Automobilismo FórmulaKart

Kart – Seletiva de Kart Petrobras A Grande final terá oito estreantes e pilotos de quatro regiões do Brasil

A disputa começa nesta segunda-feira na Granja Viana. Dos 12 finalistas da 20ª edição, a maioria é de estreante: são oito no total

A 20ª edição da final da Seletiva de Kart Petrobras está chegando. Será nos dias 22 e 23 de outubro no kartódromo Granja Viana. E em 19 anos a Seletiva se firmou como um dos principais eventos da modalidade no país. E revelar talentos ao automobilismo brasileiro tem sido uma das marcas do evento. Dentre os pilotos que já tiveram passagens pelo torneio, a maioria tem a Stock Car como destino. Lá estão quatro dos campeões da Seletiva: Júlio Campos (2000), Sérgio Jimenez (2001), Rafael Suzuki (2007) e Felipe Fraga (2010), esse último também se sagrou campeão na Stock em 2016.

Outros nomes que marcaram presença na Seletiva, também têm (ou tiveram) carreiras internacionais. Matheus Leist, atualmente na Indy, foi vice-campeão da Seletiva em 2013 e terceiro colocado em 2014. O ex-F1 Felipe Nasr e o vencedor das 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring, Pipo Derani, concorreram em 2008. Bia Figueiredo, ex-Indy e hoje na Stock Car, foi vice-campeã em 2003.

Nesta segunda-feira (dia 22) começa a disputa para definição do mais novo campeão da Seletiva de Kart Petrobras.  Será o primeiro dia de atividades da final de 2018, a programação se encerra na terça-feira (23).  As disputas acontecerão no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), que será palco da decisão pela oitava vez e foi onde tudo começou, em 1999, ano em que Danilo Dirani tornou-se o primeiro campeão da Seletiva.

Em busca da maior premiação do kartismo nacional, estarão 12 dos melhores pilotos da categoria Graduados, selecionados ao longo do ano nos principais campeonatos nacionais: Pedro Goulart, Allan Martins Croce, Guilherme Peixoto, Dante Fibra, Nicolas Fliter, Marcos Gonçalves Filho, Enzo Prando, Christian Fliter, Lucas Okada, Gabriel Paturle e Silva, Victor Schoma e Pedro Lopes.

A final contará com representantes de quatro regiões do Brasil, sendo quatro estados e mais o Distrito Federal: Nordeste (Maranhão), Centro-Oeste (Brasília), Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Sul (Rio Grande do Sul). Neste ano, o número de estreantes é maior, são oito. Os outros quatro tentarão o título novamente. Victor Schoma (SP), que ficou em oitavo em 2016, tenta pela segunda vez. Já Pedro Goulart (RS), Lucas Okadas (DF) e Gabriel Paturle (MG) estão na terceira tentativa. Okada foi o que mais se aproximou (ficou em segundo nas edições de 2017 e 2016). Goulart foi oitavo ano passado, e sétimo em 2016. E o mineiro Gabriel Paturle ficou em sétimo em 2017 e em décimo em 2016.

“Acredito que teremos novamente uma final muito forte. Temos os melhores da temporada reunidos, e neste ano, diferente de outras edições, os estreantes estarão em maior número, são oito, enquanto que os veteranos são quatro. A expectativa é muito positiva e não vejo a hora da final começar. Estou certo de que será mais uma decisão cheia de emoção, e nosso objetivo continua sendo o de fazer com que o talento destes pilotos se sobressaia. Outra coisa que me deixa feliz é contar com a presença de pilotos de várias regiões do Brasil, pois este é um dos objetivos primordiais da Seletiva ao longo destes 19 anos, poder ajudar a fortalecer o kartismo no país todo”, destaca Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva.

O campeão da Seletiva 2018 levará o prêmio de 100 mil reais e o vice 10 mil reais. Além disso, os vencedores participarão de um programa de orientação que inclui a visita à sede da McLaren, em Woking, na Inglaterra, testes em equipe de Fórmula 4 na Europa, experiência em simulador de Fórmula 1, teste na Stock Light, avaliação física e psicológica, media training e palestra sobre marketing esportivo.

A programação da final da 20a edição começa na segunda-feira, dia 22, com o warm up a partir das 9h45. Neste primeiro dia, também acontecem três tomadas de tempo, a partir das 10h15. Na terça-feira, dia 23, o evento também terá início com um warm up às 9 horas e o início das corridas às 10 horas. O evento está previsto para terminar às 17 horas.

Programação Final 20ª edição da Setiva de Kart Petrobras:
Segunda-feira (23/102018)
8:30h – Apresentação dos pilotos no kartódromo
9:00h – Pesagem dos pilotos
9: 30h – Briefing e foto oficial
9:45h – Warm Up
10:15h – Início da 1a. Tomada de tempo
Sequência – 2ª  Tomada de tempo
Sequência – 3ª Tomada de tempo

Terça-feira (23/10/2018)
8:30h – Apresentação dos pilotos no kartódromo
8:45h – Briefing
9:00h – Warm Up
10:00h – Início das corridas
12:00h – Prova para jornalistas / convidados (duas baterias)
13:00h – Reinício das corridas
17:00h – Pódio

Os 12 finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2018:

Pedro Goulart (RS), 17 anos
Allan Martins Croce (SP), 19 anos
Guilherme Peixoto (SP), 15 anos
Dante Fibra (SP), 16 anos
Nicolas Fliter (SP), 16 anos
Marcos Gonçalves Filho (MA), 16 anos
Enzo Prando (SP), 19 anos
Christian Fliter (SP), 17 anos
Lucas Okada (DF), 18 anos
Gabriel Paturle e Silva (MG), 18 anos
Victor Schoma (SP), 17 anos
Pedro Lopes (SP), 16 anos

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 19 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla seus vencedores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui a visita à sede da McLaren, um teste com simulador de F-1 na Europa, teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 500 mil reais. O campeão recebe 100 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 10 mil.

 

 

Fonte: FGCom

Foto: Fábio Oliveira

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X