AutomobilismoPorsche

Porsche – Pela preliminar a Porsche Cup C6 Bank Mastercard tem vitórias de Nicolas Costa e Eduardo Taurisano em Interlagos

Estreante do carro #999 só perde o título da Carrera Cup com combinação de resultados envolvendo sua desclassificação no domingo, quando larga da pole

Com uma tocada impecável e vitória de ponta a ponta perante o público do GP São Paulo de F1, Nicolas Costa garantiu o direito de ficar em casa no domingo para ser campeão da Carrera Cup em sua temporada de estreia na Porsche Cup C6 Bank Mastercard.

Nicolas Costa

O competidor do Porsche #999 venceu pela sexta vez em 11 corridas no ano, sendo a terceira consecutiva. Ele só não será proclamado campeão neste domingo se houver uma improvável combinação de resultados que envolve sua desclassificação –o que mudaria a pontuação a ser descartada, vez que o regulamento determina a eliminação dos dois piores resultados de cada competidor apenas após a 12ª e última bateria do ano.

Maior vencedor da história da categoria, o heptacampeão Miguel Paludo lutou até o final. Recebeu a bandeirada em segundo lugar e parabenizou Costa ainda antes do pódio pela temporada. Alceu Feldmann completou a prova em terceiro, com Werner Neugebauer em quarto e Lucas Salles em quinto.

Salles já havia assegurado matematicamente o título da Carrera Sport em Termas de Río Hondo e confirmou a conquista em Interlagos. Já a vitória na Carrera Rookie ficou com Carlos Campos, sua primeira na categoria dos carros da geração 992.

Eduardo Taurisano

Pela Sprint Challenge, a vida de Eduardo Taurisano foi facilitada por pane que impediu o pole Cristian Mohr de deixar o box para largada. O competidor do carro #88 venceu pela quarta vez em cinco provas em 2023 e conseguiu abrir vantagem, favorecido por duelo de Marcelo Tomasoni e Antonella Bassani logo atrás de seu carro –os dois disputam o título neste domingo, com o líder do campeonato, Tomasoni, saindo na frente de Antonella.

Pela classe Challenge Sport, a vitória na prova coube a Sebá Malucelli, enquanto Celio Brasil venceu mais uma vez na Rookie e compete neste domingo apenas para sacramentar seu título na classe, caso não receba bandeira preta em combinação de resultado desfavorável.

A programação deste domingo determina a corrida da Challenge às 8h45 e a da Carrera às 9h45. Ambas têm transmissão ao vivo de Band e canais Sportv.

 

As corridas

Carrera Cup

A pista passou por reparos numa área de escape, o que tomou o tempo de cronograma destinado ao quali pela manhã. Assim os pilotos foram ordenados pela ordem de pontuação do campeonato sem descartes –que formará também o grid de domingo.

Largada Carrera Cup

O pole Nicolas Costa sustentou a linha e Miguel Paludo contornou o S do Senna em segundo. Werner Neugebauer tentou atacar por dentro, Marçal Muller também buscou a linha interna e com isso ficou um flanco aberto por fora, linha aproveitada por Alceu Feldmann para assumir o quarto lugar.

No término da primeira volta, o top5 apresentava: Costa, Paludo, Muller, Feldmann e Lucas Salles (este liderando na Sport).

O safety-car então foi acionado para resgate de quatro carros batidos na segunda perna do S do Senna. Rodrigo Mello foi rodado e ficou atravessado na pista, mas acabou atingido por Paulo Sousa e Josimar Junior acabou coletado também.

A relargada veio na abertura da volta 5, com destaque para ultrapassagem de Werner sobre Salles para ser quinto. O #8 logo alcançou Feldmann, abrindo disputa pelo quarto lugar.

Lucas Salles

Salles liderava na Sport, com o sexto lugar na prova. Pela classe Rookie, a liderança vinha com João Barbosa, em 14º no geral.

Nos minutos finais, pegou fogo e briga pela classe Sport. Lineu Pires alcançou Salles e trouxe junto Peter Ferter e Georgios Frangulis.

Nicolas Costa e Miguel Paludo

Costa conduziu seu carro até a bandeirada, para vencer pela sexta vez -a terceira consecutiva- e garantir o direito de comparecer no domingo apenas para não levar bandeira preta a fim de ser campeão em sua temporada de estreia. Paludo lutou até o fim, terminando em segundo. Muller perdeu rendimento a duas voltas para o final e abandonou. Assim a disputa entre Feldmann e Werner passou a valer o terceiro lugar, com vantagem para o competidor do carro #1. Salles foi quinto, vencendo mais uma na Sport. Em 14º, Carlos Campos venceu na Rookie pela primeira vez na carreira.

Pódio Carrera Cup

Sprint Challenge

O pole Cristian Mohr não conseguiu deixar os pits para a largada e os carros arrancaram em fila indiana liderada por Eduardo Taurisano. Marcelo Tomasoni veio em segundo, seguido por Josimar Junior, Sebá Malucelli e Antonella Bassani. Josimar logo passou Tomasoni e fechou a primeira volta em segundo lugar.

Largada Sprint Challenge

Ainda na primeira volta, contato entre Sadak Leite e Antonio Junqueira fez os dois perderem posições antes de retornarem à pista.

Na terceira volta, Tomasoni ameaçou Josimar no fim da reta Oposta. A tentativa favoreceu a chegada de Malucelli e Antonella e esta acabou passando o carro #100 no Laranjinha para ser quarta colocada.

Tomasoni então passou Josimar na freada do S do Senna e Antonella imediatamente colou no #77. Ela passou o concorrente também na freada do S do Senna, na abertura da volta 5.

Antonella Bassani

Após cinco giros percorridos, a margem de Taurisano na liderança era de expressivos 3.3s. Tomasoni e Antonella vinham separados por 1.1s. Josimar era quarto, com Malucelli em quinto liderando na Sport. Pela Rookie, Marco Tulio era o líder com o nono lugar no geral.

Na oitava volta, Tulio desgarrou no contorno do Laranjinha e assim Celio Brasil herdou a liderança na Rookie. Ele a seguir passou Sang-Ho Kim para ser nono no geral.

Na volta número 9, enquanto Antonella se aproximava de Tomasoni, Miguel Mariotti enquadrava Malucelli pela última vaga no pódio.

Tomasoni abriu a décima volta com margem de 0.6s sobre Antonella, em disputa decisiva para a definição do título de 2023. Na passagem seguinte, a margem caiu para 0.4s, mas o líder do campeonato aparentava controlar a vice-líder, sem permitir um mergulho nas freadas.

Marcelo Tomasoni

Depois de tanto insistir, Mariotti conseguiu passar Malucelli na saída da Junção para ser quinto. O #21 então tratou de buscar Josimar Junior.

Taurisano levou seu Porsche com autoridade até a bandeirada para vencer pela quarta vez no ano. Tomasoni defendeu os ataques de Antonella e ampliou sua margem na liderança com o segundo lugar. Josimar, da mesma forma, neutralizou o assédio de Mariotti e terminou em quarto.

Célio Brasil

Em sexto, Malucelli venceu na classe Sport. Já Celio Brasil terminou em oitavo e venceu mais uma vez na Rookie, para ficar inalcançável na tabela de pontuação do subcampeonato.

Pódio Sprint Challenge

O que eles disseram:

“A corrida foi muito boa, larguei bem e consegui abrir nas primeiras voltas. Mesmo após a longa intervenção do safety o ritmo continuava bom e eu consegui sustentar a primeira posição. Acredito que saímos com a libra do pneu um pouco mais alta e isso deu mais ação ao Paludo no final. Me concentrei em não errar. Não estava forçando 100%, para não dar a oportunidade dele me passar. A preocupação era maior em controlar a vantagem que realmente abrir. Foi tudo perfeito, é uma emoção enorme vencer na preliminar da F1, representando a PRIO com toda galera aqui na pista. É um sonho realizado para mim. Estou muito feliz”

Nicolas Costa

 

“Tivemos sorte na largada com o Mohr não largando. Ganhamos uma posição antes mesmo da prova começar e a briga da Antonella com o Tomasoni me ajudou a abrir mais distância. Liderei a corrida e realizei um sonho de ganhar uma corrida no GP do Brasil de Fórmula 1.”

Eduardo Taurisano

Fonte: LF Press.

Foto: Luca Bassani

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X