F1600 – O piloto Lelio Assumpção vence por 0s006
Em prova decidida nos últimos metros, piloto de Santos venceu a segunda consecutiva na temporada.
Rápido desde os treinos livres, Lélio Assumpção (Alfia Racing) marcou a pole position e venceu a corrida 1 que abriu a 9ª etapa da temporada 2024 do Campeonato Paulista de Fórmula 1600.
O primeiro treino livre realizado na sexta-feira (22) aconteceu sob chuva e em condições de pista que agradam a Assumpção, fechando sua melhor volta em 2min06s733 superando em 1s459 o segundo colocado JP Morato (Fênix), o mais bem colocado na divisão Light. O segundo treino do dia aconteceu já com pista seca e Marcel Fachini (Juka Motors) foi o mais rápido com 1min53s922 e superando justamente Lélio que correu toda a etapa com fortes dores na costela.
A pole position veio na última tentativa do piloto do carro nº 44 cravando 1min53s810, superando em 0s087 Fachini. O mais rápido na divisão super foi Lucas Monteiro (terceiro no geral), companheiro de equipe de Lélio na Alfia Racing com o tempo de 1min53s910 enquanto na Master o campeão de 2023 Rogério Teixeira ficou com o melhor tempo (1min54s372), além da quarta colocação no grid geral.
Dos pilotos postulantes do título na Light, JP Morato ficou com o segundo melhor tempo na divisão e Vini Zanuto (Juka Motors) não participou do treino por punição devido a irregularidade desportiva. Na Master, Daniel Almeida (Fênix) ficou com o segundo melhor tempo seguido de perto por Edu Dias (Old Monkey Racing).
CORRIDA 1 – SÁBADO
Com a pista fria e sem chuva, a primeira corrida do final de semana começou com a disputa entre Assumpção e Fachini pela ponta. Mesmo que o piloto da cidade de Amparo no interior paulista precisasse apenas completar as duas corridas do final de semana para conquistar o título, Marcel mostrou que iria lugar por vitórias no final de semana.
Na descida para a curva do lago ainda na primeira volta um toque entre Teixeira e Monteiro colocou os dois para fora da pista. Ambos conseguiram retornar perdendo posições e com Monteiro sem o bico do seu carro nº 69.
Enquanto os dois primeiros vinham se alternando na liderança, André Nobre (ART Racing) na terceira colocação tentava se distanciar de Bruno Gonçalves (Juka Motors) e Igor Costa (ART Racing).
Na Light o jovem de apenas 16 anos de idade João Guimarães (Rosset Racing) fazia uma corrida muito agressiva tentando superar o líder JP Morato. Outra boa briga vinha logo atrás entre Fernando Lopes (Gara Competition), Daniel Almeida e Lucas Monteiro: mesmo de categorias diferentes (respectivamente Super, Master e Light) os pilotos duelaram durante algumas voltas e intensas trocas de posição.
Restando quatro voltas para o final, Bruno Gonçalves chegou nos líderes e entrou na briga pela vitória, chegando a assumir a liderança na última volta para receber a bandeirada, enquanto Nobre chegava no pelotão para tentar dar o bote no final.
Utilizando o vácuo da melhor maneira possível, Lélio colocou seu carro de lado nos metros finais assim como Fachini e Nobre, sendo a vitória sendo conquistada por Assumpção por apenas 0s006 de diferença (aproximadamente 30cm à frente); Fachini fechou na segunda colocação seguido por Gonçalves.
Na divisão Light vitória de JP Morato, seguido por João Guimarães e Lucas Monteiro fechando o TOP3; Vinicius Zanuto com problemas no seu carro não conseguiu completar nenhuma volta nessa corrida.
Rogério Teixeira venceu na divisão Master; Daniel Almeida chegou na segunda colocação, mas por desclassificado por uma irregularidade técnica no seu carro, e com isso entregando a posição de pista para Edu Dias, seu concorrente direto na disputa pelo campeonato. Com isso o estreante Ricardo Wormke (Alfia Racing) subiu para o TOP3.
–
Fonte: VG3 Press.
Foto: Humberto da Silva