AutomobilismoEndurance

Porsche – Após recorde na Argentina, dupla Enzo Elias e Adroaldo Weisheimer chega em alta para correr o Porsche Endurance Challenge em Goiânia

Brasiliense vem de etapa de sprint quase perfeita na mesma pista, com vitória e P2 no último fim de semana

A Porsche C6 Bank Endurance Challenge realiza neste fim de semana em Goiânia a segunda corrida de 300 km de 2022, mais uma vez com o carro #73 candidato a protagonismo. A dupla formada pelos primos Enzo Elias e Adroaldo Weisheimer desembarca na capital goiana muito motivada para repetir, agora em terras brasileiras, o bom papel apresentado na estreia, no autódromo argentino de Termas de Río Hondo.

Na ocasião Enzo cravou a melhor volta da história do circuito com um carro de corrida, o que rendeu a homenagem de ter o capô do Porsche #73 entregue ao acervo do museu situado dentro do complexo do autódromo que recebe a etapa argentina da MotoGP.

A jornada na Argentina marcou o início da adaptação de Weisheimer ao automobilismo de pista. Bicampeão brasileiro de rally e piloto selecionado para defender no fim deste mês na França as cores do Brasil no FIA Motorsport Games na modalidade, o piloto baiano de 33 anos acompanhou no box do carro #73 a jornada do campeonato de sprint no último fim de semana em Goiânia, quando Enzo foi quase perfeito.

A análise de câmeras onboard e da telemetria do carro do brasiliense em treinos e corridas deve a favorecer um melhor entendimento de Adroaldo do Porsche de competição, especialmente nas freadas.

Os dados que ele tem a disposição para análise são de uma performance exuberante. Enzo amealhou em Goiânia 42 dos 44 pontos possíveis nas duas corridas de sprint, com segundo lugar no sábado e vitória no domingo. Ele empatou em pontos com Marçal Müller na liderança da pontuação sem aplicação dos descartes, mas tem os critérios de desempate a seu favor por ter vencido quatro vezes, contra uma do concorrente. Na pontuação com descartes, o jovem brasiliense abriu 10 pontos de margem.

Por conta da pouca experiência de Adroaldo em provas no asfalto, a tripulação do Porsche #73 é categorizada na classe Carrera Trophy. É a mesma divisão em que Enzo competiu em 2021, ao lado do às dos e-Sports Jeff Giassi. Na ocasião, a dupla do Porsche #73 acabou levantando os títulos no subcampeonato para novatos e também nas classes Carrera Sport e geral. A performance no campeonato de longa duração foi decisiva para coroar o brasiliense como campeão overall de 2021, em pontuação que combina os resultados obtidos nos campeonatos de sprint e de endurance da Porsche Cup.

As atividades oficiais da segunda das três etapas do Endurance Challenge têm início neste sábado, com dois treinos livres. No quali, os dois pilotos marcam tempos em sessões separadas, com a ordem de largada estabelecida pelas médias das melhores voltas de cada integrante da tripulação. No domingo a corrida tem largada marcada para 13h e, no melhor estilo Nascar, confere pontuação conforme a posição dos carros ao término do primeiro segmento. A corrida será exibida pelos canais Sportv e terá flashes ao vivo transmitidos pela Band.

 

O que eles disseram:

“Minha expectativa é seguir evoluindo. Nunca tinha andado no asfalto e é uma tocada muito diferente do que temos na terra. Há 15 anos corro no off-road, então vamos tentar andar o mais forte possível. Espero estar andando ainda melhor agora em Goiânia, para chegar em São Paulo virando bons tempos.

Minha principal dificuldade tem sido na hora das frenagens, é muito diferente do que eu estou acostumado. No rally usamos o freio muito pouco! Acompanhei na etapa de Sprint a prova do Enzo e consegui ficar de olho na telemetria, assisti as onboards e estudei para tentar evoluir.

Vamos aproveitar as diversas sessões de treinos que teremos em Goiânia para evoluir! O automobilismo é uma escada, não adianta chegar querendo virar o tempo dos ponteiros, principalmente para quem nunca havia andado no  asfalto.

Estou gostando muito, além disso me divertindo bastante e sendo feliz. O Enzo tem andado muito e tem sido um ótimo professor.”

Adroaldo Weisheimer

 

“Muito animado para a etapa do Endurance, não tem como chegar melhor do que nós estamos chegando agora, depois de um ótimo resultado na etapa de Sprint que tivemos também em Goiânia. Mostramos muita velocidade e competência, além de estar muito bem alinhados com o carro. Fizemos boas corridas e bons classificatórios, mesmo levando 45kg no sábado e vencendo a corrida no domingo com 50kg de lastro.

No Endurance vamos com bem menos peso, então podemos mostrar ainda mais velocidade no carro. O Adroaldo tem se dedicado muito nesse tempo entre as etapas, infelizmente ele teve pouco contato com o 992 em Termas, mas temos planos para ele ainda maior. Confio 100% no trabalho dele e de que ele vai ter uma evolução expressiva.

Goiânia é uma pista que eu gosto muito, me sinto em casa correndo por lá, por tudo que o Adroaldo acompanhou, ele também está bem alinhado, vamos chegar forte nas disputas da nossa etapa para chegar forte na briga do campeonato.”

Enzo Elias

 

Porsche Cup C6 Bank Mastercard Endurance Challenge – Etapa 2 – Goiânia

Sábado, 15 de outubro

  • 10:00 – 10:30 – Treino livre 1
  • 13:30 – 14:00 – Treino livre 2
  • 16:00 – 16:12 – Quali Grupo A (Adroaldo Weisheimer)
  • 16:25 – 16:37 – Quali Grupo B (Enzo Elias)

Domingo, 16 de outubro

  • 13:00 – 15:45 – Corrida (300 km ou 2h45)

Fonte: LF Press.

Foto: Luca Bassani

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Alex Sandro

Sou Alex, entusiasta e apaixonado pela velocidade. Por esse motivo compartilho com vocês minha paixão, apresentando com nossos parceiros matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da velocidade. Espero que gostem. Buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem para vocês. Agradeço a todos que caminham conosco desde o início e a você, que está chegando agora também, e se puderem compartilhar, poderemos alcançar mais pessoas apaixonadas como nós. Obrigado Tudo sem fins lucratidos, movido pela paixao!!! 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
X