AutomobilismoPorsche

Porsche Cup – Em homenagem a Wilson Fittipaldi Jr, Christian Fittipaldi corre a etapa de Goiânia da Porsche Cup C6 Bank Carrera Cup

Christian assume o carro #25 de Paulo Sousa, que cedeu a máquina para o ex-F1

Christian Fittipaldi fará sua estreia na Porsche Cup C6 Bank Carrera Cup. Em jornada homenageando o pai, Wilson Fittipaldi Jr, o Wilsinho Fittipaldi, que faleceu no último dia 23. Por questões pessoais, o piloto titular da categoria, Paulo Sousa, não poderá competir na abertura da temporada em Goiânia e junto com a organização da Porsche Cup cedeu o carro para Fittipaldi em forma de homenagear o legado de uma das figuras mais importantes do automobilismo nacional.

Christian já é figura conhecida dos carros de competição mais produzidos do planeta, o piloto já competiu no campeonato das corridas longas em temporadas passadas, mas faz sua estreia tanto no Porsche 911 GT3 Cup da geração 992, quanto no campeonato de Sprint da categoria.

O currículo não deixa mentir, Christian Fittipaldi chega com a pompa de estar entre os favoritos para vencer em sua jornada de estreia. Competiu na Fórmula 1 nos anos 90 e depois se aventurou no automobilismo norte-americano, sendo um dos poucos pilotos a participar de corridas na F1, Fórmula Indy e NASCAR.

O homenageado Wilson Fittipaldi Júnior foi o responsável pela criação da única equipe brasileira a alinhar no grid da Fórmula 1 em 74 anos de história da principal categoria do automobilismo mundial, a Copersucar-Fittipaldi.

A relação de Wilson com a Porsche remonta aos anos 60, quando competiu e venceu em duas ocasiões nas 1000 Milhas com um Karman Ghia com motor da montadora alemã.

Não é a primeira vez que a Porsche Cup demonstra esse tipo de iniciativa, com espírito esportivo entre os competidores. Em 2014, após um problema no motor 30 minutos antes da corrida, Ricardo Rosset teve que acionar o piloto Charles Reed, que não participaria da prova, para pegar o carro do competidor emprestado. Rosset venceu a bateria com o carro de Reed.

Na única passagem da categoria por Cascavel, situação semelhante aconteceu envolvendo os pilotos Pedro Piquet e Gui Affonso. O filho de Nelson Piquet se envolveu em um acidente nos treinos livres e não teria seu carro pronto a tempo da classificação. Foi então que Gui Affonso, que estava em outro grupo na classificação, emprestou a máquina para Piquet fazer sua volta rápida.

A jornada da Porsche Cup C6 Bank em Goiânia teve os treinos de pré-temporada na quinta-feira, a sexta é dedicada aos treinos opcionais e treino livre. Sábado os pilotos abrem as atividades de pista classificando as máquinas para a corrida 1, na tarde do mesmo dia. No domingo, a segunda bateria tem grid invertido em relação ao resultado final da bateria da véspera.

 

O que ele disse:

“Antes de mais nada eu quero agradecer ao Paulo e ao Dener, infelizmente essa oportunidade surgiu com uma lesão do Paulo que o impossibilitou de pilotar o carro dele. Me ligaram ontem por volta das 15h oferecendo a chance de andar e nunca imaginei que menos de 12h depois eu estaria em Goiânia pronto para correr. Estou muito feliz em poder estar aqui com todos da família Porsche, principalmente homenageando meu pai e é importante para mim estar aqui e poder guiar o carro para ele nesta homenagem.

Carrego grandes lembranças daqui de Goiânia, minha primeira corrida de carro foi aqui, na época de Fórmula Ford. Também acelerei na Fórmula 3 e de Linea, há 12 anos atrás. Sempre foi um lugar muito bom para mim. Nunca andei nesse carro e não tenho competido regularmente desde 2019, então não chego com as expectativas tão altas. Tenho que andar muito mais que os pilotos que tem andado direto no carro e deixam o nível da categoria alto.”
Christian Fittipaldi

Porsche Cup Brasil – Etapa 1 Goiânia – Cronograma

Sexta-feira, 08 de março:
09:30 – Treino Opcional 1 (Carrera Cup)
10:40 – Treino Opcional 1 (Sprint Challenge)
13:30 – Treino Extra (Sprint Trophy)
14:20 – Treino Livre 1 (Carrera Cup)
15:15 – Treino Livre 1 (Sprint Challenge)
16:15 – Sessão 1 (Sprint Trophy)

Sábado, 09 de março:
09:00 – Classificação (Carrera Cup)
10:00 – Classificação (Sprint Challenge)
11:25 – Sessão 2 (Sprint Trophy)
14:00 – Corrida 1 (25 minutos +1 volta) (Carrera Cup)
14:41 – Corrida 1 (25 minutos +1 volta) (Sprint Challenge)
15:30 – Classificação (Sprint Trophy)

Domingo, 10 de março:
09:30 – Corrida (20 minutos +1 volta) (Sprint Trophy)
12:00 – Corrida 2 (25 minutos +1 volta) (Carrera Cup)
12:39 – Corrida 2 (25 minutos +1 volta) (Sprint Challenge)

Fonte: LF Press.

Foto: José Mario Dias

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X