Automobilismo FórmulaF4

F4 – Vitória confirma título e pontos para superlicença da F-1 a Pedro Clerot

Adolescentes deram show: Clerot, de 15 anos, teve duelo emocionante com Vinícius Tessaro, 16, em uma das melhores provas da temporada

O BRB Fórmula 4 Brasil Credenciado pela FIA tem seu primeiro campeão. Pedro Clerot, piloto brasiliense de 15 anos, confirmou com antecipação de uma etapa a conquista do título da temporada 2022 na manhã deste domingo (6), durante a terceira corrida da quinta etapa do campeonato, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. A façanha também concedeu ao jovem talento 12 pontos na superlicença da FIA. São necessários 40 para que um competidor obtenha a autorização para competir na Fórmula 1.
O competidor da equipe Full Time Sports obteve a sétima vitória na temporada, entre as 15 corridas disputadas até agora, após superar o goiano Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) por apenas 0s168 de vantagem. Com o abandono logo no início da prova de Lucas Staico, único rival que ainda tinha condições de pleitear o título, Clerot garantiu matematicamente a condição de primeiro campeão no Brasil da categoria criada pela FIA em 2014 como incubadora de novos talentos para o esporte.
Piloto da TMG Racing, Lucas Staico enfrentou problemas técnicos e abandonou a disputa já na terceira das 19 voltas que teve a corrida, selando a fatura em favor de Pedro, que a partir de então passou a se concentrar em obter a vitória.
“A gente chegou para esse fim de semana não muito confiante. Na sexta-feira sofremos muito com o acerto do carro. Mas conseguimos sair daqui com a vitória. Campeão antecipado! Muito feliz com o resultado, e só tenho de agradecer à equipe, mérito total deles”, vibrou Clerot, que deve se tornar o primeiro campeão da F-4 Brasil a representar o país no automobilismo europeu em 2023.
Ao longo do campeonato, Clerot escreveu seu nome na história: foi o vencedor da primeira corrida da F-4 no Brasil, em 14 de maio, no Autódromo Velocitta. O jovem brasiliense nascido em 22 de janeiro de 2007 alcançou ainda mais seis primeiros lugares, além de quatro poles e seis voltas mais rápidas. Em 2021, o piloto tornou-se o mais jovem competidor a conquistar uma pole em competições oficiais no automobilismo brasileiro, aos 14 anos, na Fórmula Delta.
Em setembro de 2020, Clerot sofreu um grave acidente durante uma sessão de treinos, quebrando os dois pés, fato que não o impediu de disputar e vencer o Open do Campeonato Brasileiro de Kart dias depois da liberação médica.

Pipe Barrichello Bartz acelerando em Goiânia

A corrida — Clerot completou a primeira fila do grid com o pole Felipe Barrichello Bartz (Cavaleiro Sports), vencedor da prova que abriu a etapa de Goiânia, no sábado. Entretanto, o sobrinho de Rubens Barrichello acabou punido por queima de largada, abrindo caminho para Pedro liderar a disputa deste domingo desde a largada.
Entretanto, o campeão não teve vida fácil, já que o goiano Vinícius Tessaro consolidou o bom fim de semana com uma prova bastante forte, pressionando o líder da corrida por várias voltas. No giro final, o goiano realizou uma última tentativa de ultrapassar Pedro, que resistiu e cruzou a linha de chegada a apenas um décimo de segundo de dianteira para o piloto do carro #30. Álvaro Cho, da KTF Sports, foi outro com forte desempenho na corrida e conquistou seu segundo pódio na temporada, finalizando na terceira colocação. A volta mais rápida ficou com ‘Pipe’ Bartz: 1min25s616.
Após as três provas da quinta etapa em Goiânia, Clerot passou a somar 265 pontos e não pode mais ser alcançado. Lucas Staico segue com 163 e agora tem em Vinícius Tessaro (133 pontos) seu grande rival na disputa pelo vice-campeonato.
A última rodada tripla do campeonato está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro e vai ser disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Álvaro Cho temrina em terceiro

BRB Fórmula 4 Brasil, etapa 5, Goiânia, Corrida 3:
Resultados extraoficiais
1º – Pedro Clerot (Full Time Sports), 19 voltas em 27min22s480
2º – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports), a 0s168
3º – Álvaro Cho (KTF Sports), a 4s127
4º – Ricardo Gracia (Full Time Sports), a 6s964
5º – Nicholas Monteiro (TMG Racing), a 7s480
6º – Richard Annunziata (KTF Sports), a 17s564
7º – Luan Lopes (KTF Sports), a 18s451
8º – João Tesser (Cavaleiro Sports), a 19s530
9º – Nicolas Giaffone (Cavaleiro Sports), a 22s289
10º – Felipe Barrichello Bartz (Cavaleiro Sports), a 22s314
11º – Arthur Pavie (TMG Racing), a 26s408
12º – Lucca Zucchini (TMG Racing), a 38s426
13º – Fernando Barrichello (Full Time Sports), a 39s201
14º – Nelson Neto (Full Time Sports), a 49s565

Não completou
Lucas Staico (TMG Racing), a 16 voltas
*resultados extraoficiais

Pontuação do campeonato:
1º – Pedro Clerot, 265 pontos
2º – Lucas Staico, 163
3º – Vinícius Tessaro, 133
4º – Nicolas Giaffone, 110
5º – Fernando Barrichello, 100
6º – Luan Lopes, 94
7º – Ricardo Gracia, 93
8º – Felipe Barrichello Bartz, 88
9º – Nicholas Monteiro, 82
10º – Richard Annunziata, 53
11º – Álvaro Cho, 41
12º – Nelson Neto, 32
13º – Lucca Zucchini, 21
14º – Victor Backes, 19
15º – João Tesser, 20
16ª – Aurélia Nobels, 7
17º – Arthur Pavie, 2
*Pontuação extraoficial

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X