TCR Series – TCR South America: Com pista molhada em Rivera, Pedro Aizza conquista sexto melhor tempo no classificatório
Piloto brasileiro larga em sexto na corrida 1 e parte da quinta posição na segunda prova da rodada dupla. Ambas acontecerão neste domingo com transmissão ao vivo da ESPN 4 e Star+
O sábado no Autódromo Internacional Eduardo P. Cabrera, em Rivera, no Uruguai, foi marcado pelas baixas temperaturas e pista molhada para os pilotos do TCR South America. Na definição do grid de largada para a rodada dupla da quarta etapa da temporada 2022, o jovem brasileiro Pedro Aizza conquistou o sexto melhor tempo (1:27.003).
Essa será a posição de largada do piloto de 17 anos na corrida 1 deste domingo. Na segunda prova, com o grid invertido para os 10 primeiros, Aizza partirá da quinta colocação. O argentino Juan Angel Rosso foi o mais veloz do dia entre os 18 pilotos e cravou o tempo de 1:25.870 para ficar com a pole position.
Neste domingo, a primeira corrida terá sua largada às 9h40 (ao vivo Star+) e a segunda será às 12h40, com transmissão ao vivo da ESPN 4.
No shakedown e treino livre de sexta-feira, Aizza começou muito bem, terminando em terceiro e sétimo, respectivamente. Neste sábado, pela manhã, completou poucas voltas no segundo treino livre, onde se concentrou em assentar as pastilhas de freios para o classificatório.
No Q1, o piloto do Hyundai Elantra #35, da Scuderia Chiarelli, virou rápido e terminou em terceiro, passando para o Q2. Mas na tomada final, Aizza não conseguiu “encaixar” uma boa volta e terminou com o sexto tempo.
“O dia já começou com chuva e tivemos de assentar as pastilhas, o que nos impossibilitou de completar muitas voltas no treino livre da manhã. Todo o processo tomou bastante tempo e só consegui dar uma volta rápida”, contou o brasileiro, que além do patrocínio da Promax Bardahl também conta nesta etapa o apoio da VipCar Acessórios Automotivos.
“Mas tínhamos uma noção mais ou menos de como o carro estaria para o qualy e também consegui pegar bem a mão do carro na chuva, mesmo com poucas voltas”, destacou Aizza.
“O Q1 foi bastante competitivo e conseguimos o terceiro melhor tempo, bem próximo do segundo. Fomos para o Q2, mas infelizmente não consegui encaixar uma volta perfeita. Fui atrapalhado e isso também dificultou. Na minha última volta, eu vinha melhorando e acho que poderíamos ter subido algumas posições, mas a volta foi abortada por um erro da direção e acabei com o sexto tempo mesmo”, finalizou o brasileiro.
Quinto colocado na tabela de pontos, Aizza marcou pontos nas três etapas anteriores do TCR, que aconteceram no Basil (Velocitta, Goiânia e Interlagos) e foi ao pódio na etapa de endurance em Interlagos, quando terminou em segundo lugar.
Veja o grid de largada da Corrida 1 (Top-10):
1. Juan Angel Rosso (Arg) 1:25.870
2. Raphael Reis (Bra) 1:25.944
3. Alceu Feldmann (Bra) 1:26.447
4. Fabricio Pezzini (Arg) 1:26.750
5. Rodrigo Aramendia (Uru) 1:26.955
6. Pedro Aizza (Bra) 1:27.003
7. Gabriel Lusquiños (Bra) 1:27.017
8. Juan Manuel Casella (Uru) 1:27.019
9. Franco Farina (Arg) 1:28.484
10. Guilherme Reischl (Bra) 1:28.626
–
Fonte: LF Press.
Foto: Lucas Martinez