindagens.
O segundo módulo do curso foca informações relativas às melhores maneiras de lidar com seguros para veículos. Depois disso, se as pessoas quiserem, pagando uma taxa de R$ 100, podem prestar exame para obter um certificado, que poderá ser usado para obter descontos na contratação de serviços de seguradoras que venham a fechar parcerias com a ENS, reproduzindo no Brasil uma modalidade muito praticada nos Estados Unidos.
–
Fonte: EC Press.
Foto: Ricardo Saibro