AutomobilismoStock Series

Stock Series – Paranaenses correm em casa e buscam uma vaga no grid da Stock Car

Entre jovens saídos do kartismo a pilotos mais experientes, Paraná tem quatro nomes entre os concorrentes ao maior prêmio do automobilismo brasileiro

Akyu Myasava, Alfredinho Ibiapina, Gustavo Frigotto e Kaká Magno. Em comum, os quatro pilotos compartilham o grid da Stock Series, a categoria de acesso à Stock Car. Outro ponto que liga os competidores está na origem, uma vez que todos eles são nascidos no Paraná, estado que recebe a segunda etapa da temporada 2024, neste fim de semana (17 a 19 de maio) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel.
Pelo segundo ano seguido, a Stock Series oferece ao campeão a maior premiação do automobilismo brasileiro, o equivalente a R$ 2,5 milhões para que o dono do título suba ao grid da Stock Car Pro em 2025 com o orçamento bonificado. O primeiro a usufruir do superprêmio foi outro paranaense: Zezinho Muggiati, que conquistou o título da divisão de acesso no ano passado e hoje acelera com o Chevrolet Cruze da KTF Sports na principal categoria do automobilismo nacional.

Com 15 anos, Akyu Myasava é o caçula do grid da Stock Series neste ano

Os quatro paranaenses no grupo dos concorrentes à premiação da Stock Series em 2024 têm perfis bem distintos. Akyu Myasava e Alfredinho Ibiapina são pilotos muito jovens, com 15 e 16 anos, respectivamente, e são recém-saídos do kartismo; Gustavo Frigotto inclusive já fez 25 corridas na Stock Car e almeja regressar ao grid mais concorrido do esporte a motor nacional; e Kaká Magno é uma das representantes femininas no grid, traz currículo de vasta experiência em várias competições do automobilismo nacional e internacional e está no seu segundo ano na Stock Series.

Akyu Myasava é o único piloto nascido em Cascavel no grid da Stock Series 2024

Jovens prodígios — Akyu Myasava é o único cascavelense do grid da Stock Series nesta temporada. Com apenas 15 anos, o piloto é o caçula da categoria em 2024 e estreia com a equipe gaúcha Garra Racing Team, tricampeã por equipes (2015, 2016 e 2021), após ter conquistado títulos no kartismo, como o Sul-Brasileiro, bicampeão paranaense e também a taça de campeão em Santa Catarina. No ano passado, Akyu correu na Fórmula Delta, fazendo a transição do kartismo para os autódromos, e faturou quatro pódios.
Em sua estreia na Stock Series, Myasava marcou um oitavo lugar na primeira corrida, em Interlagos. O adolescente busca agora mais um passo na sua curva de aprendizado correndo em casa.

Paranaense de 16 anos, Alfredinho corre em casa neste fim de semana

Assim como Myasava, Alfredinho Ibiapina trilhou uma carreira de êxito no kartismo antes de chegar à Stock Series. Com 16 anos completados em 18 de abril, o curitibano já foi campeão brasileiro e do Open Brasileiro de Kart, além de ter sido vice-campeão da Copa Brasil.
Alfredinho chega à divisão de acesso correndo pela W2 Racing ProGP, campeã das duas últimas temporadas, depois de também ter competido por uma temporada na Fórmula Delta, onde marcou pole position e vitória na Copa Brasil. Ibiapina vem de uma estreia com resultados importantes, tendo finalizado entre os seis primeiros nas corridas 1 e 2 em São Paulo.

Gustavo Frigotto vem de dois pódios conquistados na etapa de Interlagos

Experiência na pista — Com 29 anos, o curitibano Gustavo Frigotto está de volta às pistas depois de dois anos afastado das corridas e regressa à Stock Series como piloto da repaginada Artcon Racing, equipe também paranaense e que nasceu da estrutura da antiga RKL Competições, liderada pelo preparador Edson Ricarte.
De todos os competidores que correm na Stock Series neste ano, Frigotto é quem tem mais experiência e já fez 79 corridas na categoria, com vitória e 21 pódios no currículo, além de ter finalizado em terceiro lugar a temporada de 2019, no seu melhor resultado na competição. Em 2023, o piloto e professor de história começou bem, com dois terceiros lugares em Interlagos, e luta pelo título e pelo superprêmio para voltar à Stock Car, onde correu entre 2021 e 2022.

Kaká Magno traz na bagagem experiência em várias categorias no Brasil e exterior

O quarteto paranaense para 2024 é completado pela curitibana Kaká Magno, que faz sua segunda temporada na Series representando a equipe RTR Sport Team. Kaká é uma das duas mulheres que correm no grid da categoria e busca alçar voos maiores depois de um ano de aprendizado na competição.
Magno tem em sua trajetória títulos no kartismo e já pilotou em categorias como a antiga Fórmula 4 Sul-Americana, Mercedes-Benz Challenge e Fórmula Inter. Kaká também passou pela Europa, onde pilotou na Wolf Racing Cars, EuroNascar e representou o Brasil no FIA Motorsport Games, em Paul Ricard, no ano de 2022, tendo sido indicada também para correr na Scirocco R Cup Volkswagen.

Os paranaenses da Stock Series em 2024
Akyu Myasava
Idade: 15 anos (05/08/2008)
Naturalidade: Cascavel (PR)
Equipe: Garra Racing Team
Número: #18

Alfredinho Ibiapina
Idade: 16 anos (18/04/2008)
Naturalidade: Curitiba (PR)
Equipe: W2 Racing ProGP
Número: #8

Gustavo Frigotto
Idade: 29 anos (30/10/1994)
Naturalidade: Curitiba (PR)
Equipe: Artcon Racing
Número: #86

Kaká Magno
Idade: 36 anos (25/04/2008)
Naturalidade: Curitiba (PR)
Equipe: RTR Sport Team
Número: #25

Fonte: BestPr.

Foto: Duda Bairros

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X