AutomobilismoTruck

Truck – No calor de Goiânia, freios podem decidir o título da Copa Truck 2022

Última etapa da temporada acontece neste final de semana, e previsão do tempo aponta máxima de 30 graus, exigindo ainda mais cuidados com os componentes dos caminhões

Tudo pronto para a grande final da Copa Truck 2022 na pista mais quente do calendário e uma das que mais exige cuidado com os freios. O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), será o palco da grande final da temporada na nona e última etapa do campeonato dos brutos neste fim de semana. As duas corridas decisivas acontecem no domingo (6), mas a disputa já começa a valer no sábado (5), com a classificação, que decide a ordem no grid de largada. As corridas do fim de semana têm transmissão ao vivo de Band, canais SporTV e YouTube oficial da categoria.

Wellington Cirino, da Mercedes, chega à final na liderança com 234 pontos

Quem chega na frente ao Centro-Oeste é Wellington Cirino, da Mercedes-Benz, que lidera o campeonato com 234 pontos, apenas cinco tentos a mais que Beto Monteiro, da Volkswgen, que ocupa a segunda colocação. Na sequência estão Roberval Andrade (Mercedes) e Felipe Giaffone (Iveco), que precisam tirar uma diferença de 10 e 11 pontos, respectivamente, para conquistar o campeonato.

Companheiro de Cirino na Mercedes, Roberval Andrade é terceiro com 224 pontos

O traçado de Goiânia é conhecido por ser muito exigente com o sistema de freios. Além das retas longas, o miolo sinuoso do circuito costuma colocar máquinas e pilotos à prova. Cuidar dos freios na pista mais quente da temporada pode ser um fator decisivo para o campeonato. Ao fim da reta principal, que tem extensão de mil metros (dos 3.835m totais do traçado), os caminhões fazem uma redução de 190 para 100 km/h, tendo cerca de 200 metros para essa redução.

Felipe Giaffone, da Iveco, é o quarto com 223

O miolo do circuito também é bastante técnico, com a freada da última curva do traçado, que antecede a reta, em que os pilotos reduzem de 170 para 80 km/h em apenas cinco segundos e 180 metros.

A programação prevê dois treinos livres para sexta-feira (4) e uma sessão livre mais a classificação às 15 horas de sábado (5). No domingo (5), a primeira largada acontece às 11h40 com transmissão ao vivo pela Band, SporTV e pelo YouTube oficial da Copa Truck.

Beto Monteiro, da Volkswagen, é o vice-líder apenas cinco pontos atrás de Cirino

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Wellington Cirino

Fala, piloto!
“Goiânia tem uma das retas mais longas da temporada e um miolo bem sinuoso que exige bastante dos nossos freios, tanto pela intensidade das frenagens quanto pelo uso prolongado e temperaturas elevadas. Em se tratando de um lugar quente e seco, como é Goiânia, o nosso trabalho de uso dos freios será fundamental para ter uma grande performance, regularidade e um bom resultado”.
(Wellington Cirino, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #6)

A pista de Goiânia na visão da FRAS-LE
“O circuito de Goiânia tem como principal fator o de possuir uma das maiores retas do Brasil, que mesmo com o radar de 160 km/h, ainda permite o desenvolvimento de velocidades de até 220 km/h. E para que se alcancem essas velocidades, os freios precisam estar ‘em dia’ para fazer essa frenagem mais ‘brusca’ e garantir o contorno seguro da curva 1. As demais curvas, combinadas com o clima quente de Goiânia, irão dificultar o resfriamento do sistema, porém, certamente as pastilhas da Fras-le darão conta do recado e irão garantir a performance, durabilidade e segurança a todos os pilotos”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

 

9ª Etapa – Copa Truck 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 30ºC; com clima majoritariamente ensolarado, sem previsão de chuvas.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sexta-feira, 4 de Novembro
11h10: Treino Livre 1
14h00: Treino Livre 2
Sábado, 5 de Novembro
10h15: Treino Livre 3
15h00: Classificação
Domingo, 6 de Novembro
07h45: Warmup
11h40: Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h15: Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato:
1. Wellington Cirino, 234 pontos
2. Beto Monteiro, 229
3. Roberval Andrade, 224
4. Felipe Giaffone, 223
5. Paulo Salustiano, 199
6. Debora Rodrigues, 171
7. Jaidson Zini, 155
8. Luiz Lopes, 125
9. André Marques, 119
10. Adalberto Jardim, 82
11. Djalma Fogaça, 78
12. Regis Boessio, 62
13. Danilo Dirani, 56
14. Renato Martins, 30

Fonte: P1 Media

Foto: Rafael Catelan

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X