Automobilismo FórmulaF-Renault

Toyota Racing Series – Estreia difícil não tira foco e motivação de Collet para tentar voltar ao topo

Brasileiro segue confiante no desempenho de seu carro e espera voltar a brigar por pódios e vitórias neste fim de semana em Teretonga Park

O paulista Caio Collet volta às pistas a partir desta quinta-feira (23) para o início das atividades para a segunda etapa da Toyota Racing Series, principal campeonato de monopostos realizado na Nova Zelândia. No total, serão cinco finais de semana seguidos de disputas, sempre em rodada tripla.

A etapa deste sábado e domingo (25 e 26) acontecerá no curto traçado de 2,57 km de Teretonga Park, em Invercargill. A programação terá início com treinos coletivos na quinta-feira. Na sexta (24), serão mais três treinos livres. No sábado, acontece o classificatório para a corrida 1 e a disputa da primeira prova, a partir das 15h09 local (ainda 23h09 de sexta-feira no Brasil).

No domingo, os pilotos disputam o classificatório para a corrida 3. A segunda prova tem o grid definido pela ordem de chegada na corrida 1 e os seis primeiros invertidos. A corrida 2 acontecerá às 11h42 local de domingo (19h42 de sábado no Brasil) e a terceira às 16h06 local (0h06 de sábado para domingo no Brasil). As corridas 1 e 2 terão 20 voltas e a última prova 25.

Etapa terá novamente três corridas neste fim de semana

Integrante do Renault Sport Academy, Collet participa da competição neozelandesa pela primeira vez a bordo do carro #23 da equipe MTEC Motorsport. No último fim de semana (18 e 19), na pista de Highlands Motorsport Park, o piloto mostrou velocidade, liderando um dos treinos livres, conquistando a pole para a corrida 1 e o segundo lugar no grid para a corrida 3. Mas, nas disputas das provas, alguns problemas tiraram o piloto do pódio.

Na corrida 1, Collet chegou a cruzar a linha de chegada em primeiro, após uma grande apresentação, mas foi punido em cinco segundos pelos comissários da prova, que alegaram que o brasileiro teria simulado uma largada enquanto aquecia os pneus na volta de formação do grid, o que é proibido pelo regulamento. Com o acréscimo, o piloto terminou a prova na sétima posição.

Nas duas corridas seguintes, o prejuízo acabou sendo maior. Collet tocou o muro logo após a largada da segunda prova e foi obrigado a abandonar. Sem tempo suficiente para arrumar a frente do carro para a corrida 3, o brasileiro nem largou após sentir que havia algo quebrado ainda na volta de aquecimento.

Mas são as dificuldades que também fortalecem, principalmente no esporte. Por isso, Collet segue focado e espera dar a volta por cima a partir deste fim de semana.

Brasileiro mostra motivação extra para superar adversidades

“Depois de disputar a primeira etapa, estou bem motivado para voltar. A melhor forma de ‘curar’ um fim de semana ruim é correndo de novo e buscando os pódios e as vitórias. Então, estou focado ao máximo pra isso”, destacou o piloto de 17 anos.

“Ainda não conheço a pista de Teretonga Park. Vai ser um traçado novo, como todos os outros aqui na Nova Zelândia, mas nosso carro esteve muito bem na primeira etapa e vamos trabalhar muito para continuar assim. A expectativa é grande e acredito que temos boas chances de seguir mostrando muita competitividade”, finalizou Collet.

A Toyota Racing Series é disputada com os mesmos chassis da Fórmula Renault Eurocup (FIA F3 Tatuus) e pneus Hankook. Por isso, também é considerada um ótimo preparativo para a temporada 2020 do campeonato europeu, onde Collet fará sua segunda temporada este ano a partir de abril.

O “live timing” das etapas da Toyota Racing Series pode ser acompanhado pelo site www.race-monitor.com e as corridas em livestream no www.motorsport.com.br  .

Classificação do campeonato (após 1 de 5 etapas):
1. Liam Lawson (Nzl) 82
2. Igor Fraga (Bra) 67
3. Yuki Tsunoda (Jap) 66
4. Gregoire Saucy (Sui) 60
5. Lirim Zendeli (Ale) 59
6. Franco Colapinto (Arg) 55
7. Petr Ptacek (Cze) 44
8. Oliver Rasmussen (Din) 42
9. Ido Cohen (Isr) 35
10. Emilien Denner (Fra) 30
11. Spike Kohlbecker (EUA) 21
12. Lucas Petersson (Sue) 20
13. Caio Collet (Bra) 18
14. Jackson Walls (Aus) 16
15. Alex Gnos (Sui) 16
16. Rui Andrade (Ang) 14
17. Chelsea Hebert (NZl) 10
18. Jose Blanco (PRi) 9
19. Henning Enqvist (Sue) 7
20. Amaury Cordeel (Bel) 0

Castrol Toyota Racing Series / Próxima Etapas:
24-26 Janeiro: Teretonga Park, Invercargill – Spirit of a Nation Cup
1-2 Fevereiro: Hampton Downs Motorsport Park, Waikato – Denny Hulme Trophy
7-9 Fevereiro: Pukekohe Park, Pukekohe – New Zealand Motor Cup
15-16 Fevereiro: Manfeild Circuit Chris Amon, Feilding – New Zealand Grand Prix

 

 

Fonte: FG Com

Foto: Toyota Gazoo Racing

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X