Automobilismo FórmulaF2

Sérgio Sette Câmara conseguiu primeiro TOP10 na Fórmula-2

Nas ruas de Baku, no Azerbaijão, piloto brasileiro seguiu sua evolução na categoria

A quarta rodada do Campeonato Mundial de F-2 foi encerrada neste domingo em Baku, no Azerbaijão. Defendendo as cores da equipe holandesa MP Motorsport o brasileiro Sérgio Sette Câmara (PREDATOR Acer | SANEPAV | TAESA | BELL) conquistou o seu melhor resultado da temporada até aqui. Na prova deste domingo, oitava do Campeonato, ele terminou na nona posição.

BAKU (Azerbaijan), 23-25 June 2017. GP of Europe at the Baku City Circuit. Sergio Sette Camara #14 MP Motorsport. © 2017 Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency

O fim de semana de Sérgio teve início na sexta-feira, com a única sessão de treinos livres do cronograma. Sem nunca ter estado naquele traçado, que ocupa mais de seis mil metros de ruas e avenidas da cidade, o brasileiro mostrou-se extremamente preparado. Tendo feito várias sessões de simulador ele entrou completamente familiarizado na pista e, não demorou, para conseguir registrar voltas muito rápidas. Com o tempo de 1m54s835 ele ficou com a quarta melhor marca da sessão e seguiu confiante para a tomada de tempos.

BAKU (Azerbaijan), 23-25 June 2017. GP of Europe at the Baku City Circuit. Sergio Sette Camara #14 MP Motorsport. © 2017 Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency

Nesta sessão classificatória, realizada cerca de duas horas depois, Sérgio tinha dois jogos de pneus novos para buscar a sua volta ideal. Com o primeiro jogo o brasileiro foi muito e voltou aos boxes com a sétima marca. Já no segundo jogo, quando a pista estava um pouco melhor, o ele foi obrigado a abortar sua volta em virtude de uma bandeira vermelha. A batida de um concorrente em uma barreira de proteção obstruiu a pista e, com isso, sem ter o que fazer, Sérgio perdeu a sua “volta do pneu”. Assim, com apenas oito voltas completadas contra 10 e 11 dos demais concorrentes, ele ficou com o tempo de 1m53s853, que lhe garantiu a 11ª posição para a largada da primeira prova.

A primeira corrida foi muito proveitosa para o brasileiro. Após uma largada conservadora Sette Câmara imprimiu um forte ritmo e, num layout de pista que ele adora, muito parecido com Macau, ele mostrou muito boa adaptação à categoria. Com voltas bastante velozes ele não demorou a recuperar posições e, a seis voltas para o fim, já aparecia no oitavo lugar pressionando o sétimo e o sexto. Sérgio sabia que estava mais rápido que os concorrentes e estudava o momento ideal para a ultrapassagem quando, após um acidente, a quatro voltas para o final, a corrida foi encerrada. Apesar de ter finalizado na oitava posição, o que lhe garantiria a pole-position para a corrida deste domingo, Sérgio e outros três pilotos foram penalizados em 10 segundos por excesso de velocidade em setor com bandeira amarela e, assim, seu resultado nesta prova acabou sendo a 13ª posição.

Neste domingo, mais uma vez com um carro que se mostrou rápido e confiável, ele fez uma boa corrida de recuperação. Sérgio partiu da sétima fila do grid, manteve-se bem na largada e primeira volta e, logo em seguida, passou a pressionar os concorrentes. Sem a obrigatoriedade do pit stop e, sem nenhuma interrupção por safety-car, o piloto ganhou quatro posições na pista e encerrou a corrida em nono lugar, sua melhor posição de chegada nesta temporada.

BAKU (Azerbaijan), 23-25 June 2017. GP of Europe at the Baku City Circuit. Sergio Sette Camara #14 MP Motorsport. © 2017 Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency

“Depois dos problemas mecânicos em Mônaco posso dizer que fiquei feliz de ter um carro rápido e confiável aqui em Baku. Comecei de forma excelente no treino livre e, na tomada, não fosse a bandeira vermelha, certamente eu teria largado entre sexto e oitavo. Infelizmente a punição de forma completamente questionável na primeira corrida me tirou a chance de pontuar pela primeira vez no Campeonato e, pior, a pole para a prova deste domingo. Hoje foi legal de novo. Mostrei velocidade e rápida decisão quando precisei ultrapassar os concorrentes na pista e vir ganhando posições. Sinceramente à equipe que conseguiu dar a volta por cima e trazer um conjunto legal para cá. Daqui duas semanas estaremos na Áustria, em Red Bull Ring, uma pista que eu gosto muito e tenho boas recordações na F3”, finalizou o jovem de 19 anos.

 

 

 

Fonte: Quick Comunicação

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X