AutomobilismoEndurance

Endurance – Pipo Derani vence corrida classificatória e conquista pole position para as 24 Horas de Daytona

Ao lado do companheiro e compatriota Felipe Nasr, piloto inicia temporada com vitória para o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R da equipe Action Express. 59ª edição de uma das corridas mais emblemáticas do endurance mundial será disputada neste fim de semana

Bom início de temporada para o brasileiro Pipo Derani. O piloto venceu neste domingo (24) a corrida classificatória, que definiu o grid de largada para a 59ª edição das 24 Horas de Daytona. A prova abrirá a temporada 2021 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship neste fim de semana (30 e 31) no lendário circuito da Flórida (EUA).

Ao lado do compatriota Felipe Nasr, Derani venceu a prova de 1h40, colocando o # 31 Whelen Engineering Racing Cadillac DPi-V.R, da equipe Action Express, na pole position. Na disputa de 24 horas, os brasileiros também dividirão o cockpit com o atual campeão da NASCAR, Chase Elliott, e o campeão do FIA WEC, Mike Conway.

59a edição da prova terá sua largada neste sábado

No sábado (23), Nasr havia conquistado a pole para a corrida classificatória, mas a equipe acabou perdendo sua melhor volta, após a vistoria técnica, que identificou que o carro estava com o peso abaixo do permitido pelo regulamento.

“Infelizmente, cometemos um erro de 2.2 libras (menos de 1 kg) ao definir o peso do nosso carro para o classificatório”, explicou Gary Nelson, chefe da equipe. “Aceitamos a penalização e seguimos em frente”, lembrou.

Com a punição, Nasr partiu da sexta colocação neste domingo. Uma leve chuva caía no Daytona International Speedway no início da prova. Mas, logo nas primeiras voltas, Nasr mostrou que o carro estava bem acertado e assumiu a ponta, entregando o carro para Derani em primeiro e o companheiro manteve a liderança até o final.

 

Campeão das 24 Horas de Daytona em 2016, em sua primeira tentativa, Derani também já ficou bem próximo de outra conquista em 2019, quando foi o segundo colocado. O brasileiro iniciará este ano sua sexta temporada no IMSA, a terceira com a Action Express Racing.

“Estou muito feliz por ter colocado o Whelen Cadillac na pole para as 24 Horas de Daytona”, comentou Derani. “Pilotamos forte toda vez que estivemos na pista. Fomos para a corrida para vencer. Temos um lema em nossa equipe, que é ‘expect to win’ (expectativa de vitória). E é assim que pilotamos em todos os treinos e corridas”, continuou o piloto, que também falou sobre a performance dos companheiros, que já treinaram junto com o time.

Derani já faturou as 24H de Daytona em 2016

“Foi ótimo trabalhar com o Chase esse fim de semana. Ele tem a mente aberta e é um grande companheiro. Ele fez um trabalho fenomenal. É ótimo ter um campeão da NASCAR conosco. O Mike sempre faz um trabalho incrível também. Temos todos os ingredientes, a vontade e as pessoas para termos sucesso”, finalizou Derani.

Aos 27 anos, Derani já tem seu nome entre as estrelas do endurance mundial. Além da vitória em Daytona em 2016, já faturou três vezes as 12 Horas de Sebring (2016, 18 e 19). Fora dos Estados Unidos, também tem grandes conquistas e é um dos poucos pilotos a conquistar pódios na história do FIA WEC nas categorias LMP1, LMP2 e LMGTe Pro.

Os pilotos voltam para pista de Daytona para treinos na quinta e sexta-feira (28 e 29). No sábado, a prova terá sua largada às 17h40 (de Brasília).

Resultado da prova que definiu o grid de largada da 59ª edição das 24 Horas de Daytona:
1 #31 F. Nasr / P. Derani (Whelen Engineering Racing Cadillac DPi) 51 voltas 1h41min06.688
2 #55 O. Jarvis / H. Tincknell (Mazda Motorsports Mazda DPi) +3.664
3 #5 T. Vautier / L. Duval (Mustang Sampling / JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi) +4.627
4 #60 D. Cameron / O. Pla (Meyer Shank Racing w/Curb-Agajanian Acura DPi) +6.995
5 #10 R. Taylor / F. Albuquerque (Konica Minolta Acura ARX-05 Acura DPi) +8.997
6 #48 J. Johnson / K. Kobayashi (Ally Cadillac Racing Cadillac DPi) +19.985
7 01 #R. van der Zande / K. Magnussen (Chip Ganassi Racing Cadillac DPi) +1min14.834

 

 

Fonte: FG Com

Foto: Brian Cleary

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X