AutomobilismoDrift

Drift – João Barion supera Márcio Kabeça na final e conquista a vitória na segunda etapa do Ultimate Drift

Márcio Vieira Junior foi o vencedor na estreia da categoria Light no evento

O Sheriff João Barion foi o nome da segunda etapa do Ultimate Drift disputada no ECPA, em Piracicaba.

Bruno Bär

O piloto que foi quinto colocado na temporada 2020 do certame mostrou que está em ótima forma e superou o vencedor do sábado, Márcio Kabeça, em final equilibrada e com direito a toque no muro.

Na categoria Light, Márcio Vieira Junior, filho de Kabeça, foi o campeão, superando Renato Garcia na final.

Outro destaque do fim de semana foi Thiago Bortoto, em sua estreia na competição superou o favorito Erick Medici e avançou até a semifinal da classe Pró, quando foi eliminado por Barion.

Com a vitória no sábado e o segundo lugar deste domingo, Márcio Kabeça é o líder do campeonato, chancelado pela CBA como o Brasileiro de Drift.

A próxima etapa do Ultimate Drift acontece nos dias 5 e 6 de junho em Balneário Camboriú.

 

As batalhas

Nas classificatórias deste domingo, chamada de Super Qualy, os pilotos puderam dar somente uma volta na pista do ECPA e tiveram que ir ao limite para conseguir a vaga no top32.

Erick Medici

Erick Medici foi o top qualify com 92 pontos, Gustavo Koch, 90 , Bruno Bär,88 enquanto João Barion e seu Mustang Fastback, 94 e Vinicius Trindade finalizou o top5 com 86  pontos.

Na repescagem, valendo duas vagas para o top 32, André Silva e Leo Mizoe superaram outros sete pilotos e continuaram vivos na disputa.

Nas batalhas do top32 os favoritos Erick Medici, João Barion, Márcio Kabeça, Gustavo Koch e Fred Monteiro avançaram. Destaque para batalha de CS e Márcio Kabeça, ambos andaram muito próximos e o piloto do carro #12 levou a melhor.

Sergio Hanazono e Renato Ribeiro também estiveram muito próximos nos duelos, no limite entre o toque e Hanazono levou a melhor.

Márcio Kabeça

As baterias das oitavas de final começaram com Thiago Bortoto encarando o top qualify Erick Medici. Bortoto fez uma volta de chase muito boa enquanto Medici foi praticamente perfeito na sua volta de líder.

A primeira surpresa da competição aconteceu na volta de líder de Bortoto, quando Medici cometeu um erro na sua volta de chase. Bortoto conseguiu completar uma boa volta puxando a batalha e tirou um dos principais nomes da competição muito antes do que ele esperava.

As oitavas também foram marcadas por algumas quebras, Sergio Hanazono não conseguiu terminar a sua batalha, pedindo os cinco minutos, mas não conseguiu arrumar o carro a tempo. Gus Koch e Ramalho também pediram os cinco minutos que tinham direito, sendo a última bateria das oitavas a se definir, com Ramalho levando a melhor.

Na primeira bateria das quartas de final Thiago Bortoto manteve a boa forma demonstrada durante todo o domingo e garantiu a vaga no top4 ao eliminar Japa. João Barion eliminou Marcio Hashimoto no segundo duelo. Na sequência, em uma batalha muito equilibrada, Bruno Bär eliminou o top qualify do sábado Fred Monteiro e avançou na competição.

Fechando a fase de quartas de final, Gabriel Ramalho e Márcio Kabeça realizaram uma disputa dura, com direito a rodada e batalha extra para desempate. Márcio Kabeça foi muito preciso como líder e Ramalho acabou alinhando seu carro e por causa deste erro finalizou sua participação na etapa de Piracicaba.

As semifinais começaram com a batalha entre a surpresa do dia Thiago Bortoto e João Barion. Após a volta de líder, o Sheriff pediu cinco minutos para consertar o seu Mustang Fastback que falhou no final da volta. Como perseguidor Barion não desgrudou da porta de Bortoto e garantiu a vaga na final.

Gus Koch

Reeditando a final da etapa 1, no sábado, Bruno Bär e Márcio Kabeça disputaram a última vaga para a final em uma batalha de altíssimo nível. Com os pilotos sempre muito próximos, Kabeça levou a melhor com uma excelente volta de líder. O piloto catarinense avançou para a final e de quebra garantiu a liderança do campeonato.

A final entre o paulista João Barion e o catarinense Márcio Kabeça aconteceu na noite de Piracicaba, apimentando ainda mais a disputa.

Barion abriu sua volta de líder com o BMW E36 de Kabeça muito próximo, o sheriff fez uma linha mais segura, passando com boa margem do muro e finalizou a volta com o carro #12 quase batendo porta com o seu Mustang.

Como chase, o sheriff arriscou e logo na primeira curva se aproximou de Kabeça, o Mustang Fastback acabou encostando no carro #12 com o João alargando a cruva mas continuando no drift.  Márcio Kabeça também continuou mas na curva seguinte perdeu o controle a acabou raspando a traseira do seu BMW no muro.

Após avaliação dos jurados, Barion foi declarado vencedor da etapa.

Na categoria Light a vtiória ficou com Márcio Vieira Junior, o filho do vencedor da categoria Pró, que derrotou Renato Garcia em uma final emocionante.

Na volta de líder Juninho cometeu poucos erros, mas Garcia conseguiu acompanhar de perto o filho da lenda Márcio Kabeça. Com os papéis invertidos Garcia foi ao limite e acabou tocando no muro, Juninho se manteve próximo na perseguição e com uma linha perfeita durante a volta foi declarado vencedor da etapa de Piracicaba do Ultimate Drift Light.

 

O que eles disseram:

 “Primeira etapa que eu ganho do Ultimate, bati na trave algumas vezes. Não ganhei ontem por problema no carro, mas viemos para cima querendo ganhar. Balneário vai ser uma etapa difícil, cada dia está mais competitivo e isso deixa tudo mais legal, ora você anda na frente e ora você anda lá no fundo da galera. Obrigado ao público que nos acompanhou durante esses dois dias e espero vocês na próxima etapa também”

João Barion

 

“Coração está batendo forte. Estou muito grato por esse momento especial que o esporte está vivendo. Muito orgulho em ver meu filho competindo aqui com a gente também e vencendo na Light. Bonito de ver ele sendo respeitoso e competindo na pista. Agradeço a todos que assistiram as lives e pelo apoio durante o final de semana.”

Márcio Kabeça

 

“Ganhar e perder faz parte. O Thiago Bortoto voltou a andar e isso é muito bom para o esporte, ter mais gente andando a cada evento. O erro acontece, não tinha visto ele andar e isso me deixou em expectativa, acabei errando a linha e não teve mais jeito. Estou focado para levar o brasileiro esse ano, é a minha meta da temporada.”

Erick Medici

 

Resultado etapa 2 Ultimate Drift:

  • 1º João Barion
  • 2º Márcio Kabeça
  • 3º Bruno Bär
  • 4º Thiago Bortoto
  • 5º Fred Monteiro

 

Resultado etapa 1 categoria Light:

  • 1º Márcio Vieira Junior
  • 2º Renato Garcia
  • 3º Jader Daniel
  • 4º Douglas Gatto
  • 5º Tales Raffi

 

 

Fonte: LF Press

Foto: Lucas Miranda/ Thiago Santana

Etiquetas

Alex De Peder

Apaixonado pelo Automobilismo, essa paixao me fez criar um site para todos terem a mesma informação que sempre gostei de receber. 'Tudo posso naquele que me fortalece'

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
X