Automobilismo FórmulaF3

F3 – Caio Collet finaliza temporada entre os Top-10 da FIA F-3, com 2 pódios e pontos em 12 das 19 provas

Entre os 19 estreantes, brasileiro foi o segundo melhor no campeonato 2021 e também ajudou na evolução da MP Motorsport, que encerrou a disputa entre as equipes na quarta colocação. Piloto abandonou a prova deste domingo em Sóchi, após incidente na primeira volta

A última prova da temporada 2021 da FIA Fórmula 3 não teve o final esperado para o brasileiro Caio Collet, de 19 anos. Neste domingo (26), o piloto envolveu-se em um incidente ainda na segunda curva, após a largada, e foi obrigado a abandonar a disputa no circuito de Sóchi, na Rússia.

Foi o segundo abandono do piloto em sua temporada de estreia na categoria com a equipe holandesa MP Motorsport. Apesar de ficar fora dos pontos, o brasileiro encerra o campeonato entre os Top-10, em nono lugar entre os 30 pilotos da FIA F-3. Entre os 19 estreantes de 2021, Collet foi o segundo melhor.

Brasileiro abandonou a última corrida do ano neste domingo

Com três pilotos estreantes, a MP Motorsport também conseguiu um importante salto de desempenho, terminando o campeonato em quarto lugar entre as equipes, após ter ficado em sexto no ano passado.

Nas 19 provas, Collet foi ao pódio em duas (terceiro lugar em Barcelona e Paul Ricard) e somou pontos em 12 corridas (foram nove Top-5), finalizando a disputa com 93 pontos.

O final de semana em Sóchi, que começou com o brasileiro liderando os treinos livres, teve Collet em oitavo no classificatório e quinto colocado na corrida 1, também realizada na sexta-feira (24). No sábado (25), em virtude da forte chuva que caiu na pista, a segunda prova da temporada foi cancelada.

E marcou pontos em 12 das 19 provas

Na última corrida do ano, Collet partiu da oitava posição, mas na segunda curva envolveu-se em um acidente e foi obrigado a abandonar. A vitória ficou com o australiano Jack Doohan, que garantiu o vice-campeonato, seguido pelo dinamarquês Frederik Vesti e o francês Clement Novalak. O norueguês Dennis Hauger, que conquistou o título por antecipação na sexta-feira, foi apenas o 24º.

“Cometi um erro na largada, fui um pouco ansioso e tentei achar um espaço onde não havia. Uma pena terminar a temporada assim, mas temos de seguir e aprender com os erros”, lamentou Collet, que é integrante da Alpine Academy.

Piloto conquistou dois pódios

“Foi um ano de altos e baixos, em que não conseguimos ter sempre a performance esperada. Nos classificatórios, estávamos sempre entre os seis, cinco primeiros, mas faltava um pouco para estar entre os três. Por outro lado, não estávamos tão mal, para terminar em 10º ou 12º, o que com a inversão do grid poderia ter ajudado para largar na frente em algumas provas”, lembrou.

“Mas foi um ano de aprendizado. Perdi algumas oportunidades, cometi alguns erros, mas gostaria de agradecer aos meus patrocinadores e a todos que me proporcionaram mais um ano nas pistas. Sou muito privilegiado por estar aqui, fazendo o que eu faço e vamos ver como as coisas se projetam agora para 2022”, completou o brasileiro.

Confira os 15 primeiros na classificação final do campeonato, após sete etapas:
1. Dennis Hauger (Nor) 205
2. Jack Doohan (Aus) 179
3. Clement Novalak (Fra) 147
4. Frederik Vesti (Din) 138
5. Victor Martins (Fra) 131
6. Alex Smolyar (Rus) 107
7. Logan Sargeant (EUA) 102
8. Olli Caldwell (GB) 93
9. Caio Collet (Bra) 93
10. Arthur Leclerc (Mon) 77
11. David Schumacher (Ale) 55
12. Ayumu Iwasa (Jap) 52
13. Jak Crawford (EUA) 45
14. Matteo Nannini (Ita) 44
15. Lorenzo Colombo (Ita) 32
Classificação completa: https://www.fiaformula3.com/Standings/Driver

Campeonato de Equipes: https://www.fiaformula3.com/Standings/Team

Fonte: FG Com.

Foto: Dutch Photo Agency

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
X