Automobilismo FórmulaFormula Regional

Formula Regional – Gabriel Bortoleto vence na abertura da F-Regional Asia

Piloto da KTF Sports teve final de semana muito bom em Abu Dhabi

Após o eletrizante encerramento da temporada do Mundial de Fórmula-1 do ano passado o autódromo de Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, voltou a receber nesse fim de semana uma importante competição internacional. Com 27 pilotos no grid teve início o Fórmula Regional Asian Championship que, logo de cara, já viu a Bandeira Brasileira no alto do pódio e o Hino Nacional ecoando por toda a pista.

O piloto Gabriel Bortoleto, representante da academia KTF Sports, mostrou que está em excelente forma e, logo na segunda corrida da temporada, já mostrou suas habilidades vencendo a corrida de ponta-a-ponta.

Seguindo a nova determinação da Federação Internacional de Automobilismo – FIA as competições de Fórmula Regional são a nova denominação dos campeonatos da Fórmula-3 que englobam equipes de uma mesma região como Europa, Ásia, Américas, etc. O Asian Championship desta temporada, que teve seu calendário completamente aglutinado em cinco semanas seguidas de competição, atraiu vários pilotos de destaque do cenário internacional por oferecer importantes pontos para a Super Licença da F-1 e, mais do que isso, uma excelente preparação para a temporada europeia que terá início apenas no final do mês de abril, em Monza – Itália. Além de Bortoleto, único brasileiro no Campeonato, se destacam entre os inscritos outros nomes que já despontam nas categorias de base internacionais como Arthur Leclerc, Sebastian Montoya, Gabriele Mini, Isac Hadjar, Paul Aron, Dino Beganovic, Leonardo Fornaroli, dentre outros.

O fim de semana de abertura do Campeonato começou com algumas sessões de treinos na quarta e quinta-feira que serviram, também, como uma espécie de pré-temporada para os jovens pilotos de todo o mundo se adaptaram ao carro e ao traçado do suntuoso circuito. Como a competição é disputada em cinco finais de semana subsequentes os treinos foram primordiais para que pilotos e equipes pudessem extrair a maior quantidade de dados possíveis e, com isso, seguissem na preparação ideal de seus carros para as competições.

Bortoleto, sempre entre os mais velozes da pista, seguiu otimista para o primeiro fim de semana de corridas de 2022. Com o carro #18 da equipe R-Ace GP o brasileiro de 17 anos foi um pouco atrapalhado em sua volta rápida na primeira tomada de tempos conquistando, assim, o décimo lugar para a largada da primeira corrida. Na segunda tomada de tempos, que foi válida para a formação do grid da terceira corrida, Gabriel conseguiu um desempenho melhor e, com a marca de 1m51s836 ficou a menos de dois décimos do tempo estabelecido pelo pole-position.

As corridas

A primeira corrida foi disputada na tarde de sábado. Partindo da quinta fila Gabriel teve uma boa largada e ganhou uma posição. Após a primeira volta o brasileiro já se posicionava na busca pelo oitavo posto quando foi tocado e acabou rodando na pista. Sem perder muito tempo ele conseguiu recolocar o carro #18 de volta a disputa na 21ª posição. Determinado e ciente do excelente carro que tinha em mãos Gabriel passou a impor voltas realmente muito rápidas e, numa impressionante recuperação, encerrou a corrida no 10º lugar.

Com o resultado da primeira prova Bortoleto teve o direito de largar da pole-position da segunda corrida. Numa prova literalmente perfeita o piloto da KTF Sports fez uma largada primorosa e, seguiu, sem nenhum tipo de ameaça, para a vitória. Mesmo diante das duas intervenções do safety-car que aconteceram na prova o piloto se posicionou muito bem nas relargadas e só teve o trabalho de comemorar a vitória com a equipe ao final das 15 voltas.

A última e decisiva corrida do fim de semana começou com mais uma grande largada de Gabriel pulando da quarta para a primeira posição. Mas, um grave acidente provocou a interrupção da prova com bandeira vermelha e, 30 minutos depois, a corrida foi reiniciada com as posições do grid original e os carros atrás do Safety Car. Gabriel, numa corrida que começou bastante agressivo, chegou a ocupar a terceira colocação. Contudo, na segunda metade da prova, o carro #18 da equipe R-Ace GP já não tinha as mesmas condições de aderência dos principais concorrentes e, desse modo, Bortoleto perdeu três posições concluindo a corrida na sexta colocação.

Após as três primeiras etapas do Campeonato Gabriel Bortoleto ocupa a quarta colocação no Campeonato com 34 pontos. Gabriele Mini é o primeiro com 43 seguido por Arthur Leclerc com 40 e Sebastian Montoya, com 38 pontos.

A segunda etapa da F-Regional Asian Series será disputada no próximo final de semana, entre os dias 28 e 30 de janeiro, no Autódromo de Dubai, também nos Emirados Árabes.

“Estou bastante satisfeito com nossa abertura de Campeonato aqui em Abu Dhabi. O carro esteve muito rápido desde os primeiros treinos da semana e com bastante trabalho conseguimos nos manter entre os primeiros em todas as sessões. O nível está muito alto e temos ali, no mínimo, uns 10 a 12 pilotos com chances praticamente iguais de vencer. Depois de tomar a batida na primeira corrida consegui me recuperar muito bem e fechar a primeira corrida em 10º. Na segunda prova, de ponta-a-ponta, a vitória veio de forma espetacular. Na última corrida, depois da relargada, tentei de toda forma me recuperar e buscar mais algumas posições, mas, já com os pneus desgastados ficou difícil para mim. Saio daqui na 4ª posição do Campeonato e bastante animado para Dubai, na semana que vem”, concluiu o brasileiro de 17 anos.

Fonte: Quick Com.

Fotos: Dutch Photo Agency

Alex De Peder

Sou Alex entusiasta apaixonado pela velocidade, por esse motivo compartilho com voces a essas informacoes, espero que estejam agraciados com as materias e fotos de nossos parceiros. Pois buscamos sempre trazer a melhor noticia e imagem. Agradeco a cada um de voces que caminha juntos desde o inicio, e quando conseguirem compartilhar poderemos alcancar mais pessoas apaixonadas como nos. Obrigado 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
X