Automobilismo Off RoadRally

Rally – A Transcatarina e mais que uma competição, uma experiência

O rali de regularidade do Transcatarina abre espaço para pilotos e navegadores dos mais variados níveis de experiência. Campeões e estreantes dividem a mesma ansiedade e expectativa

O Transcatarina se aproxima (05 a 09 de julho) e, com isso, aumenta a ansiedade de quem vai brigar por bons resultados nas categorias de competição (rali de regularidade). O sentimento se justifica não apenas pela disputa em si, mas por tudo o que o evento representa e proporciona. Algo que une os mais experientes e aqueles que se preparam para sua primeira participação.

A prova, aliás, é pensada para desafiar pilotos e navegadores de todos os níveis, divididos em cinco categorias – Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light –, justamente conforme o grau de experiência no off-road 4×4.

No rali de regularidade, tem categorias para todos os níveis de experiência 4×4

Mais do que isso, oferece uma oportunidade única de integração desde antes da largada, em Fraiburgo, passando por Canoinhas, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul. A rivalidade existe apenas nas trilhas, durante os percursos em que é preciso seguir à risca a média de velocidade determinada pela organização. Fora delas, o que há é uma grande caravana de apaixonados pelo fora de estrada.

Um cenário que atrai duplas de várias regiões do país, e algumas de bem longe, como acontece com o casal Maurício e Bruna Assis. Mineiros de Poços de Caldas, mas vivendo em Recife (PE), eles vão estrear na competição do Transcatarina na categoria Turismo Iniciante, para coroar um ‘namoro’ que começou em sua terra natal.

“Em 2016, a organização da prova fez um rali em Poços e eu ajudei na parte técnica. Já gostava das trilhas, mas nunca havia vivido esse lado competitivo. No ano seguinte participei do Transcatarina como apoio e só depois comecei a competir. Depois de cinco anos eu volto, agora para esse desafio novo. As temperaturas baixas de Santa Catarina e os terrenos diferentes dos quais estamos acostumados, com certeza serão uma dificuldade, assim como a competitividade diante das melhores duplas do país. Mas acredito que será mais uma experiência incrível”, diz o piloto.

Para Benedito Soares, de São José do Rio Preto (SP), será a quinta participação (terceira como piloto), e agora, com uma responsabilidade extra. Vice-campeões em 2021 na Turismo, ele e o navegador Fernando Freneda sobem para a Graduados. Para quem ainda não garantiu sua inscrição, o paulista destaca o que faz o Transcatarina uma ocasião tão especial.

Pilotos e navegadores ainda podem se inscrever nas categorias de competição

“Para mim é o melhor evento off-road do Brasil. Sempre temos pela frente uma prova excelente. A equipe de organização se esmera e todas as edições são marcantes. A dedicação de todos é impressionante, especialmente com a segurança dos participantes”, ressalta.

Quatro dias de muita competividade e altos desafios

O roteiro do 14º Transcatarina promete testar a habilidade das duplas, com todo o tipo de dificuldade. Ao longo dos quatro dias, os competidores atravessarão pomares de maçãs, áreas de mata nativa e reflorestamentos; além de fazendas, com trechos de piso bom, travessias de rios e variações na média de velocidade.

“Incluímos vários balaios e pegadinhas que podem decidir a prova. Algumas áreas são conhecidas, mas também haverá uma surpresa no último dia que pode manter a decisão aberta até o fim. Os participantes certamente vão gostar do que preparamos, não só pelas características do roteiro, mas também pelos visuais”, destaca Vander Hirt (o Fritão), diretor de prova do rali de regularidade do Transcatarina.

Além das cidades que receberão o evento, outros municípios fazem parte da rota, como Monte Carlo, Caçador, Calmon, Matos Costa, Rio Negrinho e Corupá. “Teremos vários lugares novos para essa edição e outros que faz tempo que não passamos. Estou feliz com o trabalho que temos feito, com os locais pelos quais os competidores vão percorrer, tem bastante novidade para essa edição”, afirma Hirt.

As inscrições para o Transcatarina seguem abertas

As inscrições para as categorias de competição do Transcatarina seguem abertas e podem ser feitas pelo site www.transcatarina.com.br.

O 14º Transcatarina tem patrocínio de Santur, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar, SFI Chips, Scherer AutoPeças, RH Brasil, Alfa Transportes e Romplas Laminados e Sintéticos

Apoio de Atacadão Pneus, Accert Transporte e Logística, DSTrac Performance 4×4, Grupo Gratt, Rede PMX – Posto Maçã, Orange Sun, 3RS Confecções, FD Stands e Displays, Lave Bem Lavanderia, Auto Elite VW, Cervejaria Holzbier, SCM Woodworking Technology, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Canoinhas, Prefeitura de São Bento do Sul e Prefeitura de Jaraguá do Sul

Fonte: Liberdade de Ideias

Foto: Dfotos

Alex De Peder

Sou Alex entusiasta apaixonado pela velocidade, por esse motivo compartilho com voces a essas informacoes, espero que estejam agraciados com as materias e fotos de nossos parceiros. Pois buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem. Agradeco a cada um de voces que caminha juntos desde o inicio, e quando conseguirem compartilhar poderemos alcancar mais pessoas apaixonadas como nos. Obrigado 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
X