IMSA – Pipo Derani conquista vitória brilhante em Laguna Seca
Depois de largar do final do grid, rodar após um toque e ter de escalar o pelotão mais uma vez, brasileiro e o companheiro van Overbeek vencem com mais de dez segundos de vantagem
O brasileiro Pipo Derani conquistou neste domingo (dia 9) uma grande vitória em Laguna Seca (Califórnia, EUA), na disputa da penúltima etapa da temporada 2018 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
Dividindo a pilotagem do #22 Nissan Onroak DPi, da equipe Tequila Patron ESM, com o norte-americano Johannes van Overbeek, o brasileiro recebeu a bandeira quadriculada com a vantagem de 10 segundos sobre o segundo colocado, para comemorar uma vitória suada e merecida.
Nas 2h40 de disputas, Derani e van Overbeek tiveram de ir pra cima, depois de iniciarem a prova no final do grid. Derani também rodou, após um toque com outro competidor numa relargada, perdeu posições, mas pode mostrar todo seu talento para brigar pela vitória e chegar à liderança.
“Foi incrível! Tenho de agradecer à equipe por nunca ter desistido”, declarou Derani. “Tendo de iniciar no final do grid, após trocar o motor, além do fato do Johannes estar doente, fez desta corrida um grande desafio, mas conseguimos vencer com muita determinação e uma boa estratégia”, comemorou.
“O carro estava fantástico. O desgaste dos pneus foi mínimo e consegui acelerar tudo que podia e fazer muitas ultrapassagens”, destacou o brasileiro.
Derani, inclusive, fez a ultrapassagem mais bonita da prova, ao passar Ricky Taylor na famosa curva do Saca-Rolhas. O brasileiro, de 24 anos, ainda conseguiu abrir uma boa vantagem na liderança no stint final, chegando a sua segunda vitória na temporada, após a conquista das 12 Horas de Sebring pela segunda vez, em março.
Foi um final de semana especial para o brasileiro, que além da vitória, anunciou sua contratação pela equipe Action Express Racing para a temporada 2019. “Agora vou para a minha última corrida com a Tequila Patron ESM em Petit Le Mans no mês que vem. E, ao mesmo tempo que será triste deixar a equipe, quero muito encerrar este capítulo com chave de ouro”, continuou.
“Foi uma corrida especial em Laguna, mas agora vamos para Petit Le Mans muito focados nesta vitória, que nos escapou no ano passado”, finalizou Derani.
As 10 Horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta, serão disputadas nos dias 13 e 14 de outubro.
Confira o resultado da etapa de Laguna Seca (Top-10 / Protótipos):
1 22 J. van Overbeek / P. Derani Tequila Patron ESM Nissan DPi 103 voltas em 2h41min23s487
2 54 J. Bennett / C. Braun CORE autosport ORECA LMP2 +10.900
3 6 D. Cameron / J. Montoya Acura Team Penske Acura DPi +13.396
4 55 J. Bomarito / H. Tincknell Mazda Team Joest Mazda DPi +16.872
5 31 F. Nasr / E. Curran Whelen Engineering Racing Cadillac DPi +30.034
6 99 M. Goikhberg / S. Simpson JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 +40.775
7 85 S. Trummer / R. Alon JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 +51.236
8 52 S. Saavedra / G. Yacaman AFS/PR1 Mathiasen Motorsports ORECA LMP2 +1 volta
9 77 O. Jarvis / T. Nunez Mazda Team Joest Mazda DPi + 2 voltas
10 7 H. Castroneves / R. Taylor Acura Team Penske Acura DPi + 4 voltas
Fonte: FGCom
Foto: BigTom O’Connor