EuroNascar – O piloto Alon Day vence o 2022 NASCAR Whelen Euro Series Championship
O israelense é o primeiro piloto a vencer quatro campeonatos NWES

Alon Day escreveu outra página da história da NASCAR Whelen Euro Series no Automotodrom Grobnik: o israelense terminou em terceiro em uma selvagem EuroNASCAR PRO Final 2 na Croácia para marcar sua quarta vitória no Campeonato Europeu da NASCAR. O piloto da PK Carsport experimentou uma montanha-russa de emoções durante o confronto de 17 voltas entre ele e Gianmarco Ercoli, que estava em uma situação imperdível na batalha do campeonato. Patrick Lemarie venceu a corrida para se tornar o 26º vencedor diferente da EuroNASCAR PRO na história.

Day teve que terminar a corrida entre os cinco primeiros para garantir a vitória no campeonato, mas Ercoli estava ansioso para tirar o piloto mais vencedor do NWES do trono. O pole position Giorgio Maggi defendeu sua liderança na primeira volta com Day seguindo em segundo à direita, à frente de Ercoli. Este último prometeu ir “full attack” e não recuou. O italiano fez uma tentativa de passe na curva 14 do Dia. Ercoli assumiu o segundo lugar depois de fazer contato com o israelense, que foi rebaixado para a quinta posição.
Day ainda estava na frente na classificação geral e Ercoli estava se esforçando para passar Maggi na frente. Várias quedas levaram a inúmeras advertências na corrida e todo o pelotão foi agrupado novamente para reinícios em fila dupla. Na última, Ercoli finalmente conseguiu ultrapassar Maggi pela primeira vez, mas com Day ainda em quinto, o piloto da PK Carsport ainda estava na liderança do campeonato. O campeonato foi decidido quando Maggi e Ercoli fizeram contato na batalha pelo primeiro e ambos os pilotos caíram na ordem de corrida. Day então cruzou para o terceiro lugar sob a bandeira quadriculada para ganhar o título.
“Consegui, não conseguiria sem a PK Carsport! Acho que este é o momento de realmente agradecer a todos da equipe: Anthony por me dar a oportunidade de pilotar aqui e todas as pessoas desta equipe que trabalharam do dia para a noite! Muito obrigado, eles mereciam este campeonato mais do que eu! Agora é hora de comemorar com minha esposa na minha lua de mel, como prometi há muito tempo!” disse Day sobre sua quarta vitória recorde na EuroNASCAR.
Na frente, foi Lemarie quem chegou à Victory Lane. Foi a primeira vitória na EuroNASCAR PRO para o piloto de 54 anos, que se tornou o vencedor mais velho da primeira divisão nas corridas europeias da NASCAR. Ele quebrou o recorde de Jacques Villeneuve, que marcou duas vitórias na temporada 2021 da EuroNASCAR PRO aos 50 anos. O piloto da Academy Motorsport / Alex Caffi Motorsport terminou uma temporada com altos e baixos, mas um ritmo forte em nota alta. O vencedor da corrida de Valência, Nicolo Rocca, terminou em segundo.
“Foi uma ótima sensação! Estou muito feliz, tivemos um fim de semana forte. Desde o início da temporada esperávamos por esse tipo de fim de semana, cheio de bons resultados. Estou muito feliz pela equipe e por Federico Monti, é bom vencer!” disse Lemarie depois de marcar sua primeira vitória na EuroNASCAR na carreira.
O atual campeão da EuroNASCAR 2, Martin Doubek, seguiu em quarto, enquanto o candidato ao título Alexander Graff completou o top 5. Este último marcou pontos suficientes para ultrapassar Ercoli na classificação geral e trazer para casa a medalha de prata para Speedhouse Racing. O sueco venceu uma corrida em Brands Hatch e mostrou grande consistência ao longo do ano. Seu companheiro de equipe Marc Goossens terminou em sexto.
Henri Tuomaala foi sétimo sob a bandeira quadriculada e, portanto, garantiu a honra de piloto do Challenger Trophy pela terceira vez em sua carreira. O finlandês venceu Max Lanza na batalha pelo título dedicado ao piloto bronze e prata na EuroNASCAR PRO. Com mais uma vitória no Challenger Trophy, a contagem de vitórias para o piloto mais vencedor na classificação especial subiu para 20. Fabrizio Armetta foi o segundo colocado no Challenger Trophy em oitavo. O italiano superou Claudio Cappelli e Cosimo Barberini.
A vitória do Troféu Júnior foi para Leonardo Colavita, que infelizmente não conseguiu terminar a corrida após um contato tardio com Sebastiaan Bleekemolen. Nenhum dos pilotos que disputaram o Troféu Junior terminou a corrida, mas o segundo lugar de Maggi no Troféu é suficiente para garantir a vitória geral na classificação especial para pilotos com 25 anos ou menos. Liam Hezemans, o recém-coroado campeão da EuroNASCAR 2, completou o pódio do Troféu Júnior.
Com a NASCAR Whelen Euro Series e o Fracasso NASCAR GP Croácia nos livros, todos os olhos estão em 2023 com um calendário estelar de seis corridas do campeonato e dois eventos All-Star, incluindo um evento épico – o primeiro na história da NASCAR – a ser disputado gelo em Rovaniemi, Finlândia.
As equipes, incluindo todos os campeões e vencedores do Troféu, celebrarão sua temporada de 2022 no Kvarna Hotel by Liburnia Hotels & Villas em Opatija, na bela Riviera Croata, no final da noite.
RESULTADOS EURONASCAR PRO | RESULTADOS EURONASCAR 2
–
Fonte: NWES
Foto: Bart Dehaese