Automobilismo FórmulaFormula Indy Lights

Indy Lights: Matheus Leist sai de 12º para 3º, mas pneu furado tira pódio a 5 voltas do fim

Piloto gaúcho de 18 anos foi um dos destaques da prova de hoje no oval de Gateway na divisão de acesso da Fórmula Indy; saindo de 12º lugar, Leist fez várias ultrapassagens e já estava em terceiro quando teve um pneu furado a poucas voltas do fim

Na luta pelo título da Indy Lights em seu primeiro ano nos Estados Unidos após se sagrar campeão da F-3 Inglesa, Matheus Leist lutou até as voltas finais da etapa de Gateway, disputada hoje. Largando em 12º lugar depois de enfrentar problemas com seu carro na classificação, o gaúcho de 18 anos já estava em terceiro, três posições à frente do líder do campeonato, Kyle Kaiser.

Mas um pneu furado faltando apenas cinco das 75 voltas fez com que o pódio fosse perdido com o pit stop extra, o brasileiro ficou em décimo lugar. Com os resultados deste sábado, Kaiser, que está em seu terceiro ano na Indy Lights, assegurou virtualmente o título – só precisa largar em Watkins Glen, no próximo final de semana, para ficar com o campeonato e o prêmio de US$ 1 milhão para correr na Indy em 2018.

“A corrida foi muito boa se considerarmos a grande melhora do carro entre a classificação, onde fomos 12º, e a corrida, onde consegui imprimir um ritmo forte e fazer várias ultrapassagens até chegar entre os três primeiros. Mas o toque que levei do Nico (Jamin) me fez não apenas perder o pódio aqui em Gateway, como minhas chances de título. É claro que é frustrante, mas o importante é que estamos fazendo um grande ano na minha estreia na Indy Lights, com três vitórias, incluindo a preliminar da Indy-500, e esperamos encerrar o ano com mais um grande resultado”, diz Leist.

Depois de conquistar o título da F-3 Inglesa no ano passado, o gaúcho foi contratado pela equipe Carlin para competir na divisão de acesso da Indy Lights e em seu primeiro ano venceu a “Freedom 100”, principal prova do ano na categoria, na preliminar das 500 Milhas de Indianápolis, e também foi o primeiro colocado em Road America e Iowa.

Em 2017, Leist também fez seu primeiro teste com o carro da Fórmula Indy, a convite da equipe Andretti – e foi o mais rápido entre os pilotos novatos. A Indy Lights fecha sua temporada 2017 na próxima semana no tradicional circuito misto de Watkins Glen, em Nova York, no dia 3 de setembro.

Os três primeiros hoje em Gateway

1. Santiago Urrutia

2. Juan Piedrahita

3. Colton Herta

 

Campeonato (top-5)

1. Kyle Kaiser, 316

2. Santiago Urrutia, 285

3. Colton Herta, 277

4. Matheus Leist, 260

5. Zachary Claman de Melo, 259

 

 

Fonte: RF1

Foto: Indianapolis Motor Speedway, LLC Photo

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X