F4 – Em Monza, Rafa Câmara conquista pole e top5 na maior etapa da história da F4 Italiana
Com 44 pilotos de 30 diferentes nacionalidades no grid, corrida 1 é marcada por intervenções do safety-car

A F4 Italiana estabeleceu um novo recorde na penúltima etapa da temporada, que acontece neste fim de semana em Monza: são 44 pilotos no grid em Monza, representando 30 diferentes nacionalidades e cinco continentes. Mais uma vez Rafael Câmara desponta como protagonista da etapa, que teve os qualificatórios e a primeira corrida realizados neste sábado.
Tanto as tomadas de tempo quanto a prova foram marcadas por interrupções.
Único brasileiro no plantel da Ferrari Driver Academy em 2022, Rafa foi destaque em todas as atividades. Ele classificou o carro #88 da equipe Prema em terceiro lugar para o grid da corrida 1, quarto para a corrida 2 e na pole-position da corrida 3.
Mais tarde, o piloto de 17 anos de idade conquistou o quarto lugar na primeira bateria, marcada por quatro neutralizações do safety-car e velocidades máximas superando a marca de 240 km/h.
No salto da largada, Rafa caiu de terceiro para quarto e viu um de seus companheiros na equipe Prema sair da pista na primeira freada ao tentar uma manobra por fora. O carro de segurança entrou na pista e, na relargada, o brasileiro acabou caindo para sexto. Ele então recuperou uma posição e estava no vácuo do quarto colocado quando novamente foi acionada bandeira amarela em todo circuito.
O carro #88 segurou a quinta posição na segunda relargada e estava na balada dos ponteiros quando a prova foi mais uma vez neutralizada. Após a terceira saída do safety-car, Câmara soube se posicionar para tirar proveito de uma disputa imediatamente à sua frente, conquistando a quarta posição na primeira curva Di Lesmo. Ele então tratou de pressionar os adversários por uma posição no pódio, mas novamente foi acionado o carro de segurança. A corrida eventualmente relargou para uma volta, com Rafa partindo em quarto e finalizando na mesma posição.

Neste domingo acontecem mais duas corridas e há previsão de chuva, o que pode complicar ainda mais as coisas para os 44 carros do grid.
As provas da F4 Italiana são exibidas ao vivo pelos canais da categoria no Youtube e Facebook.
O que ele disse:
“O quali foi bom. Fiquei o tempo todo no top5 e consegui a pole para a corrida 3. É bom largar na frente, mas o vácuo é importante aqui em Monza como vimos na corrida. Foi uma prova disputada desde o começo e muito intensa sempre que tivemos bandeira verde. É importante ficar entre os ponteiros, o que vai me permitir atacar pelas vitórias no domingo”
Rafael Câmara
Campeonato Italiano de F4 – Etapa 6 – Monza:
Domingo, 9 de outubro
- 04:10 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)
- 12:10 – Corrida 3 (30 minutos +1 volta)
Campeonato Italiano de F4 – Classificação (top5):
- Andrea Kimi Antonelli (ITA) 262 pontos
- Alex Dunne (IRL) 215
- Rafael Câmara (BRA) 213
- Kapcper Sztuka (POL) 150
- James Wharton (AUS) 150
–
Fonte: LF Press.
Foto: Manuela Nicoletti