Automobilismo FórmulaF1

F1 – Em entrevista ao Senna TV, Fernando Alonso revela inspiração em Ayrton Senna

Assim como seu rival Lewis Hamilton, piloto da McLaren é um grande admirador do piloto brasileiro: até seu primeiro kart era das cores da McLaren com a qual Ayrton venceu seus três títulos mundiais

Uma das grandes cenas da temporada 2017 da F-1 foi a emoção de Lewis Hamilton ao ganhar um capacete de Ayrton Senna doado pela família do piloto brasileiro ao igualar o recorde de poles no GP do Canadá. Mas no atual grid da categoria um outro campeão mundial também tem grande admiração pelo brasileiro – e ainda corre no time com o qual Senna fez história: Fernando Alonso.

Inclusive o primeiro kart com o qual começou sua trajetória de sucesso no automobilismo foi pintado idêntico ao McLaren de Senna na campanha do tricampeonato do brasileiro (1988-1990-1991) – time, por sinal, que agora tem o espanhol como seu líder em busca de reviver estes tempos áureos.

“Eu acho que todos os pilotos da minha geração cresceram vendo o Ayrton (Senna) correndo e vencendo GPs com aquela McLaren branca e vermelha, e com o famoso capacete amarelo! Quando éramos crianças, víamos as corridas dele no kartódromo. E agora tenho um grande orgulho de fazer parte da equipe McLaren, competindo no mesmo time, especialmente competindo no Brasil com todo sucesso do Ayrton”, diz Alonso, em entrevista exclusiva ao Senna TV.

LINK do vídeo – Senna TV: https://youtu.be/eJAfQUr7MMY

Para Alonso, uma das corridas mais memoráveis de seu ídolo foi o GP Brasil de 1991, quando o brasileiro conquistou sua primeira vitória em frente à sua torcida contando apenas com a sexta marcha nas voltas finais. “Chegar nas voltas finais com apenas a sexta marcha é quase impossível. Foi uma daquelas corridas em que você precisa realmente encontrar alguma inspiração para chegar ao fim e ainda vencer. Foi um momento especial”, diz Alonso, que tinha 9 anos de idade nesta época.

Ainda falando sobre Senna, Alonso responde se o brasileiro pode ser considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos. “Sim, com certeza! Ele é um dos maiores da história de nosso esporte. Ele foi uma grande inspiração para as crianças de várias gerações. Quando a gente via aquele carro branco e vermelho com o capacete amarelo vencendo a gente queria ser um piloto de F-1”, diz.

Mesmo sendo brasileiro, Alonso escolheu Senna como um de seus grandes ídolos – e a falta de grandes pilotos de seu País naquela época na F-1 ajuda a explicar este motivo.

“A F-1 não era popular na Espanha na minha época do kart. A gente não tinha pilotos, não tinha cobertura televisiva das corridas. Foi uma época de dominação ampla do Ayrton (Senna) e da McLaren, então era natural que a inspiração fosse nele (independentemente da nacionalidade)”, diz Alonso.

Agora, no entanto, a situação é invertida – o Brasil não terá representantes no Mundial de 2018 e a Espanha, além do bicampeão mundial Alonso, tem o jovem piloto Carlos Sainz no grid, na equipe Renault. O sucesso de Alonso ajuda a impulsionar o esporte.

“Quando você tem um caso de sucesso de um piloto de um país em uma categoria como a F-1 e um nome que está sempre nas páginas de jornais ou na TV isso atrai a atenção de jovens talentos. Espero ver muitos espanhóis no grid e aproveitar o automobilismo. O automobilismo é minha paixão e meu esporte favorito e espero que eles possam usufruir isso”, diz Alonso, que foi um dos milhares de pilotos impactados pelo legado de Ayrton Senna.

O Senna TV, canal oficial do tricampeão mundial de F-1, é mantido pelo Instituto Ayrton Senna, que contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. A missão da organização é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, o Instituto atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. O Instituto Ayrton Senna está em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem o Instituto trabalha no dia a dia, a organização produz, sistematiza e valida conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia

.

As ações do Instituto são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, ele está presente em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoiando a formação de mais de 70 mil profissionais por ano e beneficiando a educação de mais de 1,9 milhão de alunos por ano.

 

 

 

Fonte: RF1

Foto: Rodrigo França/Norio Koike/Instituto Ayrton Senna

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X