AutomobilismoPorsche

Porsche Cup – O piloto Marçal Muller converte pole em vitória na abertura da Porsche Cup C6 Bank em Goiânia

E o piloto Miguel Mariotti vence de ponta a ponta na Challenge, enquanto Silvio Morestoni é pole na Trophy

Marçal Muller foi o nome do primeiro dia de corridas dos carros de corrida mais produzidos no planeta na temporada 2024. Pela manhã o piloto gaúcho foi o mais rápido no Q1 e garantiu a pole no Q2. Depois largou da posição de honra, liderou de ponta a ponta para vencer pela 15ª vez na carreira e, com direito a melhor volta da prova, abrir o campeonato da Carrera Cup com um Grand Chelem.

Pela classe Challenge, a vitória ficou com Miguel Mariotti, também de ponta a ponta. Ele venceu pela primeira vez na carreira, após sustentar ferozes ataques de Caio Castro em seu retorno à categoria.

Miguel Mariotti

O dia ainda reservava a primeira tomada de tempo da introdutória classe Trophy, que teve Silvio Morestoni garantindo a primeira pole do ano.

Os protagonistas dos subcampeonatos também mostraram força, sinal de que teremos grandes disputas em todos os segmentos dos pelotões da Carrera e da Challenge.

Chico Horta venceu na Carrera Sport com um respeitável nono lugar no geral, enquanto Israel Salmen estreou na Carrera Rookie com direito a ultrapassagem sobre Edu Guedes nas voltas finais para vencer.

Já na Challenge Sport a vitória ficou com Sebá Malucelli, favorecido por uma boa segunda posição no grid. Ele ainda foi ao pódio geral, favorecido por perda de performance de Antonella Bassani e Gerson Campos nas voltas finais.

Caio Chaves

Já o vencedor da Challenge Rookie foi o estreante Caio Chaves, de 16 anos de idade, também dentro do top10 no geral. Ele ficou em décimo em Goiânia.

A programação de domingo tem início às 9h30 com a prova de 20 minutos da Trophy. A Carrera tem largada marcada para 12h, com Franco Giaffone saindo na frente. A seguir acontece a corrida da Challenge, que terá SangHo Kim encabeçando o pelotão.

 

As corridas

Carrera

O pole Muller sustentou a ponta, seguido por Paludo. Chris Hahn passou Neugebauer, avançando de quarto para terceiro. Lucas Salles também largou bem, para avançar duas posições e fechar a primeira volta em quinto.

Na segunda volta, Paludo enquadrou Marçal na reta principal e tentou por fora. Ele tinha mais ação, mas Muller foi sagaz ao defender a posição. Em sétimo, Peter Ferter era o líder na Sport, enquanto na Rookie Edu Guedes liderava em 17º no geral.

As diferenças entre os três primeiros vinham na casa de 1s na abertura da volta 5. Já a margem de Werner sobre Salles era mínima, com o competidor do carro #70 pressionando bastante. Isso favoreceu também a chegada de Pedro Aguiar para a disputa.

Com metade do tempo de prova transcorrido, os três primeiros seguiam desgarrados. Então entre Werner em quarto e Alceu Feldmann, em sétimo, quatro carros vinham muito próximos. E a briga logo atrás entre Peter Ferter, Franco Giaffone, Christian Fittipaldi e Francisco Horta era intensa.

Ferter era o líder na Sport e Edu Guedes segurava a dianteira na Rookie, com 19º no geral.

Mas na volta 12, o carro #56 escapou no fim da reta principal. Ferter conseguiu retornar, mas perdeu terreno e a liderança da classe Sport ficou com Horta.

Na 15ª volta, quando alguns carros já começavam a acionar o limpador de para-brisa em trechos da pista, Feldmann grudou no carro de Aguiar em luta pela sexta posição. Eles então cruzaram a reta principal separados por centímetros. Até que Feldmann acabou rodando na tomada da curva 1. Alceu conseguiu retornar, mas apenas na vigésima posição.

Na penúltima volta Hahn se aproximou de Paludo, abreviando a distância para o vice-líder para menos de 0.5s. Mas na volta final Paludo mostrou todo seu repertório de atual campeão da Endurance Series para negociar bem a ultrapassagem sobre um retardatário e não ser incomodado mais por Hahn até a bandeirada.

Marçal voltou a vencer em Goiânia, seguido por Paludo, Hahn, Werner e Salles. Pela classe Sport a vitória ficou com Horta (em nono no geral), seguido por Lineu Pires. Já na Rookie Israel Salmen superou Edu Guedes no trecho final para vencer pela primeira vez com os carros da geração 992.

Após a cerimônia de pódio, Muller sorteou o número 7, determinando a inversão de grid para domingo. Assim Franco Giaffone parte da posição de honra.

Challenge

O pole Miguel Mariotti foi bem por dentro, mas ao seu lado Seba Malucelli perdeu posições. Sadak Leite saltou de quarto para segundo, enquanto Antonella Bassani tentou uma trajetória por fora, mas ficou sem o melhor traçado depois da curva 2. Ao término da primeira volta, Mariotti liderava, seguido por Sadak, Caio Castro, Cristian Mohr e Antonella. Em sétimo Leonardo Herrmann liderava na Sport.

Mas Caio Castro quase perdeu a trangência na curva 1 no início da segunda volta, caindo de terceiro para sexto. Ao retornar para pista, o #22 dificultou a trajetória de Herrmann, que acabou rodando e ficou com o carro parado.

Mariotti, Leite e Mohr eram os três primeiros, separados por 0.557s na abertura da volta 4. Antonella e Gerson Campos vinham imediatamente atrás, também muito rápidos a menos de 1s do líder.

Sadak e Mohr tiveram contato. Gerson Campos, que havia acabado de passar Antonella, ficou encaixotado e foi obrigado a tirar o pé. No fim quem levou a melhor foi Caio Castro, que ganhou duas posições pelo entrevero. E quem levou a pior foi Mohr, com o carro danificado, que acabou escapando da pista duas vezes.

Na abertura da volta 5, a ordem na pista mostrava Mariotti, Antonella, Caio Castro, Gerson Campos e Sadak. Em sexto, Malucelli liderava na Sport. Pela Rookie, em 14º no geral, o líder era Caio Chaves.

O safety-car foi acionado na volta 7, permanecendo até a abertura do giro seguinte.

Mariotti segurou a ponta, enquanto Caio Castro foi hábil para ultrapassar Antonella. Gerson era quarto e Sadak quinto.

O pega era alucinante na volta 10, com os quatro primeiros praticamente grudados entre si. Caio Castro aparentava ter mais ritmo que Mariotti, mas o líder colocava habilmente o carro no meio da pista na freada da curva 1, dificultando um ataque do piloto do #22. Aí naturalmente Antonella se aproximava de Castro, e Gerson vinha na sequência trazendo Sadak.

Na abertura da volta 15, outra vez Caio fez Mariotti se defender. Antonella acompanhou a linha, mas Gerson perdeu rendimento. Sadak Leite avançou para quarto e Malucelli para quinto, ainda como líder na Sport.

Caio Castro era todo pressão sobre Mariotti na penúltima volta. Antonella perdeu contato com a dupla e caiu para sexto.

Mas o dia era de Mariotti, impecável na defesa de posição para vencer pela primeira vez e de ponta a ponta. Caio Castro retorno à categoria com o segundo lugar. Sadak Leite foi terceiro. Malucelli ganhou na Sport com o quarto lugar no geral e Celio Brasil completou o pódio. Na Rookie, vitória para o adolescente Caio Chaves, de 16 anos de idade, recebendo a bandeirada em décimo.

Mariotti então sorteou o número 8, definindo SangHo Kim como primeiro colocado no grid da corrida que encerra a programação da etapa 1.

 

O quali – Trophy

A primeira sessão classificatória da classe de entrada teve disputa desde a abertura da pista.

Silvio Morestoni e Denis Ferrer se alternaram no topo da tela de tempos.

Na fase final do quali, José Moura Neto chegou para a disputa, assumindo a vice-liderança.

A volta da bandeirada foi aberta com 6 dos 16 pilotos do grid no mesmo segundo da marca do líder.

Alguns vinham com seus melhores trechos na tentativa final, mas um competidor escapou na tomada da curva 3 e a bandeira amarela foi acionada no setor, obrigando os pilotos a tirarem o pé.

Silvio Morestoni

Mortestoni então garantiu a pole, com 1:30.424. Na última tentativa, Andre Rosario anotou 1:30.713 para ser segundo. Moura Neto veio a seguir, com Ferrer e Leonardo Netto completando o top5. William Araujo foi sexto, ainda no mesmo segundo do tempo do pole.

A corrida de domingo tem duração de 20 minutos mais uma volta e os carros na classe introdutória partem em fila indiana.

 

 

 

 

 

Resultados
Carrera – Corrida 1
1. #544. Marçal Muller 26:51.640
2. #7. Miguel Paludo +2.369
3. #26. Christian Hahn +3.054
4. #8. Werner Neugebauer +10.228
5. #70. Lucas Salles +14.790

Challenge – Corrida 1
1. #21. Miguel Mariotti 27:53.876
2. #22. Caio Castro +0.695
3. #66. Sadak Leite +2.780
4. #100. Sebá Malucelli (S) +4.025
5. #139. Celio Brasil (S) +4.245

Trophy – Quali
1. #8. Silvio Morestoni (S) 1:30.424
2. #2. André Rosario (S) +0.289
3. #45. José Moura Neto +0.327
4. #121. Denis Ferrer (S) +0.637
5. #38. Leonardo Netto (S) +0.785

Fonte: LF Press.

Foto: Luca Bassani

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X