AutomobilismoPorsche

Porsche Cup – Com Grand Chelem, Enzo Elias vence em Interlagos e fica inalcançável em pontos na Carrera Cup

Nelson Marcondes ganha de ponta a ponta na Sprint Challenge; e Lineu Pires não pode mais ser alcançado em pontos na Carrera Rookie

Enzo Elias liderou todas as voltas depois de largar na pole da Carrera Cup em Interlagos, cravou a melhor volta da prova e venceu pela quinta vez em 11 corridas da categoria em 2022. Com os 22 pontos conquistados no evento suporte da GP São Paulo de F1, o brasiliense de 20 anos de idade não pode mais ser alcançado na pontuação da principal categoria da Porsche Cup C6 Bank Mastercard.

O título só pode lhe escapar se levar uma bandeira preta na corrida de domingo, na qual larga em segundo lugar, e ainda assim seria necessária uma combinação de resultados de outros competidores.

Foi um desfecho de temporada apoteótico para o piloto que começou o ano com um abandono logo na primeira corrida dos novos carros Porsche 911 GT3 Cup da geração “992” em solo brasileiro. Desde então, Enzo pavimentou sua temporada vencendo ao menos uma corrida a partir da segunda etapa. Na segunda metade do ano, ele terminou todas as provas em primeiro ou segundo lugares.

Não foi o único pole a triunfar neste sábado em Interlagos, porém.

Mais cedo, Nelson Marcondes converteu pole em vitória na prova da Sprint Challenge, correndo o tempo todo muito pressionado pelo líder do campeonato Raijan Mascarello. O vice-líder, Cristian Mohr terminou em terceiro e a disputa entre eles promete neste domingo, em prova que novamente terá Marcondes partindo da posição de honra.

Outro piloto que assegurou matematicamente a conquista neste sábado foi Lineu Pires, na divisão Carrera Rookie. Ele terminou a corrida em 16º no geral quarto na classe e também não pode mais ser alcançado na divisão.

Já na Carrera Sport a disputa no domingo será no confronto direto entre Franco Giaffone, vencedor da divisão no sábado com um sétimo lugar no geral, e Lucas Salles. Considerando a pontuação com descartes, eles estão separados por dois pontos e, na prática, quem terminar na frente ficará com a coroa no domingo.

Já nas divisões Challenge Sport e Challenge Rookie, os títulos chegaram a São Paulo definidos. Guilherme Bottura comemorou com mais uma vitória na divisão, enquanto Gustavo Zanon chegou a liderar, mas viu Junior Dinardi vencer pela classe na preliminar da Sprint Race da F1.

Neste domingo as duas corridas acontecem pela manhã, com a Challenge largando às 9h45. A Carrera, que terá Miguel Paludo partindo da pole, terá início às 11h20. A Band exibe as duas provas ao vivo, bem como o canal oficial da Porsche Cup C6 Bank Mastercard no Youtube. O Sportv exibe em VT, à tarde.

 

Carrera Cup

Enzo Elias defendeu bem a linha interna largando da pole, com Pedro Aguiar a seu lado. Werner Neugebauer achou uma trajetória por dentro e tentou avançar de terceiro para segundo, mas o carro #8 e o #20 tiveram contato lateral. Como consequência Werner acabou rodando e os carros que vinham atrás tentaram desviar como podiam. Pior para Marcelo Hahn, João Barbosa, Georgios Frangulis e Leo Sanchez, que acabaram abandonando com danos em seus carros assim como Neugebauer. Aguiar conseguiu retornar, mas na 19ª e última posição.

O safety-car foi acionado e os cinco primeiros eram Enzo, Miguel Paludo, Sylvio de Barros (liderando na Rookie), Renan Pizii e Chris Hahn. Concorrente ao título, Marçal Muller era apenas sétimo após perder terreno ao desviar do entrevero na primeira curva. Uma posição atrás vinha Lucas Salles, liderando na Sport.

Renan Pizii

A bandeira verde veio na volta 4, e Pizii logo tratou de passar De Barros no S do Senna para ser terceiro.

Enzo livrou 1s de Paludo. Pizii e De Barros vinham na sequência. Então um bloco de carros formado por Alceu Feldmann, Chris Hahn e Muller travava intensa batalha pelo quinto lugar. Hahn acabou levando a melhor e Muller acompanhou de perto. Logo atrás, disputa pelo oitavo lugar entre Salles e Franco Giaffone era decisiva pelo primeiro lugar na Sport.

Muller passou Hahn e De Barros na freada do S do Senna na volta 8, entrando com autoridade no top5.

Marçal Muller

Na volta seguinte Giaffone passou Salles no fim da reta Oposta, e os carros chegaram a ter contato lateral buscando espaço para contorno do Laranjinha, com o #3 prevalecendo na frente do #70.

Com os cinco primeiros separados por mais de 1s entre si, as principais disputas nas voltas finais envolveram a disputa pelo top10, protagonizadas por Francisco Horta, Nelson Monteiro e Pedro Aguiar.

Elias trouxe o carro com segurança para vencer a quinta dele no ano, com direito a melhor volta da prova. Paludo, Pizii, Muller e Hahn vieram a seguir. Em sétimo, Giaffone venceu na Sport. Uma posição atrás, Sylvio de Barros ganhou na Rookie.

 

Sprint Challenge

O pole Nelson Marcondes contornou o S do Senna em primeiro, enquanto Raijan Mascarello abortou a segunda perna da curva para retornar no mesmo segundo posto em que havia largado. Cristian Mohr era terceiro, seguido por Urubatan Jr e Daniel Correa. A seguir passou Caio Castro, que havia largado na segunda fila e perdeu posições na primeira volta.

Em nono, Guilherme Bottura fechou a volta inicial liderando na Sport e, em 12º Gustavo Zanon na Rookie.

Na segunda volta Daniel Correa escapou na curva do Sol, caindo de quinto para oitavo. Enquanto isso, Raijan pressionava Marcondes trazendo junto para briga Mohr, catapultado pela melhor volta na segunda passagem.

Os três ponteiros abriram a volta 3 separados por 0.6s. Raijan chegou a sinalizar por dentro no fim da reta, mas não mergulhou na freada do S do Senna. Na mesma volta, Daniel Correa recolheu o carro #69, dando adeus às suas ambições de título em 2022.

Marcondes conseguiu livrar 0.9s na volta 5, deixando os principais duelistas pelo título batalhando pelo segundo posto. Logo atrás, Marcelo Tomasoni, Urubatan Jr e Caio Castro vinham disputando cada palmo de asfalto em luta pelo quarto lugar.

Zanon rodou na tomada da Junção na volta 6 imediatamente à frente de Andre Gaidzinksi, que foi muito hábil para evitar o carro do adversário com uma desviada milimétrica. Como consequência, a liderança na Rookie passou para Nasser Aboultaif, que vinha em 14º.

A dez minutos da bandeirada, o pega da corrida era pelo décimo lugar, envolvendo Vina Neves, Marcio Mauro, Ayman Darwich e Josimar Junior. Ayman tentou uma trajetória por fora na subida do Café e faltou pista. Ele acabou levando na dianteira de seu carro o sinal de DRS indicativo da zona de abertura de asa na F1 e foi forçado a se retirar a seguir.

Mascarello emparelhou com Marcondes no fim da reta na abertura da volta 11, mas, por fora, teve que contornar o S do Senna atrás do líder. Urubatan Jr adotou a mesma estratégia para defender assédio de Caio Castro pela quinta posição, que vale o último lugar no pódio na Porsche Cup C6 Bank Mastercard.

Em sétimo e com pista livre até então, Bottura alcançou o grupo que disputava o quarto lugar na volta 12, mostrando apetite para mais que a vitória na Sport. Já pela Rookie, o líder era Junior Dinardi, em 12º.

Urubatan e Tomasoni tiveram contato lateral na tomada do S do Senna na volta 13. O primeiro abortou a segunda perna do S e o outro rampou na zebra interna. Caio Castro herdou as duas posições, avançando para quarto. Urubatan conseguiu retornar em quinto, mas Tomasoni caiu para sétimo atrás de Bottura.

Raijan passou as duas últimas voltas buscando linhas alternativas para passar Marcondes, especialmente no segundo trecho da pista. Mohr seguiu de perto, atento a qualquer oportunidade. Mas o #199 não deu brecha e venceu de ponta a ponta, recebendo a quadriculada com 0.158s de vantagem. Caio Castro e Urubatan completaram o pódio. Em sexto, o campeão da divisão Sport Bottura venceu novamente na classe, enquanto, em 12º, Dinardi prevaleceu na Rookie.

 

O que eles disseram:

“Estou sem palavras para este ano! Tomei um susto na largada e cheguei a ficar de lado na curva 1, mas deu para manter na pista e manter a liderança. O safety-car ficou bastante tempo na pista e consumiu bastante relógio, então sabia que o Miguel viria forte para a vitória. Mas, consegui um ótimo ritmo e abrir uma vantagem considerável, de quase 6s. Muito feliz, cinco vitórias na temporada e o tetracampeonato na Porsche Cup. Não tinha como terminar melhor do que isso, título na frente do autódromo cheio, na etapa da F1. Foi incrível em todos os quesitos! Agradeço a todos os meus patrocinadores, minha família e todos que estiveram comigo neste ano.”

Enzo Elias

 

“Era para ter sido um pouco mais tranquilo, os planos eram de largar na pole e abrir uma vantagem mais confortável. Largamos de pneu novo, na cera. Mas, não lembro qual volta foi, o vidro traseiro da porta direita saiu voando e atrapalhou a aerodinâmica, deixando o carro como se estivesse com um paraquedas, o que me deixou com 4km/h a menos no fim da reta. Tudo que conseguia abrir no miolo eu perdia nas retas, então não podia errar absolutamente nada.

Não é atoa que o Raijan lidera o campeonato e é o favorito para o título, o cara é muito rápido. Mas, foi uma realização de um sonho fazer as duas poles e vencer de ponta a ponta na semana da Fórmula 1. Pela primeira vez consegui a pole na geral em mais de 60 largadas na Porsche Cup. Foi muito especial até aqui, está sendo um final de semana de sonho.”

Nelson Marcondes

 

“Que corrida sensacional. Por muito pouco não veio a vitória, mas foi bom demais. Andamos bem, competitivos, e vieram os pontos que estava buscando. A tática segue a mesma, de correr com a calculadora no volante e marcando os principais concorrentes”

Raijan Mascarello

 

“Foi uma corrida muito boa, larguei bem e fui constante! Estávamos em um ritmo muito bom, eu Marcondes e Mascarello. Como era tudo muito igual, era muito difícil de ultrapassar, mas já consegui pensar no que fazer amanhã, precisamos melhorar um pouquinho para conseguir ir mais para frente.”

Cristian Mohr

 

“A corrida da F1 é a mais especial do ano, a arquibancada cheia, a energia e a pista perfeita. Larguei de P2 na classe e consegui escalar na geral, terminando em sexto e vencendo na Sport. Amanhã é possível sonhar com o pódio geral!”

Guilherme Bottura

 

“Foi uma corrida intensa, optamos por não usar pneu zero hoje, o que nos deixou em uma posição de atacar, mas sem muito o que fazer. O Enzo fez uma excelente corrida, ele me disse que usou o jogo de pneus coringa, que vamos usar amanhã saindo da pole. Foi uma boa prova, pulando de P4 para P2, agora vamos pensar em vencer amanhã a corrida considerada a mais importante do ano e tentar fechar a temporada na melhor posição possível. Não posso deixar de parabenizar o Enzo pela corrida e pelo título na Carrera Cup, fez um ótimo ano!”

Miguel Paludo

Resultados
Carrera Cup
1 – #73 Enzo Elias – 28m12s166
2 – #7 Miguel Paludo – a 5s856
3 – #16 Renan Pizii – a 8s659
4 – #544 Marçal Müller – a 9s934
5 – #26 Christian Hahn – a 11s236
6 – #1 Alceu Feldmann – a 16s011
7 – #3 Franco Giaffone (S) – a 16s997
8 – #5 Sylvio de Barros (R) – a 18s954
9 – #70 Lucas Salles (S) – a 19s916
10 – #77 Francisco Horta (S) – a 23s698
11 – #20 Pedro Aguiar – a 24s167
12 – #87 Nelson Monteiro (R) – a 25s055
13 – #80 Rouman Ziemkiewicz (S) – a 29s839
14 – #85 Eduardo Menossi (S) – a 33s176
15 – #33 Bruno Campos (R) – a 33s980
16 – #888 Lineu Pires (R) – a 34s790
17 – #9 Edu Guedes (R) – a 35s005
18 – #44 Gustavo Farah (R) – a 36s324
19 – #25 Paulo Sousa (R) – a 41s774
Não completaram:
#116 Marcelo Hahn (S)
#8 Werner Neugebauer
#88 Georgios Frangulis (S)
#17 Leo Sanchez (R)
#121 João Barbosa (R)
(S – Sport; R – Rookie)

Sprint Challenge
1 – #199 Nelson Marcondes – 27m10s998
2 – #80 Raijan Mascarello – a 0s059
3 – #3 Cristian Mohr – a 0s666
4 – #22 Caio Castro – a 6s711
5 – #1 Urubatan Jr. – a 9s641
6 – #117 Guilherme Bottura (R) – a 10s395
7 – #5 Marcelo Tomasoni – a 16s679
8 – #17 Ricardo Fontanari – a 18s472
9 – #21 Miguel Mariotti (S) – a 22s792
10 – #20 Vina Neves – a 23s855
11 – #77 Josimar Junior (S) – a 26s318
12 – #2 Junior Dinardi (R) – a 34s841
13 – #71 SangHo Kim (R) – a 36s064
14 – #99 Nasser Aboultaif (R) – a 46s109
15 – #33 Gustavo Zanon (R) – a 55s057
16 – #58 Claudio Simão (S) – a 59s357
17 – #55 Ramon Alcaraz (S) – a 1m04s374
18 – #74 Piero Cifali (R) – a 1m06s096
19 – #14 André Gaidzinski (S) – a 2 voltas
Não completaram:
#555 Ayman Darwich
#69 Daniel Correa
#11 Marcio Mauro
(S – Sport; R – Rookie)

Campeonatos (sem descartes):
Carrera Cup
1. #73 Enzo Elias, 184 pontos – matematicamente campeão
2. #544 Marçal Muller, 178
3. #7 Miguel Paludo, 149
4. #26 Christian Hahn, 144
5. #20 Pedro Aguiar, 128
6. #1 Alceu Feldmann, 122
7. #16 Renan Pizii, 118
8. #8 Werner Neugebauer, 105
9. #70 Lucas Salles, 80
10. #3 Franco Giaffone, 72
11. #888 Lineu Pires, 58
12. #87 Nelson Monteiro, 49
13. #29 Rodrigo Mello, 40
14. #88 Georgios Frangulis, 29
#85 Eduardo Menossi, 29
#80 Rouman Ziemkiewicz, 29
17. #77 Francisco Horta, 27
18. #116 Marcelo Hahn, 24
19. #5 Sylvio de Barros, 20
20. #33 Bruno Campos, 17
21. #9 Edu Guedes, 11
22. #121 João Barbosa, 6
23. #17 Leonardo Sanchez, 5
24. #44 Gustavo Farah, 4
#25 Paulo Sousa, 4

Carrera Cup Sport
1. #70 Lucas Salles, 99 pontos
2. #3 Franco Giaffone, 97
3. #85 Eduardo Menossi, 63
4. #77 Francisco Horta, 59
5. #88 Georgios Frangulis, 57
6. #80 Rouman Ziemkiewicz, 47
7. #116 Marcelo Hahn, 36

Carrera Cup Rookie
1. #888 Lineu Pires, 99 pontos – matematicamente campeão
2. #87 Nelson Monteiro, 90
3. #33 Bruno Campos, 76
4. #9 Edu Guedes, 58
5. #5 Sylvio de Barros, 45
6. #44 Gustavo Farah, 42
7. #121 João Barbosa, 40
8. #25 Paulo Sousa, 36
9. #17 Leonardo Sanchez, 27

Sprint Challenge
1. #80 Raijan Mascarello, 156 pontos
2. #3 Cristian Mohr, 143
3. #5 Marcelo Tomasoni, 127
#199 Nelson Marcondes, 127
5. #1 Urubatan Junior, 108
6. #117 Guilherme Bottura, 102
7. #69 Daniel Correa, 101
8. #555 Ayman Darwich, 89
9. #22 Caio Castro, 78
10. #77 Josimar Junior, 71
#20 Vina Neves, 71
12. #21 Miguel Mariotti, 66
13. #17 Ricardo Fontanari, 64
14. #55 Ramon Alcaraz, 59
15. #11 Márcio Mauro, 57
16. #33 Gustavo Zanon, 47
17. #14 André Gaidzinski, 46
18. #71 SangHo Kim, 34
19. #99 Nasser Aboultaif, 24
20. #7 Piero Cifali, 21
21. #58 Cláudio Simão, 19
22. #2 Junior Dinardi, 14
23. #66 Sadak Leite, 5
24. #83 Marco Billi, 2
25. #78 Rafael Cardoso, 0
#52 Beto Posses, 0

Sprint Challenge Sport
1. #117 Guilherme Bottura, 97 pontos – matematicamente campeão
2. #77 Josimar Junior, 66
3. #55 Ramon Alcaraz, 60
4. #33 Gustavo Zanon, 59
5. #21 Miguel Mariotti, 57
6. #14 André Gaidzinski, 53
7. #71 SangHo Kim, 35
8. #99 Nasser Aboultaif, 32
9. #7 Piero Cifali, 23
#58 Cláudio Simão, 23
11. #2 Junior Dinardi, 19
12. #78 Rafael Cardoso, 4
#66 Sadak Leite, 4
14. #52 Beto Posses, 0

Sprint Challenge Rookie
1. #33 Gustavo Zanon, 98 pontos – matematicamente campeão
2. #71 SangHo Kim, 72
3. #7 Piero Cifali, 70
4. #99 Nasser Aboultaif, 66
5. #2 Junior Dinardi, 42
6. #78 Rafael Cardoso, 8
#66 Sadak Leite, 8

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 8 – Interlagos (F1)
Domingo, 13 de novembro
09:55 – 10:25 – Corrida 2 – Sprint Challenge
11:20 – 11:50 – Corrida 2 – Carrera Cup

Fonte: LF Press.

Foto: Luca Bassani/ Fernanda Freixosa

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X