Automobilismo FórmulaKart

Kart – Antonella Bassani avança no FIA Girls on Track e é uma das oito que farão os desafios no Fórmula 4

Brasileira participa da Seletiva na categoria Sênior e está na próxima fase do programa, que será com os testes de Fórmula 4, a partir desta terça-feira

Após quatro dias de atividades no FIA Girls on Track – Rising Stars, em Paul Ricard  (França), a brasileira Antonella Bassani se qualificou para a próxima fase do programa. Ela está entre as oito da categoria Sênior que terão a chance de guiar e fazer os testes nos carros da Fórmula 4, que acontecem a partir desta terça-feira (dia 26). Antonella segue firme na seletiva da FIA que visa apoiar as mulheres no automobilismo, uma iniciativa em parceria com a Ferrari Driver Academy. A outra brasileira, Júlia Ayoub, também se classificou para a próxima fase. As duas seguem representando o Brasil na Seletiva da FIA.

Testes com os karts na pista

Ontem (segunda-feira, 25) foram realizadas as atividades individuais, como a avaliação no simulador, verificação de capacetes e equipamentos pessoais de segurança, ajustes de posição do banco do F-4, além das entrevistas individuais com a comissão do programa. Nesta terça-feira é a vez das classificadas guiarem os carros de Fórmula 4 e mostrarem suas habilidades na pista.

“Estou muito feliz em conquistar minha vaga na próxima fase do FIA Girls On Track. Sigo bem focada e dando meu máximo por essa oportunidade. Amanhã será o momento de acelerar no Fórmula 4 e estou muito animada. Acredito que minha experiência prévia, toda a bagagem e os aprendizados do meu intercâmbio nos Estados Unidos estão me ajudando bastante na integração com todos aqui e também a evoluir em várias  frentes”, comentou Antonella Bassani.

Conferência de capacete e equipamentos de segurança

Desde o começo do FIA Girls on Track, edição 2021, a pilota de 15 anos, natural de Concórdia (SC) já passou por testes importantes. A primeira foi a própria seleção inicial, que definiu as 28 garotas, de 10 a 16 anos, que fariam a fase presencial. Vale lembrar que o programa recebeu 71 inscrições de 28 países, e definiu 14 pilotas para cada categoria. Já na fase atual, iniciada em 22 de outubro, Antonella participou de palestras, treinos e corridas nos karts, além de diversas outras atividades fora da pista que estão sendo avaliadas.

Palestras e atividades fora da pista são avaliadas

Já houve também atividade em pista com os karts da Praga onde avaliaram constância, resistência e o aproveitamento do kart, bem como, a integração com os mecânicos e demais membros da equipe.

Premiação

O programa vai premiar as duas vencedoras, uma de cada categoria: Júnior e Sênior, da seguinte forma: ao final da eliminatória, a ganhadora na categoria Sênior será premiada com a participação em uma temporada da Fórmula 4, como foi com a piloto Maya Weug, atual vencedora da seletiva e que está correndo com o time Iron Lynx, projeto criado e liderado por Débora Mayer. Já a pilota selecionada na categoria Júnior participará de uma temporada internacional de kart com o apoio financeiro da Ferrari Driver Academy.

Antonella Bassani se classifica para próxima etapa do FIA Girls on Track

A divisão da premiação, por categorias, sendo a Júnior para as pilotas nascidas entre 01/04/2007 e 31/12/2010, e a Sênior para aquelas que nasceram entre 01/01/2005 e 31/03/2007, é uma das novidades desta segunda edição do programa. No ano passado era unificado.

Pelo segundo ano consecutivo, a brasileira Antonella Bassani marca presença no FIA Girls On Track – Rising Stars, na categoria Sênior. Em 2020, ela foi uma das quatro finalistas do programa, mesmo sendo umas das mais jovens entre as participantes. E foi na Seletiva de 2020 que Antonella teve seu primeiro contato com um carro de fórmula.

 

Fonte: Eversports

Foto: FIA / Divulgação

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X