Super Turismo RS – Irmãos Lemke vão em busca do tri das 6 Horas de Guaporé
Incentivados pelo Pró-Esporte RS LIE, Rodrigo e Marcelo Lemke são bicampeões da tradicional prova e querem a vitória com o Fiat Linea #199 para subir posições na temporada 2023
Bicampeões das 6 Horas de Guaporé nos anos de 2017 e 2021, os irmãos Marcelo Lemke e Rodrigo Lemke vão acelerar o Fiat Linea #199 de olho na terceira conquista da tradicional prova do Campeonato Gaúcho de Super Turismo (CGST). No sábado, dia 30 de setembro, com largada às 16 horas, os pilotos disputam a corrida no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS), e terão o desafio de enfrentar um grid com mais de 50 carros. Os atletas representam o projeto Em Busca da Vitória – Super Turismo Gaúcho – Categoria GT 2023, realizado pela Associação Santamariense de Automobilismo (ASA), e que tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Esporte RS LIE, com patrocínio de Sueca Rolamentos e Mared Têxtil.
Após a terceira colocação alcançada na etapa passada do CGST, em Tarumã, os irmãos Lemke pretendem ter um ótimo desempenho também em Guaporé para galgar posições na classificação do campeonato, até porque a prova válida pela quarta etapa terá pontuação aumentada. No momento, os pilotos ocupam a 5ª colocação na categoria GT, com 230 pontos.
Para Marcelo Lemke, este é o principal evento do calendário do Super Turismo RS. “É uma prova especial que temos no nosso calendário. Nenhuma outra destina tantos pontos quanto essa corrida em Guaporé. Para nós é a prova do ano. É a prova que nós aguardamos”, destacou Marcelo, que após iniciar a carreira no kart, fez sua estreia no automobilismo de pista justamente numa 6 Horas de Guaporé.
“Essa corrida é especial pois foi a nossa primeira grande vitória em dupla – em 2017 -, e na chuva. Em Guaporé, tivemos também a nossa maior pancada com o Linea, em 2020. Apesar do acidente com o Rodrigo, ele não teve nenhuma lesão. No ano seguinte, com apoio do Pró-Esporte RS LIE, nosso carro ficou pronto semanas antes dessa prova, e conseguimos chegar competitivos para vencer novamente”, recordou Marcelo Lemke.
Sobre o potencial do Fiat Linea #199, o piloto Rodrigo Lemke reforça que o carro é bastante favorecido nessa pista e consegue performar em equilíbrio com adversários que competem com protótipos. “Nosso carro se acerta bem com a pista. Guaporé é onde nos sentimos mais competitivos em relação a todos os outros carros da categoria GT. Temos por característica sermos rápidos em todos os setores da pista”, pontuou.
“Um dos nossos pontos fortes é também a estratégia, que é fundamental numa prova longa. A estratégia não é apenas sobre quem vai pilotar em cada stint, mas montamos ela com base em vários fatores, como a escolha dos pneus, gerenciamento de ritmo de prova e desgaste físico dos pilotos. E em primeiro lugar, sabemos que essa prova é de sobrevivência, temos que chegar até o final. A prioridade é manter um ritmo bom e administrar bem o equipamento”, finalizou Marcelo Lemke.
*Programação, ingressos e transmissão*
Os treinos livres da classe GT do Campeonato Gaúcho de Super Turismo ocorrem na sexta-feira (29) nos seguintes horários: 9h40-10h20, 13h20-14h, 15h50-16h30 e 20h-22h30). Ainda na sexta-feira, o classificatório da categoria GT será das 18h20 às 18h35. No sábado (30), o warm-up será das 9h35 às 10h05. A abertura de box para as 6 Horas de Guaporé será às 15h20.
Os ingressos podem ser adquiridos no dia da corrida, com valores R$ 20 para geral e R$ 50 para entrada com direito à visitação aos boxes. Haverá ainda arrecadação de alimentos, materiais de higiene e limpeza, agasalhos, entre outros itens para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O estacionamento é gratuito.
A prova terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Canal Curva do S (www.youtube.com/@CurvadoS) e do High Speed TV (www.youtube.com/@highspeedtvbr), e no Facebook do CGST (www.facebook.com/superturismors).
–
Fonte: GH Com.
Fotos: William Inácio