Rally – GS Racing confirma soberania e domina pódio da Master no 13º Transcatarina
Equipe foi campeã com Gustavo Schmidt e Jhonatan Ardigo, vice com Leandro Riffel e Michael Masson e ainda conquistou o terceiro e o quinto lugares
Já são 13 títulos disputados no Transcatarina, uma das maiores competições de rally regularidade do Brasil. E a GS Racing ajuda a contar a história da competição. Entre os pilotos e navegadores que hoje fazem parte da equipe estão os campeões de todos os anos do Transcatarina pela categoria Master. A disputa sempre é uma das mais acirradas do circuito nacional e em 2021 a GS Racing novamente contou com uma briga interna da equipe pelo título da competição. Quem levou a melhor dessa vez foi o piloto Gustavo Schmidt e o navegador Jhonatan Ardigo.
Ainda pela Master a GS Racing contou com os vice-campeões Leandro Riffel e Michael Masson, o terceiro lugar de Leandro Moor (Ximura) e Cláudio Flores (Bilu) e a quinta colocação de Flávio Kath (Poder) e Rafain Walendowsky. “Só o grid de largada da prova já mostrava as dificuldades que teríamos mesmo antes da competição começar. A gente sabia que não ia ser uma prova fácil. Estar entre os cinco primeiros já seria difícil, estar em segundo então, como a gente terminou a prova, seria para quem andasse muito bem do começo ao fim, principalmente sabendo da qualidade dos demais competidores, especialmente dos nossos amigos da GS Racing”, salienta Leandro.
Tetracampeonato e marca histórica
Neste ano o piloto Gustavo Schmidt conquistou seu primeiro título do Transcatarina como piloto, mas somando-se os três títulos que ganhou como navegador ao lado do pai, Oscar Schmidt, ele pode comemorar o tetracampeonato da competição. Guga também conquistou uma marca histórica se tornando o primeiro competidor a vencer o Transcatarina como piloto e também como navegador.
“Foi um convite em cima da hora de um grande parceiro para correr ao lado dele em um rally com um dos melhores grids do Brasil. Na hora a coceira veio e aqui está o resultado! Foi uma semana incrível, com vários dias de risadas e parceria. Andamos tranquilos e sempre com o lema de primeiro nos divertirmos que o resultado era consequência. Em 2022 vamos em busca do penta”, comemora Guga.
Já Jhonatan conquistou o bicampeonato da competição. Em 2019 o navegador venceu o Transcatarina pela primeira vez ao lado do piloto Olair Fagundes. “Foi muito bom correr com o Guga esse ano. Nós somos amigos de longa data e o que eu levo em conta é a amizade. Em momento algum tivemos pressão de acertar o metro ou de acelerar. Era um tentando ajudar o outro e o resultado que viesse era consequência, porque o que a gente leva do rally não é o resultado, mas as parcerias e as risadas. Só a gente que estava ali no carro sabe o que conversamos, o que a gente passou, o que um contou para o outro, o que a gente se uniu. Foi um rally de união, porque a nossa equipe é muito monstra, é muito massa. Claro que todo mundo quer ganhar, mas no final do dia um bate palma para o outro”, conta o navegador bicampeão do Transcatarina.
Pódio pela Graduado
A GS Racing ainda subiu no pódio geral do Transcatarina pela categoria Graduado com a quinta colocação do piloto Rui Schmitz e do navegador André Lenger (Bulita). “A prova na Graduados foi tranquila. As médias estavam mais leves e fizemos todo o percurso sem nenhum erro. Nos três primeiros dias o piso estava muito seco e não conseguimos bons resultados, mas no último dia estava do jeito que gostamos, reflorestamento com piso molhado, curvas lisas e adrenalina, rendendo um segundo lugar no dia. Ao longo do percurso de toda a semana passamos por paisagens lindas, fizemos amigos e confraternizamos com nossa equipe, foi sensacional”, afirma Rui.
Turismo e Turismo Iniciante
Pelas categorias iniciais do rally regularidade a GS Racing subiu no pódio geral do Transcatarina com o sétimo lugar do piloto Fernando Amorim e da navegadora Isabel Lohn. Na Turismo Iniciante, Marcelo Vandresen e Paulo Roberto de Oliveira Júnior subiram ao pódio em quinto lugar e a dupla formada por pai piloto e filho navegador, Ricardo Hoffmann e Guilherme Hoffmann, conquistou a oitava colocação.
“A prova é só uma parte da história. Tem a viagem, os churrascos no apoio e as conversas com o pessoal. A turma da GS Racing é muito animada, quando o Oscar e o Guga estão por perto sempre tem assunto e boas risadas. Achei a prova bem organizada e bem segura, mas é preciso realmente estar com o carro bem chipado ou não consegue andar na média. Ano que vem estaremos lá novamente, para rir um pouco, curtir com os amigos e brincar no rally”, comenta Marcelo.