Rally – No Dakar 2024 a BBR Motorsport terá os brasileiros Gunter Hinkelmann /Fabrício Bianchini no elenco
Equipe terá reforço de Marcelo Tiglia Gastaldi/Carlos Sachs (Brasil), Rodrigo Varela/Ênio Bozzano (Brasil) e Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (Espanha) na maior e mais desafiadora prova cross-country do mundo.
A competição de rali mais tradicional do planeta promete ser a disputa mais longa e mais difícil já realizada desde a mudança para a Arábia Saudita, o Dakar 2024 terá a sua 46ª edição partirá deserto adentro. A primeira de 12 provas (especiais) será a realização do prólogo na cidade de AlUla, na primeira sexta-feira do ano em 28 quilômetros de percurso. Duas semanas depois, em 19 de janeiro, a chegada, em Lambo, com o trajeto atravessando a Arábia Saudita e, depois, voltando ao oeste do país.
Pela equipe francesa BBR Motorsport estarão representantes brasileiros entre os competidores dos veículos leves estão: Gunter Hinkelmann/Fabrício Bianchini (#343/ Challenger), Marcelo Tiglia Gastaldi/Carlos Sachs (#318 / Challenger), Rodrigo Varela/Ênio Bozzano (#416/SSV) e a dupla espanhola Cristina Gutierrez/Pablo Moreno Huete (#306/Challenger).
Gunter e Fabrício desembarcarão em terras sauditas no dia 03 de janeiro para o início das atividades prévias da largada propriamente dita, entre elas, as vistorias técnicas e administrativas, shakedown, largada promocional e prólogo que definirá a ordem de largada da primeira etapa.
“Estamos muito felizes em representar o Brasil pela primeira vez em uma das mais importantes competições mundiais do off road. Essa é uma prova dura e longa, mas estamos embalados pelos bons resultados ao longo de 2023, não podemos subestimar o enorme desafio que temos pela frente, mas vamos em busca do pódio”, disse o piloto Gunter Hinkelmann.
O Dakar é o maior rali off-road do mundo e acontece sob regulamento do W2RC, o Mundial organizado pela FIA que conta com cinco etapas. A distância total percorrida pelos competidores do Dakar 2024 é de 7.891 km, nos quais 4.727 km são de especiais cronometradas. A novidade em 2024 é a criação de uma etapa de 48 horas em que os competidores têm até às 16h para alcançarem um dos oito acampamentos para passar a noite. Assim, recebem duas horas para reparos nos veículos e têm suprimentos para dormir e completar a especial a partir das 7 horas da manhã do dia seguinte.
O Dakar 2024 conta com 778 inscritos divididos em oito categorias: motos, quadriciclos, carros, Challenger (UTVs T3), SSV (UTVs T4), Caminhões, M1000 (veículos protótipos) e Clássicos (veículos antigos).
EQUIPE BBR MOTORSPORT:
- Driver: Gunter Hinkelmann
- Co-Driver: Fabrício Bianchini
- Car: UTV T3 Max /FIA Taurus – MCE-5
- Category: Challenger
- Number: #343
- Partners: Motul / Espaço Terapêutico 333 / MSL Group / Sparco
- Driver: Rodrigo Varela
- Co-Driver: Enio Bozzano
- Car: Can-Am Maverick
- Category: SSV
- Number: #416
- Partners: Monster Energy / Divino Fogão
- Driver: Marcelo Tiglia Gastaldi
- Co-driver: Carlos Sachs
- Car: Taurus T3 Max – MCE-5
- Category: Challenger
- Number: #318
- Partners: Nova Era Supermercados / Pátio Gourmet / Baja.Tek / Sachs Eventos
- Driver: Cristina Gutierrez
- Co-Driver: Pablo Moreno Huete
- Car: Taurus T3 Max
- Category: Challenger
- Number: #306
- Partners: Redbull / BF Goodrich / KMC / Santander / Sparco
BBR SPONSORSHIP: Motul Matador / Milwaukee Tools France / One Bond / Norton
ROTEIRO DAKAR 2024
- 05/01 – Prólogo – Alula > Alula
- Deslocamentos > 130 km – Especial > 28 km
- 06/01 – Etapa 1 – Alula > Al Henakiyah
- Deslocamentos > 127 km – Especial > 405 km
- 07/01 – Etapa 2 – Al Henakiyah > Al Duwadimi
- Deslocamentos > 192 km – Especial > 470 km
- 08/01 – Etapa 3 – Al Duwadimi > Al Salamiya
- Deslocamentos > 293 km – Especial > 440 km
- 09/01 – Etapa 4 – Al Salamiya > Al-Hofuf
- Deslocamentos > 332 km – Especial > 299 km
- 10/01 – Etapa 5 – Al-Hofuf > Shubaytah
- Deslocamentos > 609 km – Especial > 118 km
- 11 e 12/01 – Etapa 6 – SUPER ETAPA – 48h – Shubaytah > Shubaytah
- Deslocamentos > 234 km – Especial > 584 km
- 13/01 – Dia de descanso – Riad
- 14/01 – Etapa 7 – Riade > Al Duwadimi
- Deslocamentos > 390 km – Especial > 483 km
- 15/01 – Etapa 8 – Al Duwadimi > Saudar
- Deslocamentos > 220 km – Especial > 458 km
- 16/01 – Estágio 9 – Hail > Al Ula
- Deslocamentos > 222 km – Especial > 417 km
- 17/01 – Etapa 10 – Al Ula > Al Ula
- Deslocamentos > 238 km – Especial > 371 km
- 18/01 – Etapa 11 – Al Ula > Yanbu
- Deslocamentos > 107 km – Especial > 480 km
- 19/01 – Etapa 12 – Yanbu > Yanbu
- Deslocamentos > 153 km – Especial > 175 km
–
Fonte: Sig Com.
Foto: Photo Action/ Edo Bauer