Automobilismo FórmulaFormula Indy Lights

Em etapa complicada em Mid-Ohio, Matheus Leist desconta diferença para líder da Indy Lights

Mesmo com problemas de aderência com seu carro em todo final de semana, o gaúcho da equipe Carlin conseguiu descontar a diferença para o líder Kyle Kaiser nas duas provas, mas viu a ascensão de dois rivais na luta pelo título da divisão de acesso da Fórmula Indy

O principal objetivo do jovem Matheus Leist, de 18 anos, na rodada dupla da Indy Lights em Mid-Ohio era descontar a sua diferença para o líder, o norte-americano Kyle Kaiser, que faz seu terceiro ano na divisão de acesso da Fórmula Indy. E, mesmo sofrendo com a falta de competitividade de seu carro em todo final de semana, o gaúcho conseguiu chegar à frente de Kaiser nas duas provas e descontar quatro pontos (297 X 249, 48 de vantagem). Hoje, o atual campeão da F-3 Inglesa foi o décimo, duas posições à frente de Kaiser.

O problema é que, com a performance de seu carro bem abaixo da média da temporada, Leist agora tem a companhia de outros dois pilotos na caça ao líder: Santiago Urrutia venceu uma das provas e chegou em segundo hoje, assumindo a vice-liderança do campeonato, junto com Colton Herta – os dois estão seis pontos à frente do gaúcho.

“A gente sabia que este seria um final de semana decisivo para nossas chances de título e que o principal objetivo era descontar a diferença para o Kyle (Kaiser). Ele acabou tendo uma etapa bem complicada, o que nos ajudaria bastante a encostar na liderança, mas acabamos perdendo uma grande chance. O carro esteve difícil o final de semana todo, com falta de aderência em todas as curvas, saindo de frente, de traseira, enfim, sem nenhum equilíbrio”, diz Leist, que tem como coach o experiente piloto Danilo Dirani.

O equilíbrio da Indy Lights é forte em 2017. Nenhum piloto venceu mais que três vezes no ano (Leist lidera esta estatística empatado com Kaiser e Nico Jamin). Além disso, a briga pela vice-liderança é um reflexo deste campeonato disputado: o gaúcho, que chegou em segundo na tabela, agora é o quarto, mas apenas seis atrás do novo vice-líder. Faltam apenas duas corridas para o final da Indy Lights: no final de agosto, no oval de Gateway, e a decisão no tradicional circuito misto de Watkins Glen, no estado de Nova York. Com isso, são 66 pontos em jogo – e cada um deles será decisivo nesta reta final pelo título de campeão e o prêmio de US$ 1 milhão para que o vencedor faça sua estreia na Fórmula Indy em 2018.

“É claro que é frustrante ter um final de semana em que nosso melhor resultado foi décimo, mesmo sem ter cometido nenhum erro no final de semana, e justamente quando nossos adversários acabaram tendo problemas”, diz Leist – Kaiser se envolveu num acidente e Herta acabou rodando sozinho quando liderava. “Tenho certeza de que vamos conseguir a reação já na próxima etapa para assim manter viva a nossa chance de título”, diz Leist, que, apesar do final de semana difícil em Mid-Ohio, o brasileiro segue como um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro no exterior.

Depois de conquistar o título da F-3 Inglesa em 2016, igualando-se a nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, o gaúcho de Novo Hamburgo faz neste ano sua estreia nas pistas norte-americanas e já conquistou três vitórias em três pistas diferentes: em Indianápolis, na preliminar da Indy-500, em Road America e no oval de Iowa. O bom desempenho rendeu um convite para testar o carro da categoria principal em Road America – com a tradicional equipe Andretti.

A penúltima etapa da Indy Lights será no oval de Gateway, no dia 26 de agosto.

Etapa deste domingo (top-10):

1. Nico Jamin

2. Santiago Urrutia

3. Shelby Blackstock

4. Zachary Claman De Melo

5. Aaron Telitz

6. Colton Herta

7. Ryan Norman

8. Nicolas Dapero

9. Neil Alberico

10. Matheus Leist

12. Kyle Kaiser

 

Campeonato (após 14 de 16 etapas):

1.Kaiser 297

2. Urrutia 255

3. Herta 255

4. Leist 249

5. Jamin 243

 

 

 

Fonte: RF1

Foto: Indianapolis Motor Speedway, LLC Photo

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X