AutomobilismoEuro Nascar

EuroNascar – Centímetros decidem a qualificação a favor de Rocca e Tziortzis

O italiano e o cipriota marcam as voltas mais rápidas em Brands Hatch

Os centímetros podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota no Circuito Indy em Brands Hatch. Na qualificação, cada milésimo de segundo foi crucial na batalha pelos cobiçados NASCAR Whelen Euro Series Pole Awards. No final, os vencedores da corrida de Valência, Nicolo Rocca e Vladimiros Tziortzis, estabeleceram a fasquia na EuroNASCAR PRO e na EuroNASCAR 2, estabelecendo a volta mais rápida na icónica pista britânica.

Vladimirus Tziortzis #5 Pole em Brands Hatch EuroNascar 2

Enquanto Tziortzis conquistou seu segundo Pole Award consecutivo, Rocca liderou uma sessão de qualificação pela oitava vez em sua carreira na EuroNASCAR – mais recentemente em 2019 no Autódromo Most. Com uma vitória cada, os pole sitters querem alcançar resultados ainda mais fortes na luta acirrada pelos dois títulos. Enquanto Rocca lidera a classificação EuroNASCAR PRO por um ponto sobre Alon Day, Tziortzis quer desafiar Alberto Naska na classificação EuroNASCAR 2.

EuroNASCAR PRO: Dupla liderança para CAAL Racing

Com um recorde de 33 participantes na EuroNASCAR PRO, a qualificação foi dividida em dois grupos. Rocca fez 48,930 segundos, garantindo sua passagem para a Superpole – a disputa pela pole position entre os 10 melhores pilotos. Na Superpole, Rocca estabeleceu o recorde com um tempo de 48,995s, batendo seu companheiro de equipe Gianmarco Ercoli por apenas 0,068s. Ao fazer isso, ele garantiu a primeira fila da CAAL Racing para a terceira corrida da EuroNASCAR PRO.

Nicolo Rocca

“Eu me sinto ótimo! A pole position é sempre uma ótima sensação, significa que você é o mais rápido de todos”, diz um piloto visivelmente feliz do #56 CAAL Racing Chevrolet. “O carro era mega, obviamente CAAL Racing sempre coloca alguns carros incríveis lá fora e eu só tenho que fazer meu trabalho. Eu e Gimmy [Ercoli] fizemos isso hoje e usamos nossa experiência. Obviamente somos uma equipe forte e eu ‘ Estou muito feliz por estar lá e esperamos transformar isso em algo bom mais tarde, será uma corrida longa, não dou isso como garantido, mas largar da pole é um bom presságio e estou definitivamente feliz com isso!”

Alan Day

Day começa em terceiro na corrida de sábado, apenas 0,051 segundos atrás de Ercoli. O israelense liderou o Grupo 2 e durante toda a qualificação, mas foi derrotado pelos pilotos da CAAL Racing na crucial sessão da Superpole. O piloto da PK Carsport e três vezes campeão da EuroNASCAR PRO está a caminho de igualar o recorde de Ander Vilarino de cinco vitórias em Brands Hatch.

O líder dos treinos livres desta sexta-feira, Frederic Gabillon, terminou em quarto lugar no seu Chevrolet Camaro com o número 3 da RDV Competition. O veterano do NWES estava a 0,344 de Rocca, mas terá uma palavra a dizer na batalha pela vitória na corrida ao largar da 2ª linha. Giorgio Maggi completou os cinco primeiros e também liderou a classificação do Troféu Júnior para pilotos com menos de 25 anos. O atual campeão do EuroNASCAR 2 Martin Doubek seguiu em sexto e ficou em primeiro lugar no ranking Challenger Trophy para pilotos de bronze e prata no EuroNASCAR PRO.

Frederic Gabillon

Patrick Lemarie se classificou em sétimo à frente de Fabrizio Armetta, o estreante da EuroNASCAR PRO Liam Hezemans e Claudio Cappelli, que completou o top 10 da Superpole. Todos os quatro se classificaram para a Superpole do Grupo 1. O vencedor do Valencia Pole Award, Alexander Graff, lutou no Grupo 1 quando o sueco teve que estacionar seu Ford Mustang No.64 Speedhouse fora da pista em Graham Hill Bend. Ele vai largar do décimo segundo lugar. A sessão foi marcada com bandeira vermelha a 21 segundos da bandeira quadriculada por um incidente envolvendo Max Lanza.

EuroNASCAR 2: Segunda pole consecutiva

Na EuroNASCAR 2, o grid de 28 carros também foi dividido em dois grupos, mas os resultados combinados das duas sessões decidiram quem garantiu a pole para o GP da Grã-Bretanha da NASCAR de 2022 em Brands Hatch. Assim como na EuroNASCAR PRO, apenas alguns centímetros fizeram a diferença na luta pela crucial primeira posição no grid. Tziortzis estabeleceu a fasquia com uma volta de 48.928 no final da segunda sessão. Antes de fazer a volta mais rápida, Tziortzis, Naska e Ulysse Delsaux trocaram a liderança várias vezes.

“Estou muito feliz por estar na pole aqui em Brands Hatch”, disse o cipriota nas cores Academy Motorsport / Alex Caffi Motorsport. “É minha segunda pole consecutiva e foi uma batalha dura contra Naska e Delsaux. O carro foi fantástico e a equipe fez um ótimo trabalho. Agora estamos concentrados na corrida. Quero fazer uma boa largada, no meu o ritmo e veja a bandeira quadriculada aqui em Brands Hatch.”

Apenas um piscar de olhos atrás de Tziortzis estava o campeão da EuroNASCAR 2 de 2018, Ulysse Delsaux. O francês estava a apenas 0,031s da pole quando o piloto da RDV Competition lançou um ataque tardio. O líder do campeonato, Naska, ficou em terceiro – 0,132 atrás de Tziortzis – liderando a classificação do Rookie Trophy. Atrás do italiano, o atual campeão da EuroNASCAR 2, Doubek, e Gil Linster, da CAAL Racing, completaram os cinco primeiros.

Liam Hezemans se classificou em sexto, enquanto o vencedor do Brands Hatch 2021, Advait Deodhar, fez a sétima volta mais rápida do Grupo 2 e à frente de Francesco Garisto e Melvin de Groot na classificação combinada. Este último dominou a classificação do Legend Trophy à frente de Yevgen Sokolovskiy, que terminou em 18º. O novato Paul Jouffreau fez o top 10 em 49,742 segundos ao volante de seu Ford Mustang Speedhouse nº 33. Tuomas Pontinen foi o piloto mais rápido do Grupo 1 em 11º lugar, enquanto Aliyyah Koloc será 16º na corrida para liderar o Lady Trophy.

A EuroNASCAR PRO Round 3 começará às 13:55 CEST (12:55 hora local), enquanto a corrida EuroNASCAR 2 começará às 17:15 CEST (16:15 hora local). Todas as corridas serão transmitidas ao vivo no EuroNASCAR.com, canal NWES no YouTube, Motorsport.tv e vários canais de TV ao redor do mundo.

Fonte: NWES

Foto: Bart Dehaese/ Klemen Sofric

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X