Stock Car – O piloto Daniel Serra crava pole position em Cascavel. Corrida sprint começa às 14h deste sábado
Tricampeão repetiu feito alcançado no Velocitta e é o primeiro piloto do ano a conquistar a posição de honra em duas oportunidades. Ricardo Zonta largará na frente na prova sprint de logo mais
É de Daniel Serra a pole position da etapa de Cascavel da Stock Car Pro Series. Na nublada manhã deste sábado (18), o tricampeão virou 1min03s103 a bordo do Chevrolet Cruze #29 em sua volta na fase decisiva da sessão classificatória e superou Bruno Baptista em 0s077. O piloto da Eurofarma RC conquistou sua segunda pole na temporada e a 15ª da carreira na Stock Car, comprovando assim a boa performance exibida nos treinos de sexta-feira.
Dono de seis pódios e duas vitórias em Cascavel, Serra vai compor a fila de abertura do grid ao lado de Baptista, que venceu em Cascavel em novembro do ano passado. O piloto da RCM Motorsport será seguido pelo atual campeão, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), que vai largar da terceira posição, lado a lado com Guilherme Salas (KTF). E Cesar Ramos, vitorioso na corrida sprint da etapa de Interlagos, sairá da quinta posição com o Toyota Corolla da Ipiranga Racing.
Daniel Serra recebeu o Troféu Pole Position Snapdragon das mãos de Ângelo Giombelli, também tricampeão da Stock Car e representante de Cascavel. Em seguida, o piloto destacou o desempenho do carro no Autódromo Internacional Zilmar Beux. “Feliz com a segunda pole da temporada. O carro está funcionando super bem desde o momento em que desceu do caminhão. Cascavel é uma pista desafiadora, e quando você consegue encaixar tudo é muito prazeroso. Agora é pensar nas duas corridas da etapa”, disse.
12º colocado na sessão classificatória, Ricardo Zonta vai largar na primeira posição na corrida sprint que acontece logo mais, às 14h. O paranaense da RCM Motorsport sairá lado a lado com o tricampeão Ricardo Maurício (Eurofarma RC), enquanto Dudu Barrichello — que venceu no ano passado uma das provas da Stock Car em Cascavel — partirá da terceira posição com o Corolla da Mobil Ale Full Time, com Rafael Suzuki (TMG Racing) em quarto lugar e Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) em quinto.
Como foi a classificação — O intenso sábado de velocidade da Stock Car em Cascavel começou com a sessão classificatória que definiu o grid das duas corridas da etapa. No primeiro grupo que foi à pista no Q1, Rafael Suzuki foi o mais rápido e registrou 1min03s193. Atual campeão, Gabriel Casagrande ficou a 0s031 do tempo do líder mesmo com problemas na direção hidráulica e ficou em segundo, à frente dos também campeões Daniel Serra e Felipe Fraga. Ricardo Zonta foi o quinto.
Guilherme Salas avançou para a segunda parte da classificação em sexto no grupo, assim como Dudu e Rubens Barrichello. Allam Khodair e Gabriel Robe completaram o top-10. Em contrapartida, o líder do campeonato, Julio Campos, foi eliminado ainda no Q1. O piloto da Pole Motorsport terá de remar tanto na corrida sprint deste sábado como também na prova principal da rodada, no domingo.
O segundo grupo da sessão trouxe Gaetano Di Mauro entre os 14 pilotos depois de muito trabalho por parte da equipe Cavaleiro Sports durante toda a madrugada e também da ajuda de outras equipes para reconstruir o carro do paulista, afetado pelo incêndio ocorrido durante o treino livre 1.
Bruno Baptista foi o primeiro piloto do fim de semana a virar abaixo de 1min03s e passou para o Q2 com o tempo de 1min02s888. Também avançaram Lucas Foresti, Cesar Ramos, Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Felipe Baptista, Di Mauro, Enzo Elias, Nelson Piquet Jr. e Zezinho Muggiati.
A segunda fase da classificação teve novamente Bruno Baptista na frente. Desta vez, o paulista da RCM Motorsport cravou 1min03s066, sendo seguido por Casagrande e Serra. Enzo Elias, Cesar Ramos, Tiago Camilo, Guilherme Salas e Lucas Foresti também passaram para o Q3 e garantiram vaga na luta pela pole. 12º colocado, Ricardo Zonta vai largar na frente na corrida sprint em razão da regra do grid invertido.
Na hora da decisão, prevaleceu a experiência de Daniel Serra. O tricampeão cravou 1min03s103 na sua volta mais rápida no Q3 e garantiu a pole position da corrida principal em Cascavel depois de desbancar Bruno Baptista por 0s077. A segunda fila da prova de domingo será composta por Gabriel Casagrande e Guilherme Salas. Cesar Ramos, Enzo Elias, Thiago Camilo e Lucas Foresti fecharam a relação dos oito melhores colocados.
Sábado de sprint — A primeira prova do fim de semana da etapa de Cascavel da Stock Car está marcada para logo mais, 14h (horário de Brasília). A disputa terá 30 minutos mais uma volta de duração.
O domingo traz o ponto alto do fim de semana. A visitação aos boxes, uma das atrações mais esperadas pelos fãs, precede a corrida principal da etapa, com 50 minutos de duração. A prova tem largada prevista para 14h15 (horário de Brasília).
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.
Stock Car Pro Series 2024, etapa 4, Cascavel
Corrida principal (domingo), grid de largada
1º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min03s103
2º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min03s180
3º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min03s249
4º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min03s464
5º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min03s570
6º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min03s575
7º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min03s617
8º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min04s171
Eliminados no Q2
9º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min03s445
10º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min03s492
11º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min03s557
12º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min03s605
13º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min03s638
14º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min03s673
15º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min03s711
16º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min03s832
17º – Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min04s051
18º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min04s052
19º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min04s056
20º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min05s750
Eliminados no Q3
21º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min03s600
22º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min03s684
23º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla) , 1min03s731
24º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min03s737
25º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min03s741
26º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze) , 1min03s866
27º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min03s983
Corrida sprint (sábado), grid de largada:
1º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
2º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)
3º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)
4º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze)
5º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)
6º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
7º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla)
8º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)
9º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze)
10º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)
–
Fonte: BestPr.
Foto: Duda Bairros