AutomobilismoTruck

Truck – Em Campo Grande, Roberval Andrade e André Marques vencem na abertura da temporada 2025 da Copa Truck

Com casa cheia, capital do Mato Grosso do Sul presenciou duas corridas bastante movimentadas e que coroaram no topo do pódio dois dos mais experientes nomes do grid

A Copa Truck concluiu neste domingo (23) a primeira etapa de uma temporada 2025 que começou emocionante e equilibrada e traz a perspectiva de ser imprevisível até a última corrida do ano. O Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS), foi palco de duas grandes corridas, com casa cheia e vitórias de dois campeões: Roberval Andrade (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) na Corrida 1 e de André Marques (Volkswagen da R9 Competições) na prova complementar.

Vitória na raça: Roberval Andrade segurou pressão de Beto Monteiro (#88)

Roberval largou de ponta a ponta na primeira prova do campeonato e teve de resistir desde o início à pressão imposta pelo bicampeão Beto Monteiro. Os dois protagonizaram uma chegada eletrizante e de tirar o fôlego, que foi concluída com vantagem residual do paulista: apenas 0s183. Raphael Abbate completou o top-3.

Grande nome do fim de semana, Roberval comemorou o resultado e a performance apresentados em Campo Grande. “Nosso time foi fantástico neste fim de semana. Fazer a pole e vencer na primeira etapa da temporada é um bom sinal de que estamos no aminho certo. Estou muito contente pelo meu resultado e por ter tido o desempenho que a ASG Motorsport demonstrou”, exaltou.

Já a segunda prova na Cidade Morena foi uma aula de pilotagem de André Marques, que deixou Wellington Cirino e Victor Franzoni pra trás para levar a Volkswagen ao topo do pódio. Wellington Cirino foi o segundo colocado e o atual campeão, Felipe Giaffone, o terceiro.

André Marques festeja a vitória na Corrida 2 em Campo Grande

“Me preparei bastante física e mentalmente para esta temporada porque quero muito conquistar meu segundo título e começamos bem, com uma vitória e um fim de semana consistente desde o começo. Obrigado ao meu time, a R9 Competições, e à Volkswagen pelo belo caminhão”, creditou André Marques.

A Copa Truck volta a acelerar no fim de semana de 11 a 13 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná.

Como foram as corridas

No ‘braço’, Roberval segura Beto para vencer

A Copa Truck entregou competitividade e muito equilíbrio no abre de 2025

Com 40 ‘brutos’ na pista, sendo 22 da Pro e 18 da Elite, a Copa Truck abriu a maior temporada da sua história e acelerou para a primeira das duas corridas da etapa de Campo Grande com Roberval Andrade na pole position, em dobradinha da Mercedes-Benz ASG Motorsport com Raphael Abbate em segundo.  Mas quem largou bem foi Beto Monteiro, que subiu de terceiro para P2 após manobra no fim da Reta Oposta.

A disputa entre dois campeões e nomes históricos da Copa Truck foi o ponto alto das primeiras voltas da prova. De volta após ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca nos meses finais de 2024, Beto Monteiro mostrou estar em grande forma e pronto para lutar por vitórias.

Roberval Andrade (#15) abriu temporada com vitória na Copa Truck

Na sua estreia pela categoria Pro, a campeã da Elite Bia Figueiredo teve uma corrida complicada pela frente desde a largada, quando caiu para o sétimo lugar. Depois, a paulista enfrentou problemas e escapou no fim da reta dos boxes após toque involuntário no Iveco de Leandro Totti.

A prova foi neutralizada em regime de safety-truck depois que alguns pilotos escaparam da pista em razão da presença de óleo no asfalto no fim da Reta Oposta. A intervenção foi realizada para a limpeza do trecho antes da retomada da disputa, já na fase derradeira da corrida.

A corrida foi retomada com bandeira verde quando restavam cerca de três minutos para o seu desfecho. Roberval sustentou a liderança e segurou a forte pressão imposta por Beto Monteiro. Raphael Abbate, Felipe Giaffone e Jaidson Zini vinham logo atrás.

Giovanni Guerra (presidente da CBA) no pódio com os pilotos no MS

Com muita emoção e muito braço, Roberval Andrade liderou até o fim e superou Beto Monteiro por apenas 0s183, em chegada emocionante. Raphael Abbate foi o terceiro, seguido por Felipe Giaffone, Jaidson Zini, André Marques, Wellington Cirino e Victor Franzoni (que abriu o grid da Corrida 2). Luiz Lopes e Bia Figueiredo completaram a relação dos dez primeiros.

André Marques faz valer experiência e leva Corrida 2

Com base na experiência, André Marques fechou etapa com vitória

A sempre movimentada Corrida 2 começou com Victor Franzoni puxando a fila, lado a lado com Wellington Cirino. André Marques partiu em terceiro, seguido por Jaidson Zini, Felipe Giaffone, Raphael Abbate, Beto Monteiro e Roberval. Destaque nos treinos livres e na classificação, Leandro Totti não largou.

Franzoni conservou a liderança da corrida, enquanto o atual vice-campeão André Marques passou Cirino para assumir o segundo lugar e partir pra cima de Victor. Giaffone avançou para a quarta posição, à frente de Beto Monteiro, Abbate e Roberval, em sétimo. Na sequência, a prova apresentou baixas como Bia Figueiredo e Paulo Salustiano, que abandonaram.

Detalhe da disputa entre André Marques (#77) e Victor Franzoni na Corrida 2

Marques fez valer sua maior experiência nos ‘brutos’ e fez a ultrapassagem em Franzoni para assumir a dianteira da corrida. Na sequência, Beto Monteiro e Pedro Paulo Fernandes tiveram de fazer uma parada não-programadas nos boxes, enquanto Franzoni abandonou a disputa.

Campeão em 2021, André Marques partiu para fechar com vitória a abertura do campeonato. Após o abandono de Franzoni, Wellington Cirino subiu para segundo lugar e controlou o ímpeto final de Felipe Giaffone para garantir um lugar no pódio, seguido pelo atual campeão da Copa Truck. Raphael Abbate foi o quarto e Roberval cruzou a linha de chegada na quinta posição, com pontuação que o coloca como líder do campeonato na conclusão do fim de semana.

O pódio da Corrida 2 da Super Truck Pro em Campo Grande

Confira os resultados da Super Truck Pro neste domingo em Campo Grande

Corrida 1
1º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 12 voltas em 27min00s943
2º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 0s183
3º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 0s681
4º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 1s355
5º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s087
6º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 2s503
7º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 4s602
8º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 6s057
9º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s715
10º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 9s208
11º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 9s686
12º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1 volta
13º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
14º – Fabio Fogaça (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 2 voltas

Não completaram
Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 4 voltas
Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 5 voltas
Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 7 voltas
Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 8 voltas
Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 10 voltas
Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 10 voltas
Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 12 voltas
Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), não largou

Corrida 2
1º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), 10 voltas em 23min03s733
2º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 3s180
3º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 3s865
4º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s511
5º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s610
6º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 8s163
7º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 25s038
8º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 26s167
9º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 38s574
10º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 58s424
11º – Fabio Fogaça (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 1 volta

Não completaram
Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4 voltas
Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 5 voltas
Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 9 voltas
Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 9 voltas
Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 10 volta

Fonte: BVPress.

Foto: Duda Bairros

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X