Stock Car – Etapa do Velocitta marcada por disputas e guerras estratégicas nas vitórias de Daniel Serra e Ricardo Maurício
Daniel Serra e Ricardo Maurício foram os vencedores das provas; final de semana teve Felipe Massa no pódio e um pódio duplo para Felipe Baptista
O autódromo do Velocitta foi palco da penúltima etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series. Daniel Serra e Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC, foram os vencedores das duas corridas disputadas no interior paulista neste domingo (29). Os dois pilotos usaram a mesma estratégia, deixando para fazer suas paradas obrigatórias após os líderes e ganhando tempo na pista. A disputa do campeonato segue em aberto, com Gabriel Casagrande liderando com 30 pontos de vantagem para o novo vice-líder Felipe Fraga.
Na corrida inaugural, Felipe Fraga, da Blau Motorsports, largou da pole, mas foi Serra quem cruzou a linha de chegada em primeiro. Fraga e Felipe Baptista completaram o pódio da primeira prova, que teve alguns momentos de tensão. Gaetano Di Mauro, que largaria da terceira colocação, teve um problema elétrico na saída para a volta de apresentação e não largou para a primeira corrida. Fraga liderava a prova com Serra sempre próximo, mas optou por fazer seu pit stop logo na abertura da janela obrigatória, enquanto Serra usava seus botões de ultrapassagem para ganhar tempo com pista livre à frente. Fraga voltou em meio ao tráfego e perdeu tempo – e a corrida. Voltou em segundo, atrás de Serra, que venceu pela segunda vez na temporada.
Ricardo Maurício, na segunda corrida, mostrou por que é um dos grandes nomes da categoria. Largando da segunda posição, ele soube aproveitar a estratégia de pit stop para ultrapassar Cacá Bueno e garantir a vitória. Felipe Massa ficou em segundo, e Felipe Baptista completou o pódio.
Após as corridas, a tabela do campeonato sofreu mudanças significativas. Gabriel Casagrande continua na liderança com 277 pontos, mas Felipe Fraga e Thiago Camilo se aproximam do líder. Daniel Serra, com sua vitória, subiu três posições e agora está em quinto lugar. Ricardo Maurício agora figura na nona colocação. Rubens Barrichello, então vice-líder, foi 11º na primeira prova e não completou a segunda nos pontos após batida que envolveu, além dele, Daniel Serra, Bruno Baptista e Rafael Suzuki.
O próximo compromisso da principal categoria do automobilismo nacional está marcado para Cascavel (PR), nos dias 25 e 26 de novembro. Após esta etapa os descartes dos pilotos estarão definidos para a final que será em dezembro em Interlagos.
Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.
A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Desde 2008, a marca também é a fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.
Classificação do campeonato após 10 etapas disputadas (top 10 – extraoficial)
1. Gabriel Casagrande – 277 pontos
2. Felipe Fraga, 247
3. Thiago Camilo, 242
4. Rubens Barrichello, 237
5. Daniel Serra, 229
6. Rafael Suzuki, 221
7. Ricardo Zonta, 205
8. Gianluca Petecof, 204
9. Ricardo Maurício, 190
10. Felipe Baptista, 186
Resultado da Corrida 1 (extraoficial):
1. Daniel Serra
2. Felipe Fraga
3. Felipe Baptista
4. Gabriel Casagrande
5. Felipe Massa
6. Julio Campos
7. Rafael Suzuki
8. Thiago Camilo
9. Ricardo Maurício
10. Cacá Bueno
11. Rubens Barrichello
12. Enzo Elias
13. Lucas Foresti
14. Bruno Baptista
15. Digo Baptista
16. Allam Khodair
17. César Ramos
18. Gianluca Petecof
19. Felipe Lapenna
20. Sérgio Jimenez
21. Tony Kanaan
22. Marcos Gomes
23. Denis Navarro
24. Nelson Piquet Jr
25. Lucas Kohl
26. Átila Abreu
27. Dudu Barrichello
28. Ricardo Zonta
Não completou
Gaetano Di Mauro
Desclassificado
Guilherme Salas
Resultado da Corrida 2 (extraoficial)
1. Ricardo Maurício
2. Felipe Massa
3. Felipe Baptista
4. Felipe Fraga
5. Nelson Piquet Jr
6. Átila Abreu
7. Cacá Bueno
8. Thiago Camilo
9. Julio Campos
10. Bruno Baptista
11. Dudu Barrichello
12. Gabriel Casagrande
13. Allam Khodair
14. Daniel Serra
15. Felipe Lapenna
16. Denis Navarro
17. Cesar Ramos
18. Lucas Kohl
19. Gaetano Di Mauro
20. Tony Kanaan
21. Lucas Foresti
22. Rubens Barrichello
23. Rafael Suzuki
24. Guilherme Salas
25. Marcos Gomes
Não completaram
Sérgio Jimenez
Enzo Elias
Digo Baptista
Gianluca Petecof
–
Fonte: P1 Media
Foto: Luís França