Automobilismo FórmulaF3

F3 – Gianluca Petecof leva cores da Shell para a F3 Regional Europa em 2020 com a equipe Prema

Piloto de 17 anos parte para sua terceira temporada como membro da Ferrari Driver Academy

Após duas temporadas, 80 corridas, 20 pódios, 6 vitórias, 4 poles, um vice-campeonato e o título de rookie of the year na Fórmula 4, Gianluca Petecof terá um novo desafio em 2020: o piloto da Academia Shell vai disputar a F3 Regional Europa nesta temporada.

Membro da Ferrari Driver Academy desde 2018, o competidor de 17 anos de idade segue com a equipe Prema, escuderia vinculada à mítica casa de Maranello e tradicionalíssima força nas categorias de base de monopostos. A Prema dominou amplamente o campeonato da F3 Regional do ano passado, o primeiro da história da categoria. Foram 16 vitórias em 24 provas, dez delas conquistadas pelo dinamarquês Frederik Vesti.

A F3 Regional Europa realiza oito rodadas triplas nesta temporada, cinco delas em pistas que integram o calendário da F1: Paul Ricard, Monza, Hungaroring, Red Bul Ring e Barcelona. É a categoria intermediárias entre F4 e a F3 FIA (antiga GP3) que mais pontos confere para a superlicença da FIA: 25 para o campeão.

Os carros são montados no chassi Tatuus F3 T-318 com monocoque em fibra de carbono e equipados com motores Alfa Romeo de 270 HP.

Petecof integra a Academia Shell Racing desde sua fundação, em 2015. Depois de conquistar todos os títulos no kartismo brasileiro, competiu um ano de kart na Europa pela tradicional equipe Tony Kart. Sua performance no Campeonato Mundial rendeu convite para ingressar na Ferrari Driver Academy em 2018.

Desde então o piloto mora em Maranello e faz parte do mesmo programa de desenvolvimento de pilotos que emplacou o monegasco Charles Leclerc nos carros de competição mais cobiçados no planeta.

A temporada 2020 da F3 Regional Europa tem início no fim de semana de 26 de abril, em Paul Ricard.

 

Entrevista com Gianluca Petecof:

 

Gianluca Petecof

Pergunta: 2020 é seu terceiro ano na Ferrari Driver Academy e vivendo em Maranello. Como a experiência das duas últimas temporadas pode ajudar na disputa da F3 Regional?

Gianluca Petecof: Esta será minha terceira temporada consecutiva com a FDA, correndo pela Prema e vivendo em Maranello. Em primeiro lugar, tenho que agradecer muito à Academia Shell por seu papel decisivo neste projeto.

Sem dúvida depois de dois anos seguidos com essa experiência vai ajudar muito. Qualquer ambiente onde o profissional chega já sabendo o que esperar, já sabendo como as coisas funcionam e conhecendo as pessoas e a dinâmica de trabalho favorece a focar 100% no trabalho que precisa ser executado e menos na adaptação. Então isso com certeza será decisivo, especialmente por se tratar do meu primeiro ano na F3 Regional. É importante para colocar 100% de atenção na performance.

 

Pergunta: Qual sua meta no campeonato?

Petecof: A meta para 2020 é entregar todo nosso potencial. É uma categoria nova, na qual a maioria dos pilotos faz sua primeira temporada, como eu. Então o nível de experiência de todos vai estar bem igualado. Acho que o que faltou ano passado foi exatamente isso: entregar todo nosso potencial, perdendo pontos por incidentes e confusões que não deveriam ter acontecido. Então contando que a gente entregue 100% do nosso potencial e realmente traga para casa os pontos que merecermos, acredito que será uma temporada ótima, de resultados muito positivos. Mas, por agora, é focar nessa consistência e evitar erros.

Gianluca Petecof e seu engenheiro na
Prema Powerteam

Pergunta: Como foi seu contato com o carro da F3 Regional? O que ele apresenta de upgrade em relação ao F4 que pilotou nos dois últimos anos?

Petecof: Os primeiros testes com o carro foram muito positivos. Fiz os testes de inverno depois da temporada 2019. É um ótimo passo à frente da F4. Mas também não é nada tão diferente em termos de guiada, por ser um carro muito pesado. Então a relação peso/potência é similar à da F4. As principais diferenças são em áreas em que o F4 é bem limitado e o Regional já apresenta melhoras: é o freio, que neste ano será igual o da FIA F3, e a diferença de downforce. Aqui há introdução do difusor e os upgrades no downforce geral do carro, que eu senti na pista também.

 

O que disse o chefe da equipe Prema:

“Temos grande prazer em continuar trabalhando com o Gianluca nesta temporada, a terceira com a Prema. Ele já conhece o método de trabalho e a ética da Prema, o que definitivamente será uma vantagem para se adaptar a um carro novo e evoluir tecnicamente. Estamos muito felizes em tê-lo conosco em 2020”

Angelo Rosin

 

Calendário F3 Regional Europa – 2020

  1. 26.abr – Paul Ricard (FRA)
  2. 17.mai – Monza (ITA)
  3. 31.mai – Ímola (ITA)
  4. 14.jun – Vallelunga (ITA)
  5. 12.jul – Hungaroring (HUN)
  6. 13.set – Red Bull Ring (AUT)
  7. 4.out – Mugello (ITA)
  8. 25.out – Barcelona (ESP)

 

 

Fonte: LFPress

Foto: Prema Powerteam

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X