TCR Series – Em Termas de Río Hondo, Rodrigo Baptista marca sua segunda pole no TCR South America Banco BRB em 2024
Com uma bela volta em 1:49.171, Rodrigo Baptista marcou sua segunda pole na temporada 2024 do TCR South America Banco BRB. Após algumas etapas de ausência, o piloto do Honda Civic Type R TCR #3 da Squadra Martino voltou em grande estilo e vai largar em primeiro na corrida que abre a programação do domingo com 1:49.171, 0.133s à frente de Raphael Reis, com o CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP, segundo colocado no grid.
O uruguaio Juan Manuel Casella, companheiro de Baptista na Squadra Martino, foi o terceiro com o Honda Civic Type R TCR #60. Matías Rossi, o Míssil, foi o quarto com o Toyota Corolla TCR #17 do Toyota Team Argentina, seguido pelo brasileiro Rafael Suzuki, no Peugeot 308 TCR #8 da PMO Racing. Leonel Pernía, companheiro de equipe de Suzuki, foi o sexto com o Peugeot 308 TCR #44.
Líder do campeonato, Pedro Cardoso marcou apenas o oitavo tempo com o Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing. Ele ficou atrás também do estreante Tiago Pernía, no Honda Civic Type R TCR #85 da Squadra Martino, o sétimo no grid. Galid Osman, companheiro de Reis na W2 Pro GP, foi o nono com o CUPRA Leon VZ TCR #28. Décimo colocado na classificação, o argentino Fabián Yannantuoni larga na pole da corrida 2 neste domingo com o Toyota Corolla TCR #5 da Paladini Racing.
O moderno Circuito Termas de Río Hondo, fica na província de Santiago del Estero, no noroeste do pais e distante 1.130 quilômetros da capital Buenos Aires. Com extensão de 4.806 metros e 14 curvas, o autódromo já foi sede do Mundial de Motovelocidade.
As atividades na pista do fim de semana seguem neste domingo, com as duas corridas da etapa encerrando o cronograma. O canal oficial do TCR South America Banco BRB transmite as duas corridas ao vivo. O canal por assinatura Bandsports exibe a primeira corrida ao vivo e a segunda em VT inédito.
Q1 – Raphael Reis confirma favoritismo
Ainda sem todos os carros na pista no Circuito Termas de Río Hondo, o Q1 começou com Rodrigo Baptista na frente, com o argentino Leonel Pernía em segundo. Juan Manuel Casella era o terceiro, com Bautista Damiani em quarto e Tiago Pernía em quinto.
A 11 minutos do fim, Raphael Reis, melhor de sexta-feira, assumiu a ponta com 1:49.623, com Rafael Suzuki em segundo, quase três décimos atrás. Na sequência, o Míssil Matías Rossi subiu para terceiro, jogando Digo Baptista para quarto. Galid Osman, companheiro de Reis na W2 ProGP, assumiu o terceiro lugar, derrubando Rossi. A essa altura, os brasileiros dominavam quatro das cinco primeiras posições.
Quem não começou bem foi Pedro Cardoso, atual campeão do TCR Brasil Banco BRB e líder do campeonato sul-americano. O brasiliense começou a sessão apenas no 11º lugar, longe de seus rivais na briga pelo título. A essa altura, Cardoso era quase um segundo mais lento que Reis, o líder.
A seis minutos do fim, Baptista superou Reis e assumiu a liderança do Q1, com 1:49.486. O argentino Matías Cravero subiu para terceiro na sequência, com o uruguaio Juan Manuel Casella indo para primeiro, com 1:49.371. Quando faltavam dois minutos, foi a vez de Cardoso aparecer, evoluindo para a terceira posição do Q1.
No fim, Raphael Reis retomou a liderança com 1:49.285, seguido por Leonel Pernía e Juan Manuel Casella. Rodrigo Baptista e Matías Rossi fecharam a lista dos cinco primeiros colocados. Pedro Cardoso avançou ao Q2 em sexto. O estreante Bautista Damiani foi eliminado por apenas 0.021s, em 13º, por Juan Ángel Rosso, que avançou já com o cronômetro zerado.
Q2 – Rodrigo Baptista não dá chances aos adversários
Sem carregar lastro, Rodrigo Baptista começou o Q2 na frente, com 1:49.171. Raphael Reis, melhor do Q1, marcou o segundo tempo logo de cara, com Juan Manuel Casella em terceiro e Matías Rossi em quarto. Rafael Suzuki fechou a lista dos cinco primeiros, com Pedro Cardoso, líder do campeonato, apenas em oitavo.
Com o cronômetro quase zerado, os pilotos começaram a marcar os tempos de suas segundas tentativas. Mas ninguém que estava nas primeiras posições melhorou. Com isso, Rodrigo Baptista marcou a pole position, seguido por Raphael Reis e Juan Manuel Casella. Matías Rossi ficou em quarto, com Rafael Suzuki em quinto. Líder do campeonato, Pedro Cardoso foi apenas o oitavo. Décimo colocado, Fabian Yannantuoni vai largar na primeira posição da segunda corrida.
O que eles disseram:
“Já corri aqui algumas vezes, de TCR e de Porsche Cup. E andei bem em todas as vezes, gosto bastante da pista. Estou muito feliz em estar de volta. Tive alguns imprevistos durante o ano e não consegui fazer todas as corridas. No ano que vem, o foco vai ser tentar lutar pelo campeonato. Ainda dá para disputar o vice neste ano, então quem sabe no ano que vem.”
Rodrigo Baptista
“Foi uma classificação muito apertada, em uma pista grande como Termas de Río Hondo, tivemos 11 carros no mesmo segundo no último treino antes da classificação, o que é impressionante. Largar em segundo é bom, claro que queremos um pouco mais. Nenhum piloto sai 100% satisfeito da classificação e comigo não é diferente. Acabei pegando um pouco de trânsito na minha volta rápida, mas o P2 é um bom lugar para largar, além de que começamos a tirar pontos em relação ao campeonato. Amanhã vamos com tudo para cima, pois temos mais a ganhar do que a perder daqui para frente, temos que ser agressivos e pontuar bem nas duas corridas para chegar em Rosário com chances reais de título. ”
Raphael Reis
Cronograma – TCR South America Banco BRB – Termas de Río Hondo, Argentina
Domingo, 10 de novembro:
9:45 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:40 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
–
Fonte: LF Press.
Foto: Divulgação