EuroNascar – Um novo Rei de Brands Hatch é coroado, Liam Hezemans emociona os fãs do Reino Unido com uma vitória dominante
Liam Hezemans dominou o reinício precoce para marcar sua segunda vitória em 2024 - Lucas Lasserre e Martin Doubek lutaram muito para garantir as posições do pódio
Liam Hezemans completou uma reviravolta incrível na Rodada 6 do EuroNASCAR PRO em Brands Hatch para se tornar o novo Rei do popular SpeedFest americano. Hezemans conquistou a pole position depois de marcar a volta mais rápida da corrida de sábado e aproveitar bem a vantagem para manter a liderança. O holandês sobreviveu então a um reinício precoce e afastou-se dos rivais, selando o seu regresso à Victory Lane. Esta é a segunda vitória da temporada 2024 da NASCAR Whelen Euro Series para o piloto do #50 Hendriks Motorsport Toyota Camry e a terceira de sua carreira. Hezemans não apenas ganhou a coroa King of Brands Hatch, mas também ganhou outro lindo anel de titânio por ganhar o prêmio Tijey Fastest Driver.
“Foi uma corrida difícil, especialmente no reinício, quando voltamos a dois a dois”, disse Hezemans, que conquistou a sua primeira vitória na EuroNASCAR PRO fora de Valência. “Recebi um empurrão do Lucas Lasserre e o Gianmarco Ercoli estava por fora, o que me ajudou a defender a liderança. O carro foi incrível durante toda a corrida, mas administrar o tráfego no final foi difícil. Tentei fazer isso com cuidado, mas Lasserre realmente empurrou e voltou para o para-choque traseiro. É claro que quero ganhar o título e com a minha corrida em casa no Raceway Venray a aproximar-se, estou ansioso pelo próximo desafio. Já corri no oval e consegui uma vitória lá em outra série.”
O Circuito Indy de 1.944 quilômetros de extensão ofereceu drama inicial com uma colisão de vários carros na volta 2 que derrubou o herói local Max Marzorati, que fez contato com a estrela cadente escocesa Jack Davidson. O Safety Car foi implantado para permitir que os fiscais recuperassem com segurança o Ford Mustang # 27 Double V Racing de Marzorati. O reinício ocorrido na volta 7 – a corrida foi prolongada em duas voltas – foi a chave para Lucas Lasserre terminar no pódio em corridas consecutivas no SpeedFest. O francês abriu caminho com maestria para ultrapassar Gianmarco Ercoli para conquistar o segundo lugar no gancho dos Druidas e se defender dos desafios do companheiro de equipe de Hezemans, Martin Doubek, até a bandeira quadriculada.
O pódio de Doubek foi a recompensa por uma bela recuperação. O piloto checo largou de sexto e não ganhou posições na largada inicial, mas o Safety Car deu-lhe uma segunda oportunidade que aproveitou com as duas mãos. O piloto do Ford Mustang #7 ultrapassou Vittorio Ghirelli e Fabrizio Armetta no reinício e encontrou uma abertura na defesa de Ercoli na volta 14 para tirar a última posição do pódio ao anterior King of Brands Hatch. Portanto, Ercoli cruzou a meta em quarto lugar ao final de 40 voltas de corrida.
Outro piloto que avançou forte para a frente foi Tobias Dauenhauer, que ganhou sete posições para garantir um resultado entre os 5 primeiros para a Bremotion. Paul Jouffreau, sexto, ficou em segundo lugar no Troféu Júnior, sendo derrotado apenas pelo vencedor da corrida, Hezemans, na classificação especial para pilotos com 25 anos ou menos. Ulysse Delsaux terminou à frente de Vittorio Ghirelli em sétimo. O italiano teve uma corrida difícil em seu Chevrolet Camaro #24 PK Carsport, que resultou em seu primeiro resultado fora do pódio em 2024.
Ghirelli não gostou do estilo de pilotagem de Fabrizio Armetta, que fazia parte do grupo de seis carros que lutava pela quinta posição. Armetta se envolveu em um incidente com Thomas Toffel e recebeu uma penalidade de 10 segundos pelo controle da corrida. O piloto do Club Motorsport teve então que cumprir uma penalidade drive through nos momentos finais da corrida por contactos com Delsaux, Ghirelli e Dauenhauer, caindo para 11º. Ghirelli disse: “Ele me empurrou cinco ou seis vezes, foi uma situação difícil. Eu realmente não estou bem com a forma como ele correu comigo hoje.”
Sebastiaan Bleekemolen e Ryan Vargas completaram o top 10, este último trazendo o troféu de volta à América com o terceiro lugar entre os Juniores. Max Lanza foi o melhor piloto no Troféu Challenger para pilotos amadores de elite na décima segunda posição. Riccardo Romagnoli e Kenko Miura emocionaram os torcedores na batalha pelas 3 primeiras posições do Troféu Challenger. O piloto italiano e o japonês fizeram algumas ultrapassagens excelentes, justas e limpas.
A Rodada 6 do EuroNASCAR PRO não saiu como planejado para Ghirelli, mas o italiano ainda segura a bandeira vermelha da Whelen por ser o líder do campeonato. Com 204 pontos, Ghirelli agora tem onze pontos de vantagem sobre o atual campeão Ercoli. Hezemans subiu para o terceiro lugar com 190 pontos, enquanto Jouffreau e Lasserre completaram o top 5 da classificação.
Uma corrida permanece no programa do 2024 NASCAR GP UK: EuroNASCAR 2 Round 6, que irá ao ar às 17h20 CEST/16h20 horário local. A corrida será transmitida ao vivo no canal da EuroNASCAR no YouTube e em diversas redes de TV de todo o mundo.
–
Fonte: NEWS
Foto: Nina Weinbrenner/ Bart Dehaese