Porsche – O piloto Lucas Salles faz volta espetacular e domina a sexta-feira da Porsche Cup C6 Bank Mastercard na Argentina
Carro #70 supera o vice-lider Marçal Müller por 332 milésimos em Termas de Río Hondo. Na Sprint Challenge, Eduardo Taurisano fecha dia na frente

Com uma volta espetacular, Lucas Salles foi o mais rápido nos treinos desta sexta-feira para a etapa internacional da Porsche Cup C6 Bank Mastercard no moderno Autódromo Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero, na Argentina. O piloto do carro #70, que corre na subcategoria Sport dentro da Carrera Cup, foi o único a entrar na casa de 1:42s. Com 1:42.749, Salles foi 332 milésimos mais rápido que o gaúcho Marçal Müller, vice-líder do campeonato. Rodrigo Mello completou a lista dos três primeiros.

Lineu Pires, também da subcategoria Sport, ficou com a quarta posição, à frente do paranaense Alceu Feldmann, o quinto. Nelson Monteiro fechou a lista dos seis primeiros colocados. Heptacampeão e maior vencedor da categoria, o gaúcho Miguel Paludo terminou a sexta-feira com o décimo tempo, a pouco mais de um segundo de Lucas Salles. Vale lembrar que, mesmo com tanta experiência, ele ainda busca sua primeira vitória em etapas no exterior da Porsche Cup C6 Bank Mastercard. Na Carrera Rookie, melhor tempo para Gustavo Farah, que marcou o 11º tempo no geral.

Na Sprint Challenge, o melhor tempo do dia ficou com Eduardo Taurisano, que vem embalado após duas vitórias na etapa de Sprint no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Com o tempo de 1:45.953, ele ficou 127 milésimos à frente de Antonella Bassani, segunda colocada do dia e a terceira no campeonato. Antonio Junqueira, da subcategoria Sport, fechou os três primeiros, à frente de Gustavo Zanon, o quarto.

Líder do campeonato e carregando lastro, Marcelo Tomasoni não teve uma boa sexta-feira. Ele conseguiu apenas o sexto tempo, mas oito décimos atrás da volta de Taurisano. A expectativa para ele fica agora para as classificações de sábado. Na Sprint Challenge Rookie, melhor tempo para Célio Brasil, que marcou o nono tempo no geral.

A categoria dos carros de corrida mais produzidos no planeta completa 56 provas fora do Brasil neste fim de semana. Vale lembrar que, neste fim de semana, saem as corridas de grid invertido no domingo e entram duas classificações para definir as posições de largada de ambas as provas, tanto da Carrera Cup quanto da Sprint Challenge, ambas disputadas na manhã de sábado. O formato dos qualis também muda: serão disputados em dois grupos, de acordo com as subcategorias, mas com apenas com o Q1. No total, 56 pontos estarão em disputa no traçado de 4.806 metros e 14 curvas é a sede da etapa sul-americana do Mundial de Motovelocidade.
As corridas da Porsche Cup C6 Bank Mastercard são transmitidas pela Band e Sportv, bem como pelos canais oficiais da categoria no Youtube, site oficial e Facebook.
O que eles disseram:
“Muito bom ir bem neste último treino antes do quali e da corrida, esse resultado deixa a gente ir dormir bem pensando em amanhã. A gente tinha pouco pneu nos treinos, então quando passamos um composto melhor ajuda muito nos contornos e nas frenagens. Este último treino foi muito bom para entender onde estamos em relação ao carro e a guiada.”
Lucas Salles
“Passamos pneu hoje, mas fizemos apenas uma volta rápida com ele. O carro não foi no caminho que esperávamos, então foi bom ter feito esse teste hoje, pois teremos tempo para testar um novo setup ajustado e brigar pela pole position.”
Marçal Müller
“Eu me preparei muito, é uma pista que eu gosto muito. Alguns dos meus melhores momentos na vida do automobilismo foram aqui no ano passado. Treinei muito na preparação para Termas, estava sofrendo um pouco no setor três, mas consegui me achar. Vamos brigar para largar na frente e disputar a vitória da corrida.”
Rodrigo Mello
“O plano é fazer igual ou melhor amanhã! Conseguimos um ótimo tempo e um ótimo setup aqui, mérito de toda a equipe que acharam uma configuração muito boa e conseguimos aproveitar muito bem os treinos. É um misto de sorte e esforço esse resultado.”
Gustavo Farah
“Achei uma pista muito boa, no primeiro treino de hoje ainda estava procurando o acerto ideal do carro, mas encontramos no finalzinho daquela atividade e que eu poderia melhorar um pouco na guiada. Estudei a telemetria para saber onde estava o tempo que eu poderia melhorar e consegui acertar algumas coisinhas que já nos colocaram na segunda posição. Ainda podemos evoluir no quali amanhã e achar a volta ideal. Foi um dia bom também pensando no campeonato, meus principais concorrentes ficaram atrás de mim, então é positivo.”
Antonella Bassani
–
Fonte: LF Press.
Foto: Luca Bassani